sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jerusalem

Esse é bíblico! Um controle de área que lembrou um pouquinho algumas coisas do El Grande. Lançado em 2010, Jerusalem é um game onde os players alocam seus cavaleiros tentando dominar as regiões do mapa. Para pontuar melhor, reproduzo o texto da contracapa do game: "Jerusalem in the 12th Century was a city embroiled in intrigues and power struggles. The Crusader Houses established themselves as the city's rulers, but who would rule over them? Now you must join in the power politics of the holy city, using your resources to control the most important districts and building a castle that towers over your opposition. Prove yourself the most capable Baron, and take your rightful place as the ruler of Jerusalem!"

Logicamente todas as regiões são boas. Há o palácio, a torre de Davi, o mercado, etc. Através da supremacia em cada uma das área é possível arrecadar mais dinheiro e mais trabalhadores para completar novas fases.

Um detalhe interessante é que cada um dos jogadores está construindo uma torre e ganha quem fizer a torre mais alta. Logicamente, a torre é construída com pontos de vitória conquistados no decorrer da partida.

Eu gostei bastante apesar de várias pessoas estarem criticando negativamente por causa da similaridade com o El Grande. A arte, diga-se de passagem, é belíssima.

Imagens do BGG.

4 comentários:

Cacá disse...

Não entendo mesmo essa implicância com o Jerusalem.. Achei um jogo bem bacana, bonito e elegante...

Abraços...

VINCE VADER disse...

Pois é, Cacá. Eu também. Até quero comprar.

opiumseed disse...

Esse é um da minha wish, pretendo comprá-lo em breve.

Nunca joguei el grande, mas conheço o jogo e as regras. Me pergunto de onde tiraram que a semelhança é tão grande.

Ogata T3tsuo disse...

Jerusalém é um excelente jogo de area control com uma arte bonita.

Já o joguei 2 vezes e a última vez que joguei foi com o criador do jogo para experimentar a futura expansão, da qual destaco dois novidades:
- Possibilidade de jogar com 6 jogadores.
- A área que está superior aos pontos de construção das torres vai ser alterada/dividida em 3 como as restantes áreas.

Fiquem atentos para quem gostou/gosta do Jerusalém :)