segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pick & Pack

Pick & Pack é um jogo de estratégia leve para dois jogadores onde o objetivo é usar uma garra mecânica para pegar caixas de maçãs e montar pilhas de estocagem. Comprei esse na Hungria.

O tabuleiro possui uma área central onde ficam as caixas de maçãs (a quantidade de maçãs é a quantidade de pontos em cada caixa), as áreas de estoque e habilidades dos jogadores. Detalhe interessante: um jogador só pode mover a garra na horizontal e o outro só pode mover na horizontal. Logo, para pegar os poderes e as caixas você deve ficar muito atento aos movimentos do seu oponente.

O jogo acaba quando os quatro espaços de estoque tem as caixas lacradas ou não há mais movimentos possíveis a serem feitos. Há tiles de "poderes" que permitem acelerar seu jogo ou truncar a estratégia do adversário.

Nada de mais e nada de menos. Um joguinho razoável. Imagens do BGG.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pillars of the earth: the card game

Bom, não quero perder muito tempo com esse, pois não gostei muito. Sou fã da série do Pillars, gosto do seriado de TV, dos livros, do boardgame, do builders duel e por aí vai; porém, não consegui mesmo apreciar o card game. Comprei na Espanha a versão da Devir e no primeiro momento ganhou a atenção pelo preço módico de 8 euros.

A mecânica é de trick-taking e não convence. Basicamente 3 ou 4 jogadores tem que descer cartas da mão e lutar para ter os maiores números e levar os montes mais interessantes. No final das rodadas deve-se fazer os grupos para pontuar: árvore para o madeireiro transformar em tábuas, etc.

O manual é meio ruim e a arte é reaproveitada dos outros jogos. Nota 5 pra esse.

Imagens do BGG.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Calisto

Calisto é um Blokus turbinado assinado por Reiner Knizia. A ideia é a mesma: os players possuem sets com peças ortogonais e devem colocar a maioria no tabuleiro de forma que, quem ficar com o menor número de pontos fora da área de jogo, ganha.

O tabuleiro octogonal troca o fundo para limitar a área para 2, 3 ou 4 players. Diferente do Blokus, nesse aqui você coloca pequenos pilares e suas peças devem obrigatoriamente surgir deles de manira contínua e ortogonal.

É minimamente estratégico, mas é um family game em essência. E ideal para jogar entre partidas mais pesadas.

Comprei a edição da Devir de Portugal e é bem caprichada em termos de produção. Segunda imagem diretamente do BGG e a última diretamente da mesa da casa do Big onde estreamos recentemente esse título.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Kamisado

Esse é um bom game abstrato para dois jogadores. Vou começar falando da qualidade das peças: torres plásticas super bem trabalhadas com base de camurça para deslizar em um tabuleiro ultra resistente. A caixa é excelente e acomoda todas as peças de maneira impecável.

Kamisado tem uma pegada legal: 1)cada torre de cada jogador possui uma cor; 2)um jogador deve sempre mexer suas torres para frente ou diagonalmente para a frente; 3)a cor da casa que a torre para será a cor da torre que o próximo jogador deverá mexer; 4)quem consegue colocar uma torre primeiro no lado do oponente, ganha.

Essa é a ideia básica, mas há variantes mais complexas em que as torres ganham habilidades. Muito bom, rápido e estratégico. Curti e está completando bem a área de abstratos da ludoteca.

Primeira imagem do BGG e a segunda foi tirada durante uma partida.

domingo, 22 de janeiro de 2012

E vem mais um jogo meu por aí!

É isso aí, nobres leitores! Brevemente teremos mais um título meu lançado pela Hidra Games. Trata-se do PYRAMYZ (que mudou um pouco o nome). Eu já havia falado dele em post antigo e agora ele está indo para o forno.

É um jogo abstrato com dados, só que dessa vez as peças serão dados D4!

Gustavo Nascimento e Marcelo Bissoli estão encabeçando o desenvolvimento. Aguardem novidades! Vai ser divertido!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Board game em tablets

Já temos visto muitos títulos famosos de nossos queridos board e card games indo para plataformas como iPhone, iPad e outros devices móveis. Parece que o grande barato mesmo está em explorar soluções híbridas entre as duas plataformas.

O vídeo a seguir é um bom exemplo disso. Eu nunca vou deixar de gostar dos clássicos analógicos e acho sensacional ter - também - esta opção digital.



E você, nobre leitor? O que acha disso?

Dica do amigo Hunter.

Angry Birds Card Game

Esse aqui foi presente de aniversário da amiga Bia Bonduki que trouxe essa pérola de terras australianas para minha coleção. Bom, é um jogo para crianças, mas é dos Angry Birds! Eu sou fã desse game versão digital e estou colecionando as versões analógicas.

O jogo consiste de um deck de cartas que você faz uma fileira de cartas e deve tirar os passarinhos certos nos dados para tirar todas da mesa. Um deck complemetar de poderes serve para atrapalhar o adversário.

É um game de dice rolling com incrível adendo de derrubar o marcador de porco com petelecos nos dados. Sem sentido total e bem bonitinho!

Szia!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Siam

Gostei bastante desse game abstrato. Não é dos melhores que já joguei, mas seus componentes belíssimos e sua mecânica simples me conquistaram de alguma maneira. Siam é sobre uma batalha sagrada entre elefantes e rinocerontes no vale místico de mesmo nome; é um jogo de empurrar peças onde o objetivo é empurrar umas das três montanhas do meio do tabuleiro para fora da área de jogo. Estou apresentando ele para o meu pai.

Joga-se em dois players e a cada rodada é possível colocar uma peça em jogo pelas bordas, rotacionar uma peça, tirar uma peça pela borda e empurrar peças pelo tabuleiro. Há um mecanismo onde um animal só pode empurrar outro desde que os números sejam equivalentes. Um elefante nunca pode empurrar dois rinocerontes e por aí vai (há regras ligadas com a direção que o animal está "olhando" também).

As regras de empurrar não ficam 100% claras no manual e tive que dar uma lida com atenção dobrada, mas no geral é um belo jogo. O tabuleiro é de madeira e as peças são de resina pintadas como se fossem madeira. Mais uma boa aquisição para a ludoteca (que cresceu bastante com a última trip).

Safra 2005, notas amadeiradas e retrogosto de controle de área. Imagens do BGG.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Onirim

Onirim é um jogo estranho. Bom, primeiramente ele é um card game para um jogador com a possibilidade de dois jogarem de maneira cooperativa, mas a essência dele é para somente uma pessoa. A ideia do game é que você está sonhando e deve achar 8 portas coloridas para acordar e fugir dos pesadelos. Se você acha as portas ganha o jogo, mas se o deck acaba, vc perde.

A mecânica é de set collection onde você deve fazer combos de três cores de cartas em uma fileira (que representa o labirinto) para conseguir as portas no deck principal. O tempo todo você tem que embaralhar o deck para buscar novas cartas, o que dá um trabalhinho.

A arte é bem curiosa. São desenhos quase infantis, mas bem pertinentes com a temática. É um bom game para passar o tempo e vem com uma expansão que o torna mais interessante. Joguei algumas partidas dele no avião (cada partida não passa de 10 minutos).

Mais um para a coleção de pequenas caixas. Imagens do BGG.

Board Games em Budapest, parte 2 - GÉM KLUB

Ahhhhh, essa loja já ganhou um post em 2010! E pude revisitar esse belíssimo lugar essa semana. A Gém Klub não é maior loja que eu já visitei, mas é a que eu gosto mais.

Atendimento nota 1000 com verdadeiras consultorias sobre cada jogo, preços bons e grande variedade. É engraçado ver os nomes dos games em húngaro. Dessa vez não tinha nada novo com autores daqui, então acabei levando alguns títulos para dois jogadores.

Bom, essa foi a última dessa viagem. Espero que tenha sido um guia legal para quem acompanhou os posts.

Segue o endereço e imagens para ampliar:

GÉM KLUB
http://www.gemklub.hu/
1092 Budapest Ráday u 30/b.





Maratona lúdica 2011/20121!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

VÉGZETÚR - um bizarro card game húngaro

Bom? Não, não é. É mais uma cópia deslavada do Magic como eu consegui ler um pouco nas instruções em húngaro. Corajoso? Sim, aliás, acho que falta esse tipo de iniciativa no Brasil.

VÉGZETÚR, ou se preferir Lordes do Destino é um card game colecionável com mecânica bem parecida com nosso querido Magic. Há cartas de cores específicas que atingem cartas opostas e por aí vai.

Apesar da iniciativa ousada, VÉGZETÚR é precário em termos de produção e os artistas claramente se basearam em imagens de internet de quinta para compor o visual. Olhem, por exemplo essa ilustração feita em cima da imagem do vocalista da banda Cradle of Filth o infame Dany Filth. Comprei um deck básico e estou lendo as regras de pouquinho. Acho que esse vai ser impossível de ter uma partida decente.

Curioso para ter na coleção. E só. Szia!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Board Games em Budapest, parte 1 - DUNGEON

Esse foi um lugar esquisito para se visitar. O lugar chama DUNGEON e honra o nome, pois funciona em um porão debaixo de uma vila abandonada. É único como tudo aqui em Budapest.

O lugar é um corredor cheio de mesas com uma cabine ao fundo. Na cabine há alguns card games, board games e livros de RPG e ficção. Quando eu fui estava tendo um campeonato de Magic, o lugar estava sufocante e ligeiramente malcheiroso.

Comprei um card game húngaro estilo Magic e vou resenhar brevemente. É bizarro. O endereço é Budapest, Ferenc körút 27.

E seguem as fotos!




O arcade velhão completa a decoração do ambiente.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Board Games em Zurich (Suíça) - Rien Ne Va Plus

A suíça é um país legal, pena que aqui tudo é caro demais. Visitando Zurich achei esta simpática loja de board e card games. Na verdade ela vende os games, RPG, puzzles e pipas de papel (!). Preços impraticáveis para muito coisa básica, mas acabei levando alguns pocket games na linha do Meuterer.

A loja é do lado do famoso Cabaret Voltaire, berço do dadaísmo. O passeio já vale por esse lugar, então não custa dar uma passada na loja.

Para referência e consulta segue o endereço. Aparentemente o local não possui site.

Rien ne va plus
Spielwaren
Oberdorfstrasse 34
8001 Zürich Kreis 1 (Rathaus)


E fotinhos (clique para ampliar)



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Board Game Beer Branding

Reproduzo essa notícia bem legal do site Trend Hunter.


This Corona Board Game Concept Enhances Social Drinking


Especially as far as 20-somethings go, the words “drinking” and “game” go very well together. It is perhaps surprising then that this Corona Board Game concept has not been used previously as an added attraction for alcohol packaging.

Designed by John-John Skoog, this pale ale pastime contributes no extra bulk to the existing components of the six-pack wrappings. Once you remove each bottle of Corona Extra, the box can be folded out to reveal an illustrated path with a distinguishable start, finish and challenge squares along the way. In the Six-Pack Board Game, bottle caps become the game pieces and a clever smartphone app provides dice and task cards once you’ve scanned the carton’s QR code.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Board Games em Paris, parte 4 - LE DAMIER DE L'OPERA

Eu estava indo visitar as Galeries Lafayette quando encontrei do nada essa simpática loja chamada LE DAMIER DE L'OPERA. Pequena, mas bem munida de títulos relevantes de board e card games. Ela compõe a parte final das visitas até as lojas de games em Paris.

Muitos acessórios para xadrez e poker figuravam pela loja também e não havia nada de miniatures e strategy games. Creio que essa foi a última incursão lúdica pela bela Paris, até porque eu iria pra falência se visitasse mais uma loja de games. Comprei só um pocket game abstrato por aqui.

Fotos a seguir e o endereço online >> http://www.damieropera.com/ .




terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Board Games em Paris, parte 3 - JEUX DESCARTES ECOLES

Eu já tinha visitado essa loja incrível quando vim pra Paris em 2009 e visitei novamente dessa vez. Bom, ela continua foda e agora parece que tem mais itens em seu acervo! A JEUX DESCARTES ECOLES fica numa localização muito boa, perto da Catedral de Notre Dame e em frente da Universidade de Sorbonne. O passeio fica lúdico e cultural.

A loja tem dois andares lotados de prateleiras que vão do chão ao teto. Tudo dividido em assuntos: abstratos, infantis, pedagógicos, estratégia, etc. Gastei uma graninha com uma leva de abstatos novos para minha coleção.

O amigo Marcos Bedendo (que está na foto abaixo) acompanhou a jornada. Agradeço pela paciência!

Aliás, vou começar a postar alguns games que comprei na viagem e já estou jogando. Muitos deles tem versão pra um player. Bom detalhe: esta loja entrega para o mundo todo. Aqui vai o site >> http://www.jeux-descartes.fr/ e boas fotos (clique para ampliar).

Sucesso! 2012 promete ser o ano lúdico!

Jogos! MUITOS JOGOS!!

Do chão ao teto.

Com a amigo Marcão (que ganhou uma dose de virgindade esse dia).

Revisitando Huizinga e Callois.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Board Games em Paris, parte 2 - LUDIK BAZAR

Post breve de ano novo! Visitei a LUDIK BAZAR aqui em Paris. Loja grande com ampla variedade de jogos. Vende muito Warhammer e outros strategy games, mas tem prateleiras e prateleiras de bons board e card games.

Precinhos salgados o que me obrigou a comprar pouca coisa. Comprei saudosos boosters de Anachronism numa mega oferta de velharias.

Gostei da loja, mas recomendo mais a loja do post anterior. Segue o site do local http://www.ludikbazar.com/ e boas imagens para ampliar.

Au revoir!