tag:blogger.com,1999:blog-3134718874453443131.post433685508448186657..comments2024-02-24T09:54:05.172-03:00Comments on Game Analyticz: Mouth trapVINCE VADERhttp://www.blogger.com/profile/03990309813494233497noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-3134718874453443131.post-69978430669744469112017-06-23T13:33:27.550-03:002017-06-23T13:33:27.550-03:00Opa, e essas discussões são boas porque não há cer...Opa, e essas discussões são boas porque não há certo/errado definitivo.<br /><br />Valeu, Felipe!<br /><br />Tente experimentar o MOUTH TRAP. <br /><br />AbsVINCE VADERhttps://www.blogger.com/profile/03990309813494233497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3134718874453443131.post-70295687046201485452017-06-21T20:24:50.456-03:002017-06-21T20:24:50.456-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3134718874453443131.post-14829544864994479922017-06-20T11:48:10.939-03:002017-06-20T11:48:10.939-03:00Oi, Felipe! Opiniões diferentes são sempre legais....Oi, Felipe! Opiniões diferentes são sempre legais. =)<br /><br />Vou tentar defender porque o MOUTH TRAP pode ser considerado um game. Nesse ponto, eu estou com o pesquisador Jesper Juul. No seu livro HALF-REAL ele define que <br /><br />"Um jogo é um sistema baseado em regras com um resultado variável e quantificável, onde a diferentes resultados são atribuídos valores diferentes. Nesse sistema, o jogador exerce um esforço para influenciar o resultado e se sente emocionalmente ligado a este resultado, sendo que as consequências da atividade são negociáveis". (JUUL, 2005, p.36).<br /><br />O MOUTH TRAP possui regras: uma equipe contra a outra, ler uma frase usando o aparato bucal, ter que tentar adivinhar o que está sendo falado durante trinta segundos, se acertar ganha um ponto e se perder pagar um castigo. Há um resultado quantificável (quem ganha e quem perder) e - uma vez que os envolvidos se engajam na experiência - podem vir a competir, negociar, discutir - enfim - se divertir.<br /><br />Logo, existe um gameplay. Se você o considera tolo é outra história. <br /><br />O MOUTH TRAP está sendo lançado aqui no Brasil pela Hasbro. Se fosse coisa de "criancinha de creche", como vc aponta, talvez já tivesse sido feito antes. É difícil ganhar grana com game e não é qualquer um que consegue.<br /><br />Você disse que admira o poder de transformação dos jogos. Nesse caso a brincadeira pode ser transformadora se for divertido, se vc estiver com pessoas que gosta, se rir, se divertir etc. POr isso que o MOUTH TRAP é um PARTY GAME. <br /><br />Me permita discordar dessa afirmação: <b><i>O jogo é intelectual, por sua própria natureza, e senso assim, exige um mínimo de comprometimento dos neurônios. Quando o nível cai abaixe deste mínimo, ele deixa de ser um jogo.</i></b><br /><br />Tem horas que não queremos pensar estrategicamente, só queremos relaxar e dar risada. Alguns jogos cumprem essa função. Acho muito complicado a gente afirmar que um jogo casual (por exemplo) é menos jogo que um que é mais estratégico. É a mesma coisa que falar que novela é inferior a uma série do Netflix. Para quem? Há públicos consumidores para todos os gostos. <br /><br />Por fim, se não leu, recomendo: HOMO LUDENS (Johan Huizinga), PLAY ANYTHING (Ian Bogost), HALF-REAL (Jesper Juul).<br /><br />Abs e valeu pela discussão! =)<br /><br /><br /><br /><br />VINCE VADERhttps://www.blogger.com/profile/03990309813494233497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3134718874453443131.post-16291970434150165882017-06-20T03:57:19.473-03:002017-06-20T03:57:19.473-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymousnoreply@blogger.com