Eu tive um scrabble quando era criança. Perdi numa mudança de casa e depois ganhei um substituto fajuto: o "Top-Letras". Ontem, passando em frente à uma loja de brinquedos, peguei uma promoção e comprei novamente o jogo.
O Scrabble é um jogo de tabuleiro em que 2-4 jogadores procuram marcar pontos formando palavras interligadas usando pedras com letras num tabuleiro com 225 quadros. O jogo foi inventado em 1938 com o nome de Criss Cross, foi recriado e rebatizado em 1949 e comercializado nos Estados Unidos, de onde se espalhou por todo o mundo.
Cada letra tem uma determinada pontuação, que é tanto mais alta quanto mais rara seja essa letra na língua em que o jogo está. Por exemplo, em português A e O valem 1 ponto, enquanto a letra X vale 9 pontos.
Nos EUA existe até campeonato de Scrabble onde rola muita grana.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
How to Make Your Own Board Game Prototype
Are you a budding board game designer? Do you think that your original game is the next “Trivial Pursuit” or “Scrabble”? Or do you just plain enjoy creating board games for your friends and family to play on rainy Saturday nights?
É isso aí, se você está criando seu jogo de tabuleiro, cartas ou dados, o site E-how dá algumas dicas de como prototipar seu projeto. Normalmente os game designers pensam muito em forma, design, visual e acabam esquecendo da mecânica e das regras. Ninguém vai jogar seu game se ele for só bonito.
Clique na imagem abaixo para conferir o material:
É isso aí, se você está criando seu jogo de tabuleiro, cartas ou dados, o site E-how dá algumas dicas de como prototipar seu projeto. Normalmente os game designers pensam muito em forma, design, visual e acabam esquecendo da mecânica e das regras. Ninguém vai jogar seu game se ele for só bonito.
Clique na imagem abaixo para conferir o material:
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Link bacana
Acesse o Board Game Geek, site com milhares de resenhas de jogos de tabuleiros.
Clique aqui e divirta-se.
Clique aqui e divirta-se.
Star Wars Galaxy Tiles
Demorou, mas chegou! A Wizards acabou de lançar nesse mês de janeiro um pacote de "tiles" para serem usados em Star Wars. Você pode usar no RPG pra marcar cenário, ou montar novos mapas pra jogas batalhas épicas com as miniaturas.
O pacote é bem bonito e a qualidade dos tiles é excelente: são de papel cartonado grosso e envernizado. São 6 folhas A4 de dupla-face com muitos terrenos novos para os jogos.
Comprei na Livraria Cultura por R$ 38,00. Valeu cada centavo.
O pacote é bem bonito e a qualidade dos tiles é excelente: são de papel cartonado grosso e envernizado. São 6 folhas A4 de dupla-face com muitos terrenos novos para os jogos.
Comprei na Livraria Cultura por R$ 38,00. Valeu cada centavo.
D&D Miniatures
Bom, essa resenha eu vinha enrolando há algum tempo pra fazer porque D&D miniatures está um jogo tão gigantesco, com tantas coleções que eu nem sabia por onde começar.
Eu comecei a jogar na série "War Drums", mas comprei um pouquinho de cada coleção e até um Blue Dragon extra grande. Está na segunda posição dos meus favoritos de miniaturas ( o primeiro é Star Wars Miniatures).
Pra ser sincero, pra falar de todas as características do jogo eu ia levar tanto tempo editando imagens e escrevendo textos que eu acho mais fácil passar o link da página oficial. CLIQUE AQUI para conhecer tudo do jogo.
Sim. Estou com preguiça hoje.
Eu comecei a jogar na série "War Drums", mas comprei um pouquinho de cada coleção e até um Blue Dragon extra grande. Está na segunda posição dos meus favoritos de miniaturas ( o primeiro é Star Wars Miniatures).
Pra ser sincero, pra falar de todas as características do jogo eu ia levar tanto tempo editando imagens e escrevendo textos que eu acho mais fácil passar o link da página oficial. CLIQUE AQUI para conhecer tudo do jogo.
Sim. Estou com preguiça hoje.
domingo, 27 de janeiro de 2008
Duel
Joguinho rápido e divertido da Ravensburger para dois jogadores.
Cada jogador é um esgrimista duelando em um mini tabuleiro. Você dá os golpes com cartas numeradas e move o personagem também com elas. Há ainda algumas cartas que mudam as regras principais com efeitos especiais.
Ideal pra jogar quando se está com pouco tempo.
Para comprar ou ver mais imagens, clique aqui.
Cada jogador é um esgrimista duelando em um mini tabuleiro. Você dá os golpes com cartas numeradas e move o personagem também com elas. Há ainda algumas cartas que mudam as regras principais com efeitos especiais.
Ideal pra jogar quando se está com pouco tempo.
Para comprar ou ver mais imagens, clique aqui.
Royal Turf
Basicamente um jogo de corrida de cavalos de funcionamento muito simples: os cavalos são sorteados e colocados no páreo; cada jogador aposta quatro valores nos melhores palpites; cada jogador rola um dado especial que faz com que os cavalos andem até o fim da corrida.
Jogo gostoso de brincar com pelo menos quatro players. É simples, mas tem um componente estratégico simpático.
Fabricado pela ALEA.
Jogo gostoso de brincar com pelo menos quatro players. É simples, mas tem um componente estratégico simpático.
Fabricado pela ALEA.
sábado, 26 de janeiro de 2008
Carcassone - The Castle
Se você gosta de Carcassone, certamente irá gostar dessa edição que simula a construção de um castelo dentro do reino francês. Eu particularmente prefiro o original com suas expansões, mas esse é bem bacana também.
Os elementos táticos continuam os mesmos: tiles que devem ser completados, marcadores para conquistar pontos, etc. O que muda aqui é o fato de que Carcassone - The Castle é para ser jogado somente em duas pessoas; e em vez de construir cidades, aqui você constrói torres, casas, mercados, etc.
É um jogo com design maravilhoso: o encaixe dos tiles é perfeito e agora há um "muro" do castelo por onde você move o seu marcador de pontuação. Qualidade do material sempre excelente, vale a pena comprar esse pra ter na coleção. Esse foi amis um que eu conferi na Ludus.
Os elementos táticos continuam os mesmos: tiles que devem ser completados, marcadores para conquistar pontos, etc. O que muda aqui é o fato de que Carcassone - The Castle é para ser jogado somente em duas pessoas; e em vez de construir cidades, aqui você constrói torres, casas, mercados, etc.
É um jogo com design maravilhoso: o encaixe dos tiles é perfeito e agora há um "muro" do castelo por onde você move o seu marcador de pontuação. Qualidade do material sempre excelente, vale a pena comprar esse pra ter na coleção. Esse foi amis um que eu conferi na Ludus.
Battle Line
Jogo de cartas da GMT Games que simula uma batalha de Alexandre, o Grande contra persas.
É um game rápido, para dois jogadores, com um fator estratégico médio-alto e bem divertido. As partidas não passam de 20 minutos e você pode optar por jogar somente com as cartas de exército (hopilitas, falanges, elefantes de guerra, etc.) ou com as cartas de apoio de personagens, que dá um toque de dificuldade e aumenta a disputa do game.
As cartas são numeradas e como o objetivo do jogo é fazer sequências com elas, lembra muito pôquer.
É um game rápido, para dois jogadores, com um fator estratégico médio-alto e bem divertido. As partidas não passam de 20 minutos e você pode optar por jogar somente com as cartas de exército (hopilitas, falanges, elefantes de guerra, etc.) ou com as cartas de apoio de personagens, que dá um toque de dificuldade e aumenta a disputa do game.
As cartas são numeradas e como o objetivo do jogo é fazer sequências com elas, lembra muito pôquer.
That´s Life
Jogo interessante da Ravensburger onde cada jogador tem que passar pela linha da vida obtendo sucessos. Não confundir com o "Jogo da Vida", esse aqui tem um componente estratégico mais legal.
A premissa básica é muito simples: cada jogador deve mover seu marcador pelos tiles tentando ficar sozinho nas coisas boas da vida (tiles verdes) e evitando ficar só nas coisas ruins (tiles vermelhos).
O game usa dados como componente de aleatoriedade, além do componente estratégico de mover seus marcadores, você precisa de um pouco de sorte para chegar nos melhores resultados na hora certa.
A premissa básica é muito simples: cada jogador deve mover seu marcador pelos tiles tentando ficar sozinho nas coisas boas da vida (tiles verdes) e evitando ficar só nas coisas ruins (tiles vermelhos).
O game usa dados como componente de aleatoriedade, além do componente estratégico de mover seus marcadores, você precisa de um pouco de sorte para chegar nos melhores resultados na hora certa.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Carcassone para Xbox
Pra quem não sabe, o jogo de tabuleiro "Carcassone" possui uma versão para Xbox live. Confira no vídeo abaixo a interface do game. Quem curte o original, certamente vai gostar desse.
Cartagena
Esse jogo é bem legal, pela simplicidade e pela idéia base. O game recria a famosa fuga de piratas do forte de Cartagena em 1672.
Cada jogador tem uma tripulação de seis fugitivos que deve tentar escapar de um tortuoso calabouço para chegar até um bote que os aguarda para a liberdade.
O tabuleiro é cambiável, o que faz com que você tenha muitas opções a cada vez que monta para o jogo. Há ainda um set de cartas que guiam os personagens pelos símbolos impressos no caminho.
É um game que tranquilamente poderia vir encartado em alguma revista. Dá raiva saber que esse tipo de material, mesmo sendo simples, nunca será publicado aqui no Brasil.
Cada jogador tem uma tripulação de seis fugitivos que deve tentar escapar de um tortuoso calabouço para chegar até um bote que os aguarda para a liberdade.
O tabuleiro é cambiável, o que faz com que você tenha muitas opções a cada vez que monta para o jogo. Há ainda um set de cartas que guiam os personagens pelos símbolos impressos no caminho.
É um game que tranquilamente poderia vir encartado em alguma revista. Dá raiva saber que esse tipo de material, mesmo sendo simples, nunca será publicado aqui no Brasil.
Chateau Roquefort
Olhando de primeira você diz "potz, deve ser um puta jogo idiota". Não se engane, pois é estratégico e com um excelente design gráfico. Estamos falando de Chateau Roquefort, da Gigamic em parceria com a Rio Grande.
A história é simples, cada jogador tem quatro ratos e deve correr em cima dos telhados das casas para entrar e pegar queijo. Quando dois ratos estão sobre queijos iguais, o jogador fatura um ponto, marcando quatro, acaba a partida.
A genialidade da brincadeira está no tabuleiro, que na verdade funciona dentro da própria caixa, você vai empurrando peças a cada rodada e além de mudar os queijos de lugares, abre buracos para derrubar os ratos que os oponentes controlam.
Rápido e gostoso, esse vale a pena experimentar. Joguei na Ludus hoje.
A história é simples, cada jogador tem quatro ratos e deve correr em cima dos telhados das casas para entrar e pegar queijo. Quando dois ratos estão sobre queijos iguais, o jogador fatura um ponto, marcando quatro, acaba a partida.
A genialidade da brincadeira está no tabuleiro, que na verdade funciona dentro da própria caixa, você vai empurrando peças a cada rodada e além de mudar os queijos de lugares, abre buracos para derrubar os ratos que os oponentes controlam.
Rápido e gostoso, esse vale a pena experimentar. Joguei na Ludus hoje.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Vampire - The Eternal Struggle
Card game que é evolução do "Vampire - Jihad". Se você é fã do RPG da White Wolf, certamente irá gostar desse aqui. O jogo recria toda a atmosfera e detalhes mais específicos do livro.
Aqui você é um "matusalém" comandando peões em um jogo de intriga, poder, política, estratégia e bons blefes. Há a possibilidade de ser Camarilla ou Sabá, você pode montar decks baseados em clãs e em afinidades entre clãs. Escolha Nosferatu, Brujah, Malkavian, Tzimisce, Lasombra, Ventrue, Tremere e afins para compor seu baralho.
De antemão fica o aviso: é possível jogar de duas pessoas, mas o mais legal é jogar de galera. Quanto mais gente, mais divertido fica, pois surgem alianças e traições o tempo todo, simulando o mundo do RPG com fidelidade.
As cartas, em sua maioria, são bem acabadas e com bons desenhos. Recentemente saiu um "player´s kit" pra dois jogadores que já vem com tudo que é preciso pra começar a jogar. Se você quiser pegar leve pra começar, recomendo comprar um booster pré-setado temático, que já vem com um deck prontinho pra brincar.
Eu peguei deck Tzimisce e fiquei bem satisfeito.
Aqui você é um "matusalém" comandando peões em um jogo de intriga, poder, política, estratégia e bons blefes. Há a possibilidade de ser Camarilla ou Sabá, você pode montar decks baseados em clãs e em afinidades entre clãs. Escolha Nosferatu, Brujah, Malkavian, Tzimisce, Lasombra, Ventrue, Tremere e afins para compor seu baralho.
De antemão fica o aviso: é possível jogar de duas pessoas, mas o mais legal é jogar de galera. Quanto mais gente, mais divertido fica, pois surgem alianças e traições o tempo todo, simulando o mundo do RPG com fidelidade.
As cartas, em sua maioria, são bem acabadas e com bons desenhos. Recentemente saiu um "player´s kit" pra dois jogadores que já vem com tudo que é preciso pra começar a jogar. Se você quiser pegar leve pra começar, recomendo comprar um booster pré-setado temático, que já vem com um deck prontinho pra brincar.
Eu peguei deck Tzimisce e fiquei bem satisfeito.
Star Wars Miniatures - Starship Battles
Da Wizards of the Coast, é uma expansão de SW minis que não foi pra frente. Saiu apenas uma coleção há mais de um ano e não se ouviu falar mais de novidades com o produto.
Aqui você é o comandante de uma frota estrelar defendendo um setor espacial. Há duas possibilidades: dark side (que possui basicamente naves imperiais e separatistas) e light side (basicamente com naves rebeldes e republicanas/nova republicanas).
Pontos fortes: sistema D20, rápido de aprender e na linha do jogo de miniaturas normal; minis muito bonitas, dá vontade de ter todas, principalmente os tie fighters. Você usa cartas com os stats da nave, algumas tem lado duplo com a nave "full" e "damaged".
Pontos fracos: usa sempre o mesmo tabuleiro, isso limita estratégias por terreno; caro demais; enjoa rápido, você brinca umas duas vezes e não fica com vontade de jogar sempre; a escala das naves ficou muito desproporcional.
Comprei o set básico que vem com mapa, dados e 10 miniaturas, sendo que duas são exclusivas extra huge: o Star Destroyer Avenger e o Cruzador Mon Calamari . Pra falar a verdade eu uso as navinhas mais como decoração da escrivaninha do que como jogo em si.
Aqui você é o comandante de uma frota estrelar defendendo um setor espacial. Há duas possibilidades: dark side (que possui basicamente naves imperiais e separatistas) e light side (basicamente com naves rebeldes e republicanas/nova republicanas).
Pontos fortes: sistema D20, rápido de aprender e na linha do jogo de miniaturas normal; minis muito bonitas, dá vontade de ter todas, principalmente os tie fighters. Você usa cartas com os stats da nave, algumas tem lado duplo com a nave "full" e "damaged".
Pontos fracos: usa sempre o mesmo tabuleiro, isso limita estratégias por terreno; caro demais; enjoa rápido, você brinca umas duas vezes e não fica com vontade de jogar sempre; a escala das naves ficou muito desproporcional.
Comprei o set básico que vem com mapa, dados e 10 miniaturas, sendo que duas são exclusivas extra huge: o Star Destroyer Avenger e o Cruzador Mon Calamari . Pra falar a verdade eu uso as navinhas mais como decoração da escrivaninha do que como jogo em si.
Legend of the Five Rings
Complexo. Acho que é uma boa palavra pra definir esse game da Alderac.
Legend of the Five Rings (L5R) é um jogo ambientado em Rokugan, uma terra de samurais, místicos, shugenjas e criaturas fantásticas.
O trading card game surgiu do RPG que tem o mesmo nome, nele você faz parte de um clã de samurais e deve combater um clã inimigo, que é o do oponente. Há várias maneiras de vencer uma partida: derrotando o exército inimigo; dizimando suas propriedades no reino, ganhando honra ou ganhando recursos.
A variedade de clãs (são dez no total) é um ponto alto do jogo, cada um com habilidades bem distintas: o Clã do Escorpião tem prostitutas e mestres dos disfarces; o Clã das Sombras não possui honra; o Clã do Dragão é formado por místicos; o Clã do Leão possui os guerreiros mais poderosos e por aí vai.
O mais bacana desse card game é que a história do mundo vai sendo sempre mudada em função dos resultados dos campeonatos que acontecem pelo mundo. Quando um clã sofre derrotas brutais nos campeonatos, na próxima edição isso vem registrado e se reflete nas cartas; fora o fato que a editora abre um canal muito grande para que os jogadores criem cartas e colaborem para melhorar cada vez mais o jogo.
Diferente de jogos como o Magic, o L5r "reseta" a cada nova edição, justamente para evitar overpowers e privilegiar jogadores novatos. vale a pena conferir, principalmente porque a editora lança packs montados pra você comprar e sair jogando.
Legend of the Five Rings (L5R) é um jogo ambientado em Rokugan, uma terra de samurais, místicos, shugenjas e criaturas fantásticas.
O trading card game surgiu do RPG que tem o mesmo nome, nele você faz parte de um clã de samurais e deve combater um clã inimigo, que é o do oponente. Há várias maneiras de vencer uma partida: derrotando o exército inimigo; dizimando suas propriedades no reino, ganhando honra ou ganhando recursos.
A variedade de clãs (são dez no total) é um ponto alto do jogo, cada um com habilidades bem distintas: o Clã do Escorpião tem prostitutas e mestres dos disfarces; o Clã das Sombras não possui honra; o Clã do Dragão é formado por místicos; o Clã do Leão possui os guerreiros mais poderosos e por aí vai.
O mais bacana desse card game é que a história do mundo vai sendo sempre mudada em função dos resultados dos campeonatos que acontecem pelo mundo. Quando um clã sofre derrotas brutais nos campeonatos, na próxima edição isso vem registrado e se reflete nas cartas; fora o fato que a editora abre um canal muito grande para que os jogadores criem cartas e colaborem para melhorar cada vez mais o jogo.
Diferente de jogos como o Magic, o L5r "reseta" a cada nova edição, justamente para evitar overpowers e privilegiar jogadores novatos. vale a pena conferir, principalmente porque a editora lança packs montados pra você comprar e sair jogando.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Mitos y Leyendas
Recentemente voltei de viagem do Chile. Em algumas incursões em "comiquerias" e "luderias" acabei descobrindo que os chilenos tem um card game próprio. Pois é, chama-se Mytos e Leyendas.
O card game lembra bastante o magic. Eu comprei um booster só pra ver como eram as cartas, mas baixei as regras da internet. O legal é que tem muita gente que joga e já foram lançadas muitas coleções, os chilenos realmente curtem o produto nacional deles. As cartas são resistentes e a maioria dos desenhos é bom.
Aqui no Brasil até hoje estou esperando alguma empresa com culhão pra lançar algo nacional de qualidade em termos de card game. Vamos esperando...
O card game lembra bastante o magic. Eu comprei um booster só pra ver como eram as cartas, mas baixei as regras da internet. O legal é que tem muita gente que joga e já foram lançadas muitas coleções, os chilenos realmente curtem o produto nacional deles. As cartas são resistentes e a maioria dos desenhos é bom.
Aqui no Brasil até hoje estou esperando alguma empresa com culhão pra lançar algo nacional de qualidade em termos de card game. Vamos esperando...
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Carcassone expansão Inns & Cathedrals
Ganhei de presente de aniversário do meu primo essa beleza. É um pack de expansão para o set básico de Carcassone. Agora você pode usar catedrais e estalagens para compor o reino. O que muda? Se você fechar uma estrada com uma estalagem ou uma cidade com uma catedral ela dobra de ponto; se não fechar, ela não vale nada no fim do jogo.
De quebra, o set vem com um conjunto de "meeples" extra que permite jogar de 6 pessoas e peças para marcar pontuação acumulada. O jogo ganha uma nova dimesão e mais possibilidades.
Caylus
Imagine um jogo que junta estratégia, gerenciamento de recursos e logística de suprimentos. Esse é Caylus, mais um bem sucedido jogo da Rio Grande Games.
Você atua como um administrador da cidade de Caylus na França. O objetivo aqui é traçar a melhor estratégia para conseguir favores do rei. Juntando a habilidade de conquistar recursos e transformá-los em dinheiro, cada jogador deve ser rápido e sempre ficar atento na mesa do vizinho.
Joga-se de 2 a 5 players, mas quanto mais pessoas, melhor.
O mapa, tiles, peças e afins são muito bem trabalhados e o efeito estético da mesa é bem interessante. Vale frisar que é um game de dificuldade alta, com regras que demoram um certo tempo para serem assimiladas.
Você atua como um administrador da cidade de Caylus na França. O objetivo aqui é traçar a melhor estratégia para conseguir favores do rei. Juntando a habilidade de conquistar recursos e transformá-los em dinheiro, cada jogador deve ser rápido e sempre ficar atento na mesa do vizinho.
Joga-se de 2 a 5 players, mas quanto mais pessoas, melhor.
O mapa, tiles, peças e afins são muito bem trabalhados e o efeito estético da mesa é bem interessante. Vale frisar que é um game de dificuldade alta, com regras que demoram um certo tempo para serem assimiladas.
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Alguns tópicos legais
Extraídos do site da Ludus :
• Jogos de tabuleiro datam de épocas longínquas onde jogos eram disputados por egípcios, gregos, romanos e até por povos mais antigos. Eles desenvolvem raciocínio, lógica, dinamismo, coordenação motora, planejamento, logística, convívio e integração social.
• Os jogos de tabuleiro importados são em sua maioria produzidos na Europa, mais especificamente na Alemanha e também nos Estados Unidos, onde a cultura destes jogos é bastante expressiva. Canadá, Japão, Coréia do Sul, Singapura e Austrália também são representativos deste hobby e alguns desses países já abrigam projetos como o nosso.
• Duas grandes feiras são realizadas anualmente (Essen e Nürnberg) além de outras de menor porte. Campeonatos oficiais e premiações espalham-se pela Europa e Estados Unidos.
• Jogos de tabuleiro datam de épocas longínquas onde jogos eram disputados por egípcios, gregos, romanos e até por povos mais antigos. Eles desenvolvem raciocínio, lógica, dinamismo, coordenação motora, planejamento, logística, convívio e integração social.
• Os jogos de tabuleiro importados são em sua maioria produzidos na Europa, mais especificamente na Alemanha e também nos Estados Unidos, onde a cultura destes jogos é bastante expressiva. Canadá, Japão, Coréia do Sul, Singapura e Austrália também são representativos deste hobby e alguns desses países já abrigam projetos como o nosso.
• Duas grandes feiras são realizadas anualmente (Essen e Nürnberg) além de outras de menor porte. Campeonatos oficiais e premiações espalham-se pela Europa e Estados Unidos.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Uno
Releitura do clássico jogo com cartas de baralho que leva o nome de "mau-mau" aqui no Brasil. Em vez de naipes tradicionais temos cores e cartas com "poderes".
O objetivo da brincadeira é se livrar do maior número de cartas possíveis e deixar o adversário com a mão lotada. As cartas com "poderes" especiais tornam o jogo mais estratégico e dinâmico.
A publicação do card game é da Hasbro. Jogo tranquilo pra juntar a família ou camaradas bêbados em um pós-churrasco.
O objetivo da brincadeira é se livrar do maior número de cartas possíveis e deixar o adversário com a mão lotada. As cartas com "poderes" especiais tornam o jogo mais estratégico e dinâmico.
A publicação do card game é da Hasbro. Jogo tranquilo pra juntar a família ou camaradas bêbados em um pós-churrasco.