Mais uma expansão do jogo Zombies!!!. Na verdade, essa foi a primeira que saiu.
A temática aqui é militar. Os players podem explorar a tradicional cidade ou se aventurar pela base militar secreta. Vem com 15 novos tiles, 30 novas cartas e regras adicionais para melhorar a dinâmica do game.
O grande "tchans" do pack é que vem com zumbis que brilham no escuro! Uma tranqueira muito legal. Mais um pack para a coleção que não para de crescer. Imagens diretamente da Twilight Creations, que é a empresa que fabrica essa pérola.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Pit
Jogo caótico de compra e venda de ações que data de 1903. Cada jogador sai com uma mão de cartas e todo mundo, ao mesmo tempo, fica gritando avisando quantas cartas quer trocar - afinal de contas - é um mercado de ações.
O objetivo é tentar ficar com todas as cartas de um mesmo tipo na mão. O player que consegue primeiro bate na mesa e pontua. Há uma versão deluxe que vem com uma campainha pra fazer mais barulho. No jogo as mercadorias em lance são: óleo, ouro, prata, arroz e gado.
Rápido e divertidinho pra aquecer para um game mais pesado. Conferido na Luderia na semana passada. Imagens do BGG.
O objetivo é tentar ficar com todas as cartas de um mesmo tipo na mão. O player que consegue primeiro bate na mesa e pontua. Há uma versão deluxe que vem com uma campainha pra fazer mais barulho. No jogo as mercadorias em lance são: óleo, ouro, prata, arroz e gado.
Rápido e divertidinho pra aquecer para um game mais pesado. Conferido na Luderia na semana passada. Imagens do BGG.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Maharaja: Palace Building in India
Jogo nota 1000 que o Formiga me apresentou. Primeiramente: é um jogo de sorte zero, totalmente estratégico. Os players são Rajas indianos seguindo o grande Maharaja. Por cada cidade que eles passam devem construir palácios e casas para receber o regente.
Durante o game, alguns governantes vão dando poderes especiais para os players, o que permite formar milhares de combinações estratégicas para ganhar mais pontos.O design é primoroso e o gameplay excelente. Jogo de para 3 a 5 pessoas que com cinco jogadores fica muito melhor.
No início ele não é muito intuitivo, mas depois flui muito bem e na terceira rodada você já está fazendo maquinações contra os demais jogadores. Há um disco onde cada jogador seta suas ações simultaneamente com os demais e revela ao mesmo tempo.
Enfim, é muito bom. Gostei muito desse aqui e já está adicionado na wishlist. Imagens do BGG.
Durante o game, alguns governantes vão dando poderes especiais para os players, o que permite formar milhares de combinações estratégicas para ganhar mais pontos.O design é primoroso e o gameplay excelente. Jogo de para 3 a 5 pessoas que com cinco jogadores fica muito melhor.
No início ele não é muito intuitivo, mas depois flui muito bem e na terceira rodada você já está fazendo maquinações contra os demais jogadores. Há um disco onde cada jogador seta suas ações simultaneamente com os demais e revela ao mesmo tempo.
Enfim, é muito bom. Gostei muito desse aqui e já está adicionado na wishlist. Imagens do BGG.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Rattle Snake
Jogo de tabuleiro bem simples que usa um elemento bem legal: imãs. Há um tabuleiro com cobras coloridas, o player rola um dado e deve colocar um imã na cobra daquela cor.
O interessante é que os imãs são muito fortes e se eles atraírem mais imãs para eles o jogador deve recolher todos para a mão. O Objetivo é se livrar de todas as peças primeiro.
Bem simpático. Lançamento da Fantasy Flight para a linha de family games da editora.
O interessante é que os imãs são muito fortes e se eles atraírem mais imãs para eles o jogador deve recolher todos para a mão. O Objetivo é se livrar de todas as peças primeiro.
Bem simpático. Lançamento da Fantasy Flight para a linha de family games da editora.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Zombies!!! 7 - Send in the clowns
Em março desse ano eu comprei o jogo Zombies!!! que é uma tosqueira sem tamanho, porém divertidíssima. E agora comprei expansões para o "assustador" jogo de mortos-vivos. Vou falar primeiro da "Send in the clowns", que ambienta a fuga dos humanos em um parque de diversões cheio de zumbis palhacinhos(!).
Pois é, é bem sem noção, mas vem com novas cartas, novas miniaturas e novos tiles; esse aqui inclusive pode ser jogado como um game fechado, só usando as peças do set básico.
É bem caprichado no acabamento e as ilustrações estão muito mais legais e divertidas. Apesar de ser jogado como um game independente, você pode misturar ao set principal para incrementar a ação do jogo.
Valeu muito a pena, principalmente porque estava baratinho na Moonshadows. Imagens do BGG.
Pois é, é bem sem noção, mas vem com novas cartas, novas miniaturas e novos tiles; esse aqui inclusive pode ser jogado como um game fechado, só usando as peças do set básico.
É bem caprichado no acabamento e as ilustrações estão muito mais legais e divertidas. Apesar de ser jogado como um game independente, você pode misturar ao set principal para incrementar a ação do jogo.
Valeu muito a pena, principalmente porque estava baratinho na Moonshadows. Imagens do BGG.
sábado, 25 de outubro de 2008
GTA - O Board Game
Um programa de humor americano fez uma paródia aos comercais de board games criando um jogo de tabuleiro fictício do GTA. Divertido.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Samurai
Será que o design de um jogo pode ser crucial para o melhor aproveitamento do mesmo? Com certeza. Um excelente exemplo é o jogo Samurai, mas estou falando da versão brasileira da Ceilikan, que peca enormemente no quesito de arte.
O jogo em si é bacaninha, mas as peças ficaram confusas e pouco óbvias, o que dificulta o aprendizado e o raciocínio de uma partida. Mas enfim, em vez de só meter o pau, vamos explicar um pouco da história do game.
A descrição a seguir é da Ludopédia:
"Samurai é um jogo de posicionamento de ladrilhos ambientado no Japão medieval e o objetivo é assegurar a conquista de elementos estratégicos de forma equilibrada.
O tabuleiro é um mapa do Japão dividido em hexagonos. As cidades estão marcadas no mapa e dependendo do seu tamanho e importância no Japão feudal, elas guardam 1, 2 ou 3(apenas Edo, a capital) dos elementos estratégicos do jogo.
Os três elementos estratégicos são o Kabuto: especie de elmo utilizados pelos samurais, o fardo de arroz: elemento de muita importância pois era a base do sistema monetário do Japão feudal e estatuas de buda: simbolizando a forte espiritualidade do periodo, dividido entre o budismo e o xintoismo.
Durante o jogo, os jogadores vão colocando os ladrilhos que representam forças militares em volta das cidades. Quando uma cidade é cercada, os jogadores calculam a influência de cada um sobre cada elemento estratégico presente na cidade e os coleta para si".
Eu estava quase comprando o jogo, mas o fator de design da versão nacional me fez desistir da compra. Ainda quero jogar a versão gringa que parece ser mais compreensiva visualmente. Ah, sim! É mais um jogo do Reiner Knizia, conferido na Ludus.
O jogo em si é bacaninha, mas as peças ficaram confusas e pouco óbvias, o que dificulta o aprendizado e o raciocínio de uma partida. Mas enfim, em vez de só meter o pau, vamos explicar um pouco da história do game.
A descrição a seguir é da Ludopédia:
"Samurai é um jogo de posicionamento de ladrilhos ambientado no Japão medieval e o objetivo é assegurar a conquista de elementos estratégicos de forma equilibrada.
O tabuleiro é um mapa do Japão dividido em hexagonos. As cidades estão marcadas no mapa e dependendo do seu tamanho e importância no Japão feudal, elas guardam 1, 2 ou 3(apenas Edo, a capital) dos elementos estratégicos do jogo.
Os três elementos estratégicos são o Kabuto: especie de elmo utilizados pelos samurais, o fardo de arroz: elemento de muita importância pois era a base do sistema monetário do Japão feudal e estatuas de buda: simbolizando a forte espiritualidade do periodo, dividido entre o budismo e o xintoismo.
Durante o jogo, os jogadores vão colocando os ladrilhos que representam forças militares em volta das cidades. Quando uma cidade é cercada, os jogadores calculam a influência de cada um sobre cada elemento estratégico presente na cidade e os coleta para si".
Eu estava quase comprando o jogo, mas o fator de design da versão nacional me fez desistir da compra. Ainda quero jogar a versão gringa que parece ser mais compreensiva visualmente. Ah, sim! É mais um jogo do Reiner Knizia, conferido na Ludus.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Versus System Card Game - Joker x Batman (DC)
Esse estava escondido no fundo de uma gaveta. Versus System, como o nome já diz, é um sistema para dois players duelarem usando decks temáticos. O forte do jogo foi o uso das franquias Marvel e DC para compor o portfolio, mas mesmo assim não emplacou.
O deck que eu tenho é o da DC com o Coringa lutando contra o Batman. Basicamente cada jogador tem cartas de personagens, equipamentos, locais e reviravoltas na história e usa as próprias cartas da mão como "mana".
Recentemente saíram vários card games virtuais para Nintendo DS que usam a mecânica do jogo e é aqui que ele ainda sobrevive. A arte é bacana, feita por desenhistas dos quadrinhos; e além dos decks fechados e pré-setados para dois players há ainda boosters.
O deck que eu tenho é o da DC com o Coringa lutando contra o Batman. Basicamente cada jogador tem cartas de personagens, equipamentos, locais e reviravoltas na história e usa as próprias cartas da mão como "mana".
Recentemente saíram vários card games virtuais para Nintendo DS que usam a mecânica do jogo e é aqui que ele ainda sobrevive. A arte é bacana, feita por desenhistas dos quadrinhos; e além dos decks fechados e pré-setados para dois players há ainda boosters.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Pitch Car 2 - Expansion
Falei do Pitch Car no post retrasado e esqueci de falar que quando joguei tive a oportunidade de jogar a expansão.
São mais caminhos que oferecem novas pistas e mais possibilidades estratégicas para o jogo. Complementa bem o kit principal.
E por hoje é só!
São mais caminhos que oferecem novas pistas e mais possibilidades estratégicas para o jogo. Complementa bem o kit principal.
E por hoje é só!
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Stratego
Falei há uns meses atrás sobre o clássico COMBATE que nada mais é do que a versão nacional do Stratego (Hasbro). Quinta passada pude conferir o novo Stratego que chega com novidades nas regras e no design.
Primeiramente, a temática é medieval e bem caprichada. O tabuleiro é resistente e as peças são mini-torres plásticas.
Segundamente, as regras estão mudadas. A temática medieval de fantasia (reino do fogo x reino de gelo) que permeia o game fez com que novos poderes fossem incluídos: elfos atiram de longe, magos revelam inimigos e o dragão voa por todo o tabuleiro.
É classicão. Impossível jogar e não sentir uma nostalgia. Se aqui no Brasil sair com a qualidade do importado eu compro um e aposento o meu da Estrela.
Primeiramente, a temática é medieval e bem caprichada. O tabuleiro é resistente e as peças são mini-torres plásticas.
Segundamente, as regras estão mudadas. A temática medieval de fantasia (reino do fogo x reino de gelo) que permeia o game fez com que novos poderes fossem incluídos: elfos atiram de longe, magos revelam inimigos e o dragão voa por todo o tabuleiro.
É classicão. Impossível jogar e não sentir uma nostalgia. Se aqui no Brasil sair com a qualidade do importado eu compro um e aposento o meu da Estrela.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Pitch Car
Jogo de peteleco que lembra muito o Crokinole, só que aqui a temática são corridas de fórmula 1. Jogo bem divertido que suporta de 2 a 8 jogadores; logicamente que quanto mais pessoas, mais caótico e divertido fica.
O pacote do jogo vem com inúmeros tiles de madeira com curvas, retas, cercas plásticas (grid) e carrinhos de madeira redondos. Aliás, o jogo é bem pesado pois vem muita tile e todas são de compensado de madeira.
Cada jogador deve ir dando petelecos no seu carro, sem que ele voe pra fora da pista e que sempre fique com o desenho do carrinho mirado para a frente.
O player que completar três voltas primeiro ganha o jogo. O interessante é que depois de umas partidas vocÊ vai sacando como aproveitar os grids da pista a seu favor, para fazer curvas mais longas ou mesmo empurrar outros carrinhos pra fora.
Achei bem divertido e diferente, já tinha ouvido falar desse e pude conferir na semana passada.
O pacote do jogo vem com inúmeros tiles de madeira com curvas, retas, cercas plásticas (grid) e carrinhos de madeira redondos. Aliás, o jogo é bem pesado pois vem muita tile e todas são de compensado de madeira.
Cada jogador deve ir dando petelecos no seu carro, sem que ele voe pra fora da pista e que sempre fique com o desenho do carrinho mirado para a frente.
O player que completar três voltas primeiro ganha o jogo. O interessante é que depois de umas partidas vocÊ vai sacando como aproveitar os grids da pista a seu favor, para fazer curvas mais longas ou mesmo empurrar outros carrinhos pra fora.
Achei bem divertido e diferente, já tinha ouvido falar desse e pude conferir na semana passada.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Monopoly Electronic Banking
Em um post antigo falei sobre um clássico da infância de muita gente: o Banco Imobiliário (Monopoly). A última vez que eu joguei Monopoly foi há uns 19 anos atrás, mas hoje um amigo que trampa na Hasbro do Brasil trouxe uma nova edição do jogo para uma joga light aqui em casa. Aliás, essa semana foi de experimentar jogos da Hasbro americana.
Trata-se do Monopoly Electronic Banking. É igualzinho todos os outros em termos de mecânica, só que esse vem com um cartão de crédito para cada jogador, que funciona de verdade. Veja o vídeo abaixo para entender como funciona:
Foi gostoso, bateu uma nostalgia jogando essa pérola. Marquemos outros bons testes desses.
Trata-se do Monopoly Electronic Banking. É igualzinho todos os outros em termos de mecânica, só que esse vem com um cartão de crédito para cada jogador, que funciona de verdade. Veja o vídeo abaixo para entender como funciona:
Foi gostoso, bateu uma nostalgia jogando essa pérola. Marquemos outros bons testes desses.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Gormiti
Os invencíveis senhores da natureza, um "jogo" colecionável de cards e miniaturas. Colequei entre aspas a palavra jogo pois é muito sem sentido a mecânica da brincadeira.
Há um card com a ilustração referente à miniatura e uma miniatura. Há um número no card e um número na miniatura. Você soma os dois e o oponente escolhe um pra somar também. Quem fizer o maior número ganha. Só.
O material é de qualidade boa, tanto a mini quanto o card, mas acho que isso devia sair apenas como um brinquedo colecionável, pois a idéia de jogo é ruim até mesmo para uma criança pequena.
Comprei um packzinho por R$ 6,00 pra ver qual era a idéia e aproveitei pra postar aqui. O dia que investirem nessa qualidade em um produto mais legal, com certeza vai ter mais sucesso.
Há um card com a ilustração referente à miniatura e uma miniatura. Há um número no card e um número na miniatura. Você soma os dois e o oponente escolhe um pra somar também. Quem fizer o maior número ganha. Só.
O material é de qualidade boa, tanto a mini quanto o card, mas acho que isso devia sair apenas como um brinquedo colecionável, pois a idéia de jogo é ruim até mesmo para uma criança pequena.
Comprei um packzinho por R$ 6,00 pra ver qual era a idéia e aproveitei pra postar aqui. O dia que investirem nessa qualidade em um produto mais legal, com certeza vai ter mais sucesso.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Seis Sigma
Ontem joguei algo diferente. Não foi nenhum lançamento do Knizia ou a mais nova febre do Board Game Geek. Joguei o protótipo de um game de treinamento empresarial, até aí nada de novo. O bacana é que foi o protótipo que a galera da SETEC desenvolveu a partir de uma consultoria que eu e o Fabião demos em julho.
Eu e o Fábio montamos três estruturas básicas para jogos de pergunta e resposta envolvendo a temática de treinamento Seis Sigma. Bom, de lá pra cá a moçada debruçou na mesa e mexeu bastante no que foi criado; o resultado foi excelente.
Conferi o jogo e está bem legal mesmo, eles juntaram três modalidades num mesmo game com diferentes graus de dificuldade, tem até uns elementos de Euro Games. Ficou competitivo, porém colaborativo. Agora vão refinar o conteúdo e fazer um protótipo mais caprichado com as modificações que acertamos juntos.
Olha aí, Fabião, agora deu orgulho, hein?
Eu e o Fábio montamos três estruturas básicas para jogos de pergunta e resposta envolvendo a temática de treinamento Seis Sigma. Bom, de lá pra cá a moçada debruçou na mesa e mexeu bastante no que foi criado; o resultado foi excelente.
Conferi o jogo e está bem legal mesmo, eles juntaram três modalidades num mesmo game com diferentes graus de dificuldade, tem até uns elementos de Euro Games. Ficou competitivo, porém colaborativo. Agora vão refinar o conteúdo e fazer um protótipo mais caprichado com as modificações que acertamos juntos.
Olha aí, Fabião, agora deu orgulho, hein?
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Mystery Rummy: Jekyll & Hyde
Mistery Rummy, como o próprio nome diz, é uma série de card games que usam a mecânica básica do rummy (buraco) em um cenário de histórias de mistério. Comprei o número 3 dessa série que conta “O Estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”. Já foram lançados os seguintes episódios: Jack the Ripper (1998), Murders in the Rue Morgue (1999), Al Capone and the Chicago Underworld (2003), Bonnie and Clyde (2008).
Veja aqui todos.
Joga-se em 2 players. Como no buraco, deve-se baixar “melds” de cartas e bater a mão toda. A diferença básica do jogo é que sempre fica uma carta de dois lados na mesa: de um lado está o Dr. Jekyll e do outro o Mr. Hyde; quando alguém bate a mão essa carta dobra os pontos das cartas que se referem ao personagem em questão.
Além das cartas para fazer os “melds” há ainda cartas com poderes especiais que alteram as situações do game.
A embalagem do jogo forma um livrinho quando colocada de lado e as ilustrações são bem bacanas. Jogo rápido, leve e sem grandes complicações.
Veja aqui todos.
Joga-se em 2 players. Como no buraco, deve-se baixar “melds” de cartas e bater a mão toda. A diferença básica do jogo é que sempre fica uma carta de dois lados na mesa: de um lado está o Dr. Jekyll e do outro o Mr. Hyde; quando alguém bate a mão essa carta dobra os pontos das cartas que se referem ao personagem em questão.
Além das cartas para fazer os “melds” há ainda cartas com poderes especiais que alteram as situações do game.
A embalagem do jogo forma um livrinho quando colocada de lado e as ilustrações são bem bacanas. Jogo rápido, leve e sem grandes complicações.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Fire and Axe: A Viking Saga
Um jogo de conquistadores nórdicos. Cada player controla um grupo de Vikings que deve matar, saquear, pilhar, fazer comércio e fundar colônias em um tabuleiro que representa o norte da Europa.
O game tem uma mecânica bem interessante de distribuição de tempo, onde cada jogador tem que ponderar bem quantos slots vai usar pra carregar o navio e quantos vai usar para movimentação.
Há cartas de missões (sagas) que garantem a disputa do jogo e um elemento de aleatoriedade no tabuleiro que são as correntes marítimas, que podem ajudar ou atrapalhar a navegação.
O game tem um elemento sorte que aparece em roladas de dados para conquista de territórios, mas não atrapalha o desenrolar do jogo.
O design é show de bola, com miniaturas de barcos, miniaturas de vikings, cartas e tabuleiros magistralmente ilustrados.
Mais um conferido na joga no Stein. Imagens do BGG.
O game tem uma mecânica bem interessante de distribuição de tempo, onde cada jogador tem que ponderar bem quantos slots vai usar pra carregar o navio e quantos vai usar para movimentação.
Há cartas de missões (sagas) que garantem a disputa do jogo e um elemento de aleatoriedade no tabuleiro que são as correntes marítimas, que podem ajudar ou atrapalhar a navegação.
O game tem um elemento sorte que aparece em roladas de dados para conquista de territórios, mas não atrapalha o desenrolar do jogo.
O design é show de bola, com miniaturas de barcos, miniaturas de vikings, cartas e tabuleiros magistralmente ilustrados.
Mais um conferido na joga no Stein. Imagens do BGG.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Sexta é dia de alegria
Chegou um pacotinho da felicidade aqui pra mim hoje. Comprei o Meuterer e o "Mistery Rummy - Jekyll & Hyde".
O primeiro já falei por aqui; assim que jogar o segundo farei um post dizendo as impressões do card game.
O primeiro já falei por aqui; assim que jogar o segundo farei um post dizendo as impressões do card game.
Recordar é sofrer de novo - parte 5
Eu ia postar sobre um game viking bem legal que joguei semana passada, mas devido a um incidente resolvi fazer um post de "Recordar é sofrer de novo".
Fui beber na casa de um amigo e o povo sacou um MASTER e um IMAGEM & AÇÃO, dois jogos que eu abomino, mas que fizeram parte da minha infância.
O IMAGEM & AÇÃO todo mundo conhece: mímica entre grupos para tentar adivinhar filmes, personagens, etc.
O MASTER é um desafio de conhecimento sem barreiras prévias; acerte a pergunta da modalidade que vocÊ marca ponto.
Amanhã eu posto o jogo dos vikings. Salut e boa noite!
Fui beber na casa de um amigo e o povo sacou um MASTER e um IMAGEM & AÇÃO, dois jogos que eu abomino, mas que fizeram parte da minha infância.
O IMAGEM & AÇÃO todo mundo conhece: mímica entre grupos para tentar adivinhar filmes, personagens, etc.
O MASTER é um desafio de conhecimento sem barreiras prévias; acerte a pergunta da modalidade que vocÊ marca ponto.
Amanhã eu posto o jogo dos vikings. Salut e boa noite!
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Star Wars Miniatures - Attack on Endor pack
Mais Star Wars Miniatures pintando aqui no Game Analyticz. Agora é a vez do pack “Attack on Endor”. Pra quem assistiu o “Return of the Jedi” vai se lembrar da cena da batalha na lua de Endor e é justamente nessa passagem do filme que esse pacote de expansão se baseia.
Tem bons motivos para compra esse aqui:
1) Vem com 4 mapas inétidos
2) Vem com uma miniatura de AT-ST (se você não conseguiu o seu na expansão Universe, a hora é essa)
3) Vem com mais 3 troopers imperiais.
Na verdade já tem uns dois anos que comprei o Attack on Endor, era o último da minha coleção que faltava resenhar aqui. Pronto! Missão cumprida. Agora os leitores ficarão um tempo sem ouvir falar de Star Wars Miniatures.
Ou não.
Tem bons motivos para compra esse aqui:
1) Vem com 4 mapas inétidos
2) Vem com uma miniatura de AT-ST (se você não conseguiu o seu na expansão Universe, a hora é essa)
3) Vem com mais 3 troopers imperiais.
Na verdade já tem uns dois anos que comprei o Attack on Endor, era o último da minha coleção que faltava resenhar aqui. Pronto! Missão cumprida. Agora os leitores ficarão um tempo sem ouvir falar de Star Wars Miniatures.
Ou não.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Arkadia
Excelente game! Nesse aqui os players fazem o papel de arquitetos construindo a cidade de Arkadia. Para isso vão gerenciando seus trabalhadores ao redor de tiles de propriedades. Quando uma propriedade é cercada, uma peça de torre “cresce” no centro do tabuleiro indicando o surgimento de mais uma parte da cidade.
Tem ótimos elementos de area control e posicionamento de recursos. A pontuação é feita em cima da venda selos reais que oscilam seus valores a cada vez que uma peça da torre é colocada.
O efeito estético do jogo é muito bom, quando uma partida acaba é perfeito para tirar uma boa foto.
Esse é um que com certeza eu vou colocar na wishlist, principalmente pelo fato que ele é rápido e muito estratégico. Imagens do BGG.
Tem ótimos elementos de area control e posicionamento de recursos. A pontuação é feita em cima da venda selos reais que oscilam seus valores a cada vez que uma peça da torre é colocada.
O efeito estético do jogo é muito bom, quando uma partida acaba é perfeito para tirar uma boa foto.
Esse é um que com certeza eu vou colocar na wishlist, principalmente pelo fato que ele é rápido e muito estratégico. Imagens do BGG.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Shadows over Camelot: Merlin's Company
Ano passado eu falei aqui no blog sobre o genial Shadows Over Camelot. Esse ano saiu uma expansão que trouxe ótimas possibilidades novas para o game. Trata-se de “Merlin´s Company”, o mago que antes só figurava em cartas no jogo, agora ganhou sua peça e atua no tabuleiro auxiliando os jogadores com poderes especiais.
O pacote inclui um novo personagem guerreiro, cartas de viagem e novas cartas “boas” e “ruins”, enfim, deu uma revigorada boa no jogo que já era legal.
O pack ainda traz sete novos cavaleiros e a possibilidade de jogar com dois traidores na mesa em vez de um. O jogo mantém a mesma qualidade do game base e faz diferença quando mistura-se os dois em uma partida.
Conferi semana passada. Nota 10. Imagens do BGG.
O pacote inclui um novo personagem guerreiro, cartas de viagem e novas cartas “boas” e “ruins”, enfim, deu uma revigorada boa no jogo que já era legal.
O pack ainda traz sete novos cavaleiros e a possibilidade de jogar com dois traidores na mesa em vez de um. O jogo mantém a mesma qualidade do game base e faz diferença quando mistura-se os dois em uma partida.
Conferi semana passada. Nota 10. Imagens do BGG.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Die Fugger
Card game excelente de Klaus-Jürgen Wrede, autor do Carcassone. Die Fugger tem uma estética similar a jogos como Meuterer e Verrater, pois se resolve somente com um pacotinho de cartas que acabam virando um jogão na mesa.
Nesse game de especulação e aposta cada jogador faz o papel de um comerciante buscando otimizar seus lucros em uma série de produtos. É rapidinho (meia hora) e extremamente divertido.
O pulo do gato do jogo é que há um momento certo de parar de colocar produtos na mesa para valorizar os que você está apostando e desvalorizar o que os oponentes estão apostando. Há ainda as cartas de mercantes que fazem os jogadores comprarem cartas extras.
As ilustrações são bem legais e funciona montando um “tabuleiro” de cartas no centro da mesa para controle de cotação dos produtos. Conferi esse em uma joga na casa do Stein semana passada.
Imagens BGG.
Nesse game de especulação e aposta cada jogador faz o papel de um comerciante buscando otimizar seus lucros em uma série de produtos. É rapidinho (meia hora) e extremamente divertido.
O pulo do gato do jogo é que há um momento certo de parar de colocar produtos na mesa para valorizar os que você está apostando e desvalorizar o que os oponentes estão apostando. Há ainda as cartas de mercantes que fazem os jogadores comprarem cartas extras.
As ilustrações são bem legais e funciona montando um “tabuleiro” de cartas no centro da mesa para controle de cotação dos produtos. Conferi esse em uma joga na casa do Stein semana passada.
Imagens BGG.
domingo, 5 de outubro de 2008
Speculate
Esse aqui não faz o mínimo sentido. Joga-se em dois, faz-se uma aposta de qual número vai cair no dado e se as bolinhas de gudes ficam ou saem do tabuleirinho. E é isso, joga-se até um player colocar todas suas marbles no centro.
É daqueles jogos artesanais de madeira e tals, mas não gostei não. Só precisa de um pouco de bom senso pra jogar. Conferido na Ludus instantes antes de fechar.
É daqueles jogos artesanais de madeira e tals, mas não gostei não. Só precisa de um pouco de bom senso pra jogar. Conferido na Ludus instantes antes de fechar.