Pra comemorar o aniversário de um ano do blog, tomei vergonha na cara e dei uma mudadinha no layout. A caricatura é do pessoal do site de games Gamelib.
Espero que gostem
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Louis XIV
Nesses tempos de entrega do projeto de mestrado não tem dado muito tempo de conferir novidades, mas na medida do possível vou postando aqui. Louis XIV é um jogo de Rüdiger Dorn, publicado pela Rio Grande Games/Alea. É basicamente um game de area control que usa belíssimos tiles ilustrados (que montam um tabuleiro) e cartas.
Cada player é um nobre na corte de Luís XIV disputando influência, riquezas e poder. A cada rodada os jogadores vão colocando peças e fazendo uma trilha em cima de cada figura importante da corte. Logicamente cada personagem na mesa oferece um tipo de benefício especial e a estratégia para ganhar pontos surge da maneira que cada um coloca seus recursos e como usa o poder das cartas.
É um jogo rápido e bem dinâmico, joga de 2 a 4 players, sendo que com 4 jogadores é que ele atinge um ponto de disputa. O design é bem bacana, sobretudo as ilustrações reproduzindo pinturas à óleo.
Esse é um que se eu achar em um bom preço gostaria de adquirir pra coleção. Conferido na joga da liga de ontem.
Cada player é um nobre na corte de Luís XIV disputando influência, riquezas e poder. A cada rodada os jogadores vão colocando peças e fazendo uma trilha em cima de cada figura importante da corte. Logicamente cada personagem na mesa oferece um tipo de benefício especial e a estratégia para ganhar pontos surge da maneira que cada um coloca seus recursos e como usa o poder das cartas.
É um jogo rápido e bem dinâmico, joga de 2 a 4 players, sendo que com 4 jogadores é que ele atinge um ponto de disputa. O design é bem bacana, sobretudo as ilustrações reproduzindo pinturas à óleo.
Esse é um que se eu achar em um bom preço gostaria de adquirir pra coleção. Conferido na joga da liga de ontem.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Um ano de GAME ANALYTICZ
É isso aí! Este blog comemora na meia-noite de hoje para amanhã um aninho. Nessa mesma data em novembro do ano passado eu fiz o post inicial do blog sobre Star Wars. Clique aqui para ver.
Eu mesmo não achei que o Game Analyticz fosse durar esse tempo todo, mas assunto é o que não falta, então, vou continuar escrevendo.
O ano de 2008 realmente foi entupido de board games, card games, videogames, wargames e muito mais. Até o final do ano ainda tem muita coisa nova para experimentar e testar, tem muitas encomendas chegando e muitos camaradas comprando coisas novas.
Obrigado à todos os leitores de plantão!
Eu mesmo não achei que o Game Analyticz fosse durar esse tempo todo, mas assunto é o que não falta, então, vou continuar escrevendo.
O ano de 2008 realmente foi entupido de board games, card games, videogames, wargames e muito mais. Até o final do ano ainda tem muita coisa nova para experimentar e testar, tem muitas encomendas chegando e muitos camaradas comprando coisas novas.
Obrigado à todos os leitores de plantão!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Prêmio!
Acabei de saber agora de manhã, pela galera da F.biz que faturamos troféu bronze na categoria "Projetos Especiais" do Prêmio Abanet / IAB 2008, com o game promocional multi-plataforma VIVO EM AÇÃO.
Sou um dos roteiristas do jogo e, sem dúvida, foi a melhor notícia da semana! Parabéns à todos os envolvidos: equipe F.Biz, Vitão e Paulão. Que venham mais desses!
Sou um dos roteiristas do jogo e, sem dúvida, foi a melhor notícia da semana! Parabéns à todos os envolvidos: equipe F.Biz, Vitão e Paulão. Que venham mais desses!
Enquetes
Vou colocar, periodicamente, umas enquetes aqui no Game Analyticz. Ficará na barra lateral. Agradeço a todos que participarem. A primeira e mais óbvia de todas é: "O que você acha do conteúdo do Game Analyticz?". Valeu!
Safari Hide and Seek
Jogo infantil de puzzle onde o objetivo é ir completando os enigmas propostos em um livrinho. A cada página você deve usar 4 peças para "tapar" os animais e montar um desenho igual ao proposto na figura.
Achei bem legal para crianças, tem uma pegada de raciocínio lógico fantástico. E insisto: não sei porque nenhuma empresa lança isso aqui no Brasil. Nem que seja uma versão mais simples de papel cartão.
Na foto, eu e meu afilhado brincando com o Safari. Nota 10.
NOTA: O Game Analyticz passará uns dias sem atualização. Motivo: terei que viajar uns dias e regresso em pique de finalização do meu pré-projeto de mestrado. Brevemente voltamos ao ritmo normal. Agradeço aos leitores pela compreensão.
Achei bem legal para crianças, tem uma pegada de raciocínio lógico fantástico. E insisto: não sei porque nenhuma empresa lança isso aqui no Brasil. Nem que seja uma versão mais simples de papel cartão.
Na foto, eu e meu afilhado brincando com o Safari. Nota 10.
NOTA: O Game Analyticz passará uns dias sem atualização. Motivo: terei que viajar uns dias e regresso em pique de finalização do meu pré-projeto de mestrado. Brevemente voltamos ao ritmo normal. Agradeço aos leitores pela compreensão.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
City of Heroes Card Game
Baseado no jogo de computador "City of Heroes", o card game é conceituado na pegada do game digital que se passa em Paragon City. Logicamente esse jogo faz mais sentido se você já jogou no seu PC. Cada player controla um herói lutando contra outro, as cartas vão de poderes especiais a aliados e são o que torna o jogo minimamente competitivo.
É bem básico e a arte não é lá essas coisas, um ponto interessante é que a Alderac lançou packs com 25 cartas que é só abrir e sair jogando contra um oponente.
Opinião geral: é fraquinho. Comprei um pack na Devir que estava vendendo por R$5,00 e só por isso valeu a experimentação.
É bem básico e a arte não é lá essas coisas, um ponto interessante é que a Alderac lançou packs com 25 cartas que é só abrir e sair jogando contra um oponente.
Opinião geral: é fraquinho. Comprei um pack na Devir que estava vendendo por R$5,00 e só por isso valeu a experimentação.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Block by Block
Solitaire game onde o objetivo é tentar resolver puzzles visuais. Basicamente há cartas com imagens montadas e você deve, usando sete peças diferentes, montar uma estrutura igual à do desenho.
Alguns dos desafios são impossíveis de resolver sozinhos, mas atrás das cartinhas tem dicas de como resolver. Bem bacana e ótimo pra quem curte ficar quebrando a cabeça com enigmas.
Conferido num almoço solitário na luderia.
Alguns dos desafios são impossíveis de resolver sozinhos, mas atrás das cartinhas tem dicas de como resolver. Bem bacana e ótimo pra quem curte ficar quebrando a cabeça com enigmas.
Conferido num almoço solitário na luderia.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Kahuna
Mais um jogo da Kosmos da série "for two players". Nesse aqui os jogadores são magos lutando pelo domínio de ilhas em um arquipélago. A cada rodada joga-se cartas para colocar pontes que ligam as ilhas, a cada vez que um jogador tem o domínio de pontes de um local ele assume a posse do mesmo.
Em um primeiro momento ele parece fácil, mas depois se revela com um grau de estratégia bem variado e permite uns "combos" interessantes para ferrar o oponente e fazer jogadas nas quais com uma carta você ocupa muitos territórios de uma só vez.
Bem interessante, light e bonito fabricado pela Rio Grande. Novidade conferida na Ludus.
Em um primeiro momento ele parece fácil, mas depois se revela com um grau de estratégia bem variado e permite uns "combos" interessantes para ferrar o oponente e fazer jogadas nas quais com uma carta você ocupa muitos territórios de uma só vez.
Bem interessante, light e bonito fabricado pela Rio Grande. Novidade conferida na Ludus.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Fjords
Jogo de tile placement e area control para dois jogadores muito legal. Quem me apresentou foi o Don Formiga que trouxe aqui em casa para uma joga bem bacana. O game trata de vikings buscando terras férteis para fazer suas fazendas e plantações.
Primeiramente os dois jogadores sorteiam todos os tiles e montam uma configuração de uma ilha. Enquanto a ilha vai sendo composta, as fazendas de cada player são adicionadas. Quando os tiles terminam, é hora de fazer as plantações e é aqui que a pontuação é decidida, pois só é possível fazer uma plantação por espaço disponível.
Leve, bonito e bem estratégico. Gostei muito desse título que surpreendeu no final. Imagens do BGG.
PS.: Um detalhe bem legal é que se você juntar dois packs do jogo, podem brincar até 4 jogadores.
Primeiramente os dois jogadores sorteiam todos os tiles e montam uma configuração de uma ilha. Enquanto a ilha vai sendo composta, as fazendas de cada player são adicionadas. Quando os tiles terminam, é hora de fazer as plantações e é aqui que a pontuação é decidida, pois só é possível fazer uma plantação por espaço disponível.
Leve, bonito e bem estratégico. Gostei muito desse título que surpreendeu no final. Imagens do BGG.
PS.: Um detalhe bem legal é que se você juntar dois packs do jogo, podem brincar até 4 jogadores.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Rush Hour
Esse é um puzzle game para uma pessoa. Há uma tabuleirinho com carros e seu objetivo é tirar o carro vermelho do engarrafamento movendo os demais. É um jogo de raciocínio espacial, com 40 opções de jogada divididas em 4 níveis de dificuladade. Você só mexe os demais carrinhos na linha do grid, o que torna o desafio bem mais interessante.
O pack é bem bonitinho e saiu uma versão nacional não tão caprichada. Quando o videogame cansou e você não arrumou nem um camarada pra uma jogatina, esses games solitários podem ser uma excelente opção.
Adquiri essa semana um exemplar para a coleção. Quero ver se até o final da semana consigo matar os 40 enigmas propostos.
O pack é bem bonitinho e saiu uma versão nacional não tão caprichada. Quando o videogame cansou e você não arrumou nem um camarada pra uma jogatina, esses games solitários podem ser uma excelente opção.
Adquiri essa semana um exemplar para a coleção. Quero ver se até o final da semana consigo matar os 40 enigmas propostos.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Huang Dih - O Grande Imperador
O objetivo do Grande Imperador é descartar todas as 10 cartas da sua pilha de estoque construindo até 3 muralhas (pilhas de cartas) no centro da mesa. Para auxiliar na construção dessas muralhas, você pode usar as cartas em sua mão e em sua pilha de descarte. Um jogo estratégico e fácil de jogar faz com que os participantes construam as muralhas no centro da mesa em uma seqüência do número 1 ao 10, mas quando as estratégias começam a ser colocadas em jogo surpresas como a carta inverte começam a aparecer e mudam totalmente as estratégias dos participantes fazendo com que a seqüência passe a ser do número 10 ao 1.
Lançado pela COPAG com criação da ART GAMES. Um lançamento nacional que foi pouco divulgado.
Lançado pela COPAG com criação da ART GAMES. Um lançamento nacional que foi pouco divulgado.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Wealth of Nations
Mais um game que o Tola nos apresentou semana passada. Basicamente é um jogo de production & trade, segundo a descrição do BGG: "In Wealth of Nations, you take on the role of a national leader. Your goal is to take your nation from humble beginnings to the status of a world economic superpower. You achieve this by building Industries, which allows you to produce Commodities. There are six types of Industry tiles: Farms, Generators, Academies, Mines, Factories, and Banks. Each Industry is capable of producing a certain type of Commodity: Food, Energy, Labor, Ore, Capital, and money (respectively)."
Nos primeiros vinte minutos parecia um jogo muito bom, mas revelou-se lento, travado e monótono. Fizemos uma partida interminável de 3 horas e no final ninguém aguentava mais pensar. Brain burner total.
O Formiga fez uma boa descrição do game no seu blog, que eu vou devidamente roubar e postar aqui: "O setup do jogo é bem interessante. Fica um tabuleiro hexagonal no centro e 6 mercados em volta, cada um para um tipo de mercadorias. Os jogadores iniciam colocando os terrenos, que produzem as mercadorias, ou pegando dinheiro e produtos. Fica um visual bem interessante. O jogo basicamente é compra e venda de mercadorias, compra de terrenos e destinação de usos para estes terrenos. A rodada se divide em três fases. A primeira é a trade onde compramos, vendemos nos mercados e trocamos mercadorias entre os jogadores. Depois de uma hora jogando essa fase ficou altamente cansativa. A segunda é o develop onde compramos os terrenos e definimos os usos. A terceira é a prodution onde os terrenos produzem caso você tenha recursos para tal. O jogo começa interessante mas depois fica altamente cansativo pois na fase de trade cada jogador troca um produto de cada vez e isso a deixa muito demorada."
A opinião foi unânime quanto à lentidão e monotonia do game, mas sempre é uma experiência legal testar jogos novos.
Nos primeiros vinte minutos parecia um jogo muito bom, mas revelou-se lento, travado e monótono. Fizemos uma partida interminável de 3 horas e no final ninguém aguentava mais pensar. Brain burner total.
O Formiga fez uma boa descrição do game no seu blog, que eu vou devidamente roubar e postar aqui: "O setup do jogo é bem interessante. Fica um tabuleiro hexagonal no centro e 6 mercados em volta, cada um para um tipo de mercadorias. Os jogadores iniciam colocando os terrenos, que produzem as mercadorias, ou pegando dinheiro e produtos. Fica um visual bem interessante. O jogo basicamente é compra e venda de mercadorias, compra de terrenos e destinação de usos para estes terrenos. A rodada se divide em três fases. A primeira é a trade onde compramos, vendemos nos mercados e trocamos mercadorias entre os jogadores. Depois de uma hora jogando essa fase ficou altamente cansativa. A segunda é o develop onde compramos os terrenos e definimos os usos. A terceira é a prodution onde os terrenos produzem caso você tenha recursos para tal. O jogo começa interessante mas depois fica altamente cansativo pois na fase de trade cada jogador troca um produto de cada vez e isso a deixa muito demorada."
A opinião foi unânime quanto à lentidão e monotonia do game, mas sempre é uma experiência legal testar jogos novos.
RPG é sempre bom
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Euphrates & Tigris Card Game
Em abril desse ano, pude conferir lá na Ludus o genial Tigris & Euphrates, jogo bem bacana assinado pelo Reiner Knizia. Apesar de bom, o jogo é meio complexo inicialmente.
Recentemente pude experimentar o card game baseado no board game, que leva o nome de Euphrates & Tigris Card Game. É bem menos complexo que o jogo original, mas traz os mesmos confrontos tribais e territorialistas do primeiro, só que tudo resolvido visualmente só com as cartas.
Com certeza a receita é jogar primeiro o card para depois passar para o board, acho que isso resolve a complexidade do jogo.
O pack é bem simpático, com cartas e marcadores de madeira. Jogamos aqui em casa na última joga, título trazido pelo Formiga. Em quatro pessoas fica infernal de caótico, mas não menos legal. Imagens BGG.
Recentemente pude experimentar o card game baseado no board game, que leva o nome de Euphrates & Tigris Card Game. É bem menos complexo que o jogo original, mas traz os mesmos confrontos tribais e territorialistas do primeiro, só que tudo resolvido visualmente só com as cartas.
Com certeza a receita é jogar primeiro o card para depois passar para o board, acho que isso resolve a complexidade do jogo.
O pack é bem simpático, com cartas e marcadores de madeira. Jogamos aqui em casa na última joga, título trazido pelo Formiga. Em quatro pessoas fica infernal de caótico, mas não menos legal. Imagens BGG.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Chicken Cha Cha Cha
Jogo infantil de memória. Cada jogador comanda uma galinha tentando pegar o rabo da outra (sem duplo sentido). Para isso há um tabuleiro com elementos e no centro há tiles que fazem as galinhas pularem por esses elementos.
A cada rodada um jogador tira um tile e se for a próxima figura do seu caminho ele anda. Conforme ele pula um adversário pelo caminho, rouba o rabo dele. O objetivo é conseguir a cauda de todos.
É bonitinho e simpático para jogar uma vez.
A cada rodada um jogador tira um tile e se for a próxima figura do seu caminho ele anda. Conforme ele pula um adversário pelo caminho, rouba o rabo dele. O objetivo é conseguir a cauda de todos.
É bonitinho e simpático para jogar uma vez.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Board Game para a Volkswagen
Há uns posts atrás mencionei sobre um boardgame que estava desenvolvendo em parceria com a SETEC para a Volks. Hoje recebi a notícia de que ele já foi produzido e até mesmo aplicado, como ferramenta de treinamento de RH, na empresa.
A seguir, vai uma foto do pessoal da Volks jogando e um texto que foi enviado na Newsletter deles da semana passada.
RH PROMOVE TREINAMENTO PARA CAPACITAR EMPREGADOS A GERENCIAREM CONFLITOS
O RH - Áreas Corporativas promoveu na semana passada – durante dois dias – o treinamento “Equipe, eu faço parte?” para um grupo de empregados da Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), Central de Atendimento de RH e Engenharia de Protótipos.
O conteúdo levou os participantes a refletirem sobre suas atitudes, desenvolverem uma relação conciliatória entre os colegas de trabalho e criarem soluções para evitar conflitos. Ele abordou também os conceitos de competência, percepção e estilos de comportamento, evidenciando a importância da tolerância.
Para promover uma maior interação entre os participantes, o RH criou o jogo Ganha-Ganha Volkswagen, em formato de tabuleiro. Idealizado em parceria com as áreas solicitantes e patrocinado pela Educação Corporativa, o jogo é composto por perguntas e respostas, que conduzem os participantes a discutirem o tema.
Um mediador ouve as argumentações, faz um breve resumo das soluções apontadas e define o vencedor da rodada.
O treinamento foi criado para atender ao LNT (levantamento de necessidades de treinamento) e terá mais 3 turmas neste ano.
A seguir, vai uma foto do pessoal da Volks jogando e um texto que foi enviado na Newsletter deles da semana passada.
RH PROMOVE TREINAMENTO PARA CAPACITAR EMPREGADOS A GERENCIAREM CONFLITOS
O RH - Áreas Corporativas promoveu na semana passada – durante dois dias – o treinamento “Equipe, eu faço parte?” para um grupo de empregados da Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), Central de Atendimento de RH e Engenharia de Protótipos.
O conteúdo levou os participantes a refletirem sobre suas atitudes, desenvolverem uma relação conciliatória entre os colegas de trabalho e criarem soluções para evitar conflitos. Ele abordou também os conceitos de competência, percepção e estilos de comportamento, evidenciando a importância da tolerância.
Para promover uma maior interação entre os participantes, o RH criou o jogo Ganha-Ganha Volkswagen, em formato de tabuleiro. Idealizado em parceria com as áreas solicitantes e patrocinado pela Educação Corporativa, o jogo é composto por perguntas e respostas, que conduzem os participantes a discutirem o tema.
Um mediador ouve as argumentações, faz um breve resumo das soluções apontadas e define o vencedor da rodada.
O treinamento foi criado para atender ao LNT (levantamento de necessidades de treinamento) e terá mais 3 turmas neste ano.
Tribune: Primus Inter Pares
Título da Fantasy Flight bem bacana que o Tola nos apresentou semana passada. O game é ambientado na Roma antiga e cada jogador luta pelo controle de figuras importantes (senadores, vestais, gladiadores, legionários, etc.), legiões, louros, denários e poder político.
O tabuleiro marca uma série de ações possíveis de serem realizadas, a cada rodada os players vão marcando essas ações com seus meeples e tentando assumir vantagem no controle dos objetivos.
É um pack portentoso, cheio de cartas, marcadores e um tabuleiro bem bonito. Aliás, a arte toda do game é fantástica.
No início ele pareceu meio confuso, mas na quarta rodada todo mundo estava inteirado na mecânica. É um jogo que você precisa jogar uma meia dúzia de vezes para absorver na sua totalidade e conseguir formular estratégias mais consistentes. Imagens do BGG.
O tabuleiro marca uma série de ações possíveis de serem realizadas, a cada rodada os players vão marcando essas ações com seus meeples e tentando assumir vantagem no controle dos objetivos.
É um pack portentoso, cheio de cartas, marcadores e um tabuleiro bem bonito. Aliás, a arte toda do game é fantástica.
No início ele pareceu meio confuso, mas na quarta rodada todo mundo estava inteirado na mecânica. É um jogo que você precisa jogar uma meia dúzia de vezes para absorver na sua totalidade e conseguir formular estratégias mais consistentes. Imagens do BGG.
sábado, 1 de novembro de 2008
Segunda Maratona ESPM de Criação
Um evento pode ser um jogo? Claro que pode. Nesse exato momento está contecendo aqui na Escola Superior de Propaganda e Marketing a Segunda Maratona de Criação.
A proposta é bem simples: os alunos, durante 12 horas (virando a madruga), vão recebendo informações para compor um briefing e devem entregar uma campanha para o Museu de Arte Moderna até meio-dia do sábado.
Pra quem ficou curioso e quiser acessar, clique aqui.
A proposta é bem simples: os alunos, durante 12 horas (virando a madruga), vão recebendo informações para compor um briefing e devem entregar uma campanha para o Museu de Arte Moderna até meio-dia do sábado.
Pra quem ficou curioso e quiser acessar, clique aqui.