domingo, 31 de maio de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Drinking Game
Esse post é pra coroar a sexta feira. Resumindo num tweet de 140 caracteres: um genial card game etílico para jogar tomando qualquer bebida alcoólica. As cartas possuem “poderes” especiais p/ o game ficar mais bizarro
Se você ficou curioso (e é um bêbado de plantão) clique aqui para baixar as regras básicas do game com cartas de baralho normal.
Vale a pena andar com isso no bolso pra levar para qualquer bar. Dica do Vitão.
Se você ficou curioso (e é um bêbado de plantão) clique aqui para baixar as regras básicas do game com cartas de baralho normal.
Vale a pena andar com isso no bolso pra levar para qualquer bar. Dica do Vitão.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Operando (Recordar é sofrer de novo - parte 6)
Quem acompanha o blog já deve ter lido alguma vez os posts da série “Recordar é sofrer de novo”, onde eu sempre resgato algum jogo da infância que foi jogado recentemente. Bem, a bola da vez foi o OPERANDO, recém re-lançado aqui no Brasil pela Hasbro.
Basicamente: compre uma cartinha com o desafio, tire um objeto do paciente sem esbarrar a pinça na lateral e fim. Quando eu era bem pivete tinha um parecido que era o “Pulo da Aranha”.
Eu gosto da temática “erro médico” sendo explorada com detalhes num jogo infantil! Pra completar segue o bizarro comercial em russo do produto. Enjoy!
Basicamente: compre uma cartinha com o desafio, tire um objeto do paciente sem esbarrar a pinça na lateral e fim. Quando eu era bem pivete tinha um parecido que era o “Pulo da Aranha”.
Eu gosto da temática “erro médico” sendo explorada com detalhes num jogo infantil! Pra completar segue o bizarro comercial em russo do produto. Enjoy!
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Venezia
Jogo de controle de área e alocação de peças muito legal ambientado na cidade de Veneza. Os players jogam com clãs de pombos (ok! O autor deve ter usado crack) lutando por distritos em Veneza. Os clãs devem conquistar a maioria de territórios e ficar o mais próximo dos turistas na Praça de San Marco, isso garante que eles se alimentem e se reproduzam mais.
O gameplay funciona com escolhas de ações simultâneas que também são reveladas ao mesmo tempo. Cada player tem um deck de cartinhas com poderes variados, o qual só podem usar uma carta só uma vez no game.
Os pontos são marcados pela maioridade de pombos nos distritos e pela maioria de pombos mais próximo do turista na praça. Há também um pombo assassino no game que vem toda rodada eliminar pigeons dos players.
Divertido, estratégico e caótico. Compra recente do amigo Don Formiga. Imagens do BGG.
O gameplay funciona com escolhas de ações simultâneas que também são reveladas ao mesmo tempo. Cada player tem um deck de cartinhas com poderes variados, o qual só podem usar uma carta só uma vez no game.
Os pontos são marcados pela maioridade de pombos nos distritos e pela maioria de pombos mais próximo do turista na praça. Há também um pombo assassino no game que vem toda rodada eliminar pigeons dos players.
Divertido, estratégico e caótico. Compra recente do amigo Don Formiga. Imagens do BGG.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Small World
Boardgame muito bacana que o grande Denis Tanouye apresentou recentemente. Small World é basicamente um jogo de alocação de personagens e combinação de poderes, porém tudo ocorre em um mapa muito pequeno, o que estimula o conflito entre os players. O texto a seguir foi retirado do BGG: “Picking the right combination from the 14 different fantasy races and 20 unique special powers, players rush to expand their empires - often at the expense of weaker neighbors. Yet they must also know when to push their own over-extended civilization into decline and ride a new one to victory!”
O gameplay gira em torno de “comprar” raças combinadas com poderes aleatórios, uma mecânica interessante gera essas combinações dentro do jogo. Uma vez que você adquire uma raça, deve conquistar territórios com ela para ganhar mais pontos e iniciar novas conquistas.
É simples, rápido e bem divertido. Tem o selo de qualidade da Days of Wonder o que confere ao game uma qualidade de componentes e arte gráfica sensacionais. Imagens do BGG.
O gameplay gira em torno de “comprar” raças combinadas com poderes aleatórios, uma mecânica interessante gera essas combinações dentro do jogo. Uma vez que você adquire uma raça, deve conquistar territórios com ela para ganhar mais pontos e iniciar novas conquistas.
É simples, rápido e bem divertido. Tem o selo de qualidade da Days of Wonder o que confere ao game uma qualidade de componentes e arte gráfica sensacionais. Imagens do BGG.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Complex map of games
A revista Wired publicou recentemente em seu site um mapa sobre interconexões entre diferentes tipos de jogos. Para quem curte boardgames, cardgames ou games de qualquer natureza é um prato cheio para pesquisa e diversão. Eu estou usando fortemente esse gráfico na minha tese de mestrado, por exemplo.
Clique na imagem acima para ver ampliada, ou clique aqui para navegar no mapa original em flash. Enjoy!
Clique na imagem acima para ver ampliada, ou clique aqui para navegar no mapa original em flash. Enjoy!
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Star Wars Pocket Model - Scum & Villainy
El abril do ano passado falei sobre o Star Wars Pocket Model TCG aqui no blog. Apesar de ser bem bonitinho e com uma mecânica extremamente simpática, acabei não indo atrás de colecionar (mais uma) série.
Porém, o grande amigo Big me trouxe de Londres um boosterzinho da nova série "Scum and Villainy", que é tematizada pro lado dos bounty hunters e vilões de SW.
Tem uns elementos que dão uma nova dimensão estratégica pro game. Gostei bastante e agora quero testar as peças novas. Tou vendo de comprar uns packs de coleções anteriores também. Porque isso não é vício, eu paro quando quiser.
Porém, o grande amigo Big me trouxe de Londres um boosterzinho da nova série "Scum and Villainy", que é tematizada pro lado dos bounty hunters e vilões de SW.
Tem uns elementos que dão uma nova dimensão estratégica pro game. Gostei bastante e agora quero testar as peças novas. Tou vendo de comprar uns packs de coleções anteriores também. Porque isso não é vício, eu paro quando quiser.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
YINSH
YINSH é o mais recente título que adquiri para a ludoteca. Já tinha ouvido falar muito bem dele e realmente é um jogaço. YINSH é o quinto título de uma série intitulada “GIPF Project”, uma coleção de games abstratos fantástica.
O jogo é para 2 players, um com a cor branca e outro com a cor preta. Cada um recebe cinco anéis da sua cor para colocar em um tabuleiro marcado com linhas que formam intersecções triangulares. A cada rodada deve-se mover um dos anéis e quando isso é feito deixa-se uma peça de “rastro” da sua cor.
O objetivo é fazer uma linha com 5 peças da sua cor. Seria fácil se não fosse um detalhe: sempre que um anel passa em cima das peças, elas viram e mudam de cor; a partir disso já pra ter uma idéia de como funciona o gameplay e o componente estratégico do game. Estreei o YINSH contra o meu pai, três partidinhas onde levei a melhor nas três. Agora quero comprar todos da série GIPF.
Reproduzo aqui a resenha do game diretamente do manual dele: “Sometimes you´ll have the impression there is nothing but chaos on the board. You line up a few of your pieces – and the next thing you notice is that they have changed color! The more pieces on the board, more difficult it becomes to predict what will happen. But also the more opportunities you have! So don´t worry: you´ll get your chance. Just stay alert, and you´ll create your own little bit of order in the chaos!”. Imagens do BGG.
O jogo é para 2 players, um com a cor branca e outro com a cor preta. Cada um recebe cinco anéis da sua cor para colocar em um tabuleiro marcado com linhas que formam intersecções triangulares. A cada rodada deve-se mover um dos anéis e quando isso é feito deixa-se uma peça de “rastro” da sua cor.
O objetivo é fazer uma linha com 5 peças da sua cor. Seria fácil se não fosse um detalhe: sempre que um anel passa em cima das peças, elas viram e mudam de cor; a partir disso já pra ter uma idéia de como funciona o gameplay e o componente estratégico do game. Estreei o YINSH contra o meu pai, três partidinhas onde levei a melhor nas três. Agora quero comprar todos da série GIPF.
Reproduzo aqui a resenha do game diretamente do manual dele: “Sometimes you´ll have the impression there is nothing but chaos on the board. You line up a few of your pieces – and the next thing you notice is that they have changed color! The more pieces on the board, more difficult it becomes to predict what will happen. But also the more opportunities you have! So don´t worry: you´ll get your chance. Just stay alert, and you´ll create your own little bit of order in the chaos!”. Imagens do BGG.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Juego de la oca
Quando a gente menos espera acaba encontrando cada pérola. Fui prestar uma consultoria na Setec hoje e fui apresentado ao game "Juego de la oca" ou "The game of goose". É um jogo infantil totalmente desprovido de estratégia, mas olhem só o curioso texto do BGG a respeito dele:
"The Game of Goose is an ancient children's classic, possibly tracing its roots all the way to the Ancient Egyptian game of Mehen which was played in early Old Kingdom times.
Francesco de Medici in Italy sent a copy of this game to King Felipe II of Spain during the 16th century. It became one of the most popular games in Europe during that time.
It turned up later in England under the title New and Entertaining Game of the Golden Goose published by Laurie.
By 1851 it had been copied by the American publisher J.P. Beach of New York who entitled it The Jolly Game of Goose. An 1855 edition was called simply The Game of Goose."
Sem saber do que se tratava, acabei jogando esse aqui; porém, joguei uma versão bizarra com jogarores do Real Madrid no lugar de gansos... é mole? Futebol é a nerdice dos pobres.
"The Game of Goose is an ancient children's classic, possibly tracing its roots all the way to the Ancient Egyptian game of Mehen which was played in early Old Kingdom times.
Francesco de Medici in Italy sent a copy of this game to King Felipe II of Spain during the 16th century. It became one of the most popular games in Europe during that time.
It turned up later in England under the title New and Entertaining Game of the Golden Goose published by Laurie.
By 1851 it had been copied by the American publisher J.P. Beach of New York who entitled it The Jolly Game of Goose. An 1855 edition was called simply The Game of Goose."
Sem saber do que se tratava, acabei jogando esse aqui; porém, joguei uma versão bizarra com jogarores do Real Madrid no lugar de gansos... é mole? Futebol é a nerdice dos pobres.
terça-feira, 12 de maio de 2009
DOMINION
Card game excelente, mas EXCELENTE mesmo, que conferi em uma Joga Sampa há algumas semanas atrás. Acho que dos últimos 50 games que conferi, esse é o que apresenta uma das inovações de gameplay mais legais. Aliás, um fato importante: ouvi dizer que tem gente que era envolvida com o Magic no game design desse título.
Joga-se de 2 a 4 players, cada um é um senhor de terras tentando aumentar seu reino. A grande pegada do game é que você começa com poucas cartas e para vencer deve aumentar seu deck; porém, toda vez que você aumenta o deck com cartas de pontos, corre o risco de comprar cada vez menos cartas com poderes (justamente porque as cartas de ponto ficam saindo na sua mão). Os poderes são variados e oferecem muitos tipos de soluções para cada partida.
O game oferece uns dilemas estratégicos bem bacanas, a arte é fenomenal, não é demorado e há muitas opções de jogo, pois a caixa oferece muitos decks diferentes para incrementar diferentes tipos de jogos. Nesse curto espaço de blog eu não consigo descrever toda a beleza e mecânica desse jogo, por isso, sugiro fortemente uma visita à página oficial dele no Board Game Geek, clicando aqui.
Já coloquei na wishlist, aliás, essa wishlist vai me falir brevemente... Imagens retiradas do famigerado BGG.
Joga-se de 2 a 4 players, cada um é um senhor de terras tentando aumentar seu reino. A grande pegada do game é que você começa com poucas cartas e para vencer deve aumentar seu deck; porém, toda vez que você aumenta o deck com cartas de pontos, corre o risco de comprar cada vez menos cartas com poderes (justamente porque as cartas de ponto ficam saindo na sua mão). Os poderes são variados e oferecem muitos tipos de soluções para cada partida.
O game oferece uns dilemas estratégicos bem bacanas, a arte é fenomenal, não é demorado e há muitas opções de jogo, pois a caixa oferece muitos decks diferentes para incrementar diferentes tipos de jogos. Nesse curto espaço de blog eu não consigo descrever toda a beleza e mecânica desse jogo, por isso, sugiro fortemente uma visita à página oficial dele no Board Game Geek, clicando aqui.
Já coloquei na wishlist, aliás, essa wishlist vai me falir brevemente... Imagens retiradas do famigerado BGG.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Café internacional
Jogo clássico de 1989 que conferi a semana passada. É um tile placement onde cada jogador deve gerenciar as mesas de de um café-bar. Algumas regras devem ser seguidas: 1.as nacionalidades dos fregueses devem ser respeitadas de acordo com as mesas; 2.nunca sentam numa mesa dois homens ou duas mulheres sozinhas; 3.se não há como alocar seu cliente em uma mesa, encaminhe-o para o balcão (e leve pontos negativos se acumular clientes lá).
Bem interessante, leve e com design old school. Faturou um spiel des jahres quando foi lançado. Vale a pena dar uma analisada melhor nele no Board Game Geek principalmente nas fotos que mostram os detalhes do tabuleiro e das peças, clique aqui.
Por mexer com nacionalidades que não se misturam umas com as outras o jogo deixa uma brecha para brincadeiras xenófobas, mas é diversão garantida!
Acima, uma vista melhor do tabuleiro. Imagens retiradas do BGG.
Bem interessante, leve e com design old school. Faturou um spiel des jahres quando foi lançado. Vale a pena dar uma analisada melhor nele no Board Game Geek principalmente nas fotos que mostram os detalhes do tabuleiro e das peças, clique aqui.
Por mexer com nacionalidades que não se misturam umas com as outras o jogo deixa uma brecha para brincadeiras xenófobas, mas é diversão garantida!
Acima, uma vista melhor do tabuleiro. Imagens retiradas do BGG.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Froggy Boggie
Joguinho de memória para crianças. Cada player tem um sapinho que deve dar a volta nas vitórias régias em volta da mesa; para fazer isso devem escapar da vista dos sapos que estão no meio.
Cada player rola dois dados na sua vez e eles indicam um sapo do meio da mesa, o jogador deve levantar um dos olhos dele e se estiver branco deve andar, se estiver marcado deve ficar parado. Quem der a volta nas plantas primeiro, ganha.
Levinho e educativo para kids. Joga-se em até 4 players. Imagens do BGG.
Cada player rola dois dados na sua vez e eles indicam um sapo do meio da mesa, o jogador deve levantar um dos olhos dele e se estiver branco deve andar, se estiver marcado deve ficar parado. Quem der a volta nas plantas primeiro, ganha.
Levinho e educativo para kids. Joga-se em até 4 players. Imagens do BGG.
domingo, 3 de maio de 2009
Hannah Montana - dupla identidade
Neste mês de abril que passou foi lançado pela Copag o jogo Hannah Montana - dupla identidade. Eu ajudei a desenvolver a mecânica do card game que é focado para meninas de 8 a 10 anos.
A mecânica básica é de um rummy game. O pack vem com dois decks de 55 cartas e os coringas são cards termo-ativados, quando vc esfrega as mãos e coloca sobre a superfície é revelado um desenho da personagem da Disney.
Foi muito bacana ter um jogo lançado pela Copag e com certeza mais deles virão na sequência! A arte está caprichadíssima e foi assinada pelo Fábio Michelan, ex-aluno e grande parceiro nas empreitadas de game design.
Acima, o game já colocado no ponto de venda. Já conferi os packs em várias lojas de brinquedos como a PB Kids e a Ri Happy. Clique aqui para ver o produto na página oficial da Copag.
A mecânica básica é de um rummy game. O pack vem com dois decks de 55 cartas e os coringas são cards termo-ativados, quando vc esfrega as mãos e coloca sobre a superfície é revelado um desenho da personagem da Disney.
Foi muito bacana ter um jogo lançado pela Copag e com certeza mais deles virão na sequência! A arte está caprichadíssima e foi assinada pelo Fábio Michelan, ex-aluno e grande parceiro nas empreitadas de game design.
Acima, o game já colocado no ponto de venda. Já conferi os packs em várias lojas de brinquedos como a PB Kids e a Ri Happy. Clique aqui para ver o produto na página oficial da Copag.