Jogo antigão que conferi entre dois hard games em uma euroliga. Hare & Tortoise trata de uma corrida baseada na fábula do Coelho e a Tartaruga.
É muito simples: você joga cartas de cenoura e consulta uma tabela para ver quantas casas anda. O caminho no tabuleiro tem uma série de casas com “poderes” especiais que vão ajudando a andar mais ou menos.
Título bleh, talvez seja bom pra crianças. Difícil de analisar quando a idade tá bem fora do padrão previsto para a mecânica. Nota 5. Imagens do BGG.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Notícia curiosa: Novo Clue incorpora celulares que mandam mensagens de texto ao game
O jogo em termos de mecânica não muda nada, só ganha um aparato para ficar mais caro. Fica o registro pela curiosidade.
Clue: Secrets & Spies is a new twist on the classic board game that adds text messaging to its game play. Players in the game are challenged to stop the nefarious Agent Black, who is plotting an assortment of evil capers. To do so, they must go undercover as international agents, complete missions and attend secret meetings. An included "spy light" can be used to reveal secrets, while players' cell phones can be used to receive Spy Text messages that could help or hinder their game. Players need only text the word "SPY" to 90445 to start receiving messages, which will number six in total during the course of a game. Participating mobile operators are AT&T, T-Mobile US, Nextel, Boost, Virgin, US Cellular, NTelos, Dobson, Sprint, Verizon Wireless and Cincinnati Bell Wireless; the cost of text messages is not included in the game's USD 24.99 price.
Dica do Diogão.
Clue: Secrets & Spies is a new twist on the classic board game that adds text messaging to its game play. Players in the game are challenged to stop the nefarious Agent Black, who is plotting an assortment of evil capers. To do so, they must go undercover as international agents, complete missions and attend secret meetings. An included "spy light" can be used to reveal secrets, while players' cell phones can be used to receive Spy Text messages that could help or hinder their game. Players need only text the word "SPY" to 90445 to start receiving messages, which will number six in total during the course of a game. Participating mobile operators are AT&T, T-Mobile US, Nextel, Boost, Virgin, US Cellular, NTelos, Dobson, Sprint, Verizon Wireless and Cincinnati Bell Wireless; the cost of text messages is not included in the game's USD 24.99 price.
Dica do Diogão.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
El Grande
Jogaço de area control que o Stein me apresentou recentemente. É direto e reto: no mapa da Espanha, cada jogador tem que posicionar seus caballeros para conquistar território e supremacia de pontos perante a doação de favores reais.
Tem elementos fantásticos, a começar pelo tabuleiro que é um show de design e possui uma penca de expansões. O tabuleiro ainda comporta uma torre (de verdade) onde cada player faz apostas secretas de caballeros e aí entra um elemento de memória para somar a diversão.
As cartas oferecem uma série de ações estratégias que deixam o game sempre com cara de novo cada vez que você joga. Esse aqui possui uma curva de aprendizado bem legal, pois realmente é daqueles que você precisa jogar algumas vezes pra dominar o mecanismo básico. Fora tudo isso ainda tem leilão e apostas secretas com lances de incerteza que podem prejudicar uma jogada inteira.
Esse já entrou na wishlist e já consegui encomendar com um brother que está em paragens europeias! Jogaço!
Imagens do BGG.
Tem elementos fantásticos, a começar pelo tabuleiro que é um show de design e possui uma penca de expansões. O tabuleiro ainda comporta uma torre (de verdade) onde cada player faz apostas secretas de caballeros e aí entra um elemento de memória para somar a diversão.
As cartas oferecem uma série de ações estratégias que deixam o game sempre com cara de novo cada vez que você joga. Esse aqui possui uma curva de aprendizado bem legal, pois realmente é daqueles que você precisa jogar algumas vezes pra dominar o mecanismo básico. Fora tudo isso ainda tem leilão e apostas secretas com lances de incerteza que podem prejudicar uma jogada inteira.
Esse já entrou na wishlist e já consegui encomendar com um brother que está em paragens europeias! Jogaço!
Imagens do BGG.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Fits
É o TETRIS de mesa do Reiner Knizia! Jogo excelente que chegou nas prateleiras da Ludus recentemente e me surpreendeu pela mecânica e pela qualidade dos materiais.
A brincadeira é muito simples: 1) todos tem uma rampa para deslizar peças (todos tem o mesmo número delas) 2) uma carta de peça é sorteada e você deve encaixa-la da melhor maneira possível 3) no final de cada rodada linha dá ponto e espaço vazio tira ponto.
É genial! Tem um sistema de trocar a cartela do fundo e adicionar novos desafios e expansões. Já coloquei na lista de compras!
Fazia tempo que não jogava nada legal do Knizia e esse surpreendeu pela simplicidade e mecânica.
Imagens do BGG.
A brincadeira é muito simples: 1) todos tem uma rampa para deslizar peças (todos tem o mesmo número delas) 2) uma carta de peça é sorteada e você deve encaixa-la da melhor maneira possível 3) no final de cada rodada linha dá ponto e espaço vazio tira ponto.
É genial! Tem um sistema de trocar a cartela do fundo e adicionar novos desafios e expansões. Já coloquei na lista de compras!
Fazia tempo que não jogava nada legal do Knizia e esse surpreendeu pela simplicidade e mecânica.
Imagens do BGG.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Novos cards colecionáveis nas embalagens de salgadinhos
Para quem der um pulo nos supermercados e padarias poderá se deparar com as novas coleções de cardgames promocionais da Elma Chips. São duas coleções distintas: VAMPIROS e FUTEBOL BRASILEIRO.
A coleção VAMPIROS chega com cards em forma de caixão e temática de terror.
A coleção FUTEBOL BRASILEIRO chega no Cheetos com Surpresa e vem em formato 3D. Você puxa duas etiquetas e o jogador "popa" do card.
Mecânica é a de sempre: super trunfo. Falta uma inovação nesse quesito e com certeza falta uma interação maior na web para aumentar a experiência do game.
Acho que dentro dessa linha de interação com as embalagens de salgadinho ainda está liderando a ação de realidade aumentada de Doritos Sweet Chili, onde você coleciona os monstrinhos capturados pela câmera do micro em um esquema de rede social.
Por hoje é só.
A coleção VAMPIROS chega com cards em forma de caixão e temática de terror.
A coleção FUTEBOL BRASILEIRO chega no Cheetos com Surpresa e vem em formato 3D. Você puxa duas etiquetas e o jogador "popa" do card.
Mecânica é a de sempre: super trunfo. Falta uma inovação nesse quesito e com certeza falta uma interação maior na web para aumentar a experiência do game.
Acho que dentro dessa linha de interação com as embalagens de salgadinho ainda está liderando a ação de realidade aumentada de Doritos Sweet Chili, onde você coleciona os monstrinhos capturados pela câmera do micro em um esquema de rede social.
Por hoje é só.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
The name of the rose
O genial Mago Marcos nos apresentou este título semanas atrás. Baseado no livro de Umberto Eco, o Nome da Rosa, o game recria a história do romance em que um crime é investigado em um mosteiro por uma dupla de detetives (no filme Sean Connery e Christian Slater). O jogo roda em 7 dias e possui uma roda de tempo onde as ações vão contando horas no decorrer de cada ação dos jogadores.
Adorei a mecânica onde cada player possui sua cor de monge secreta e todos tem que deduzir quem é o assassino através da observação de cada um no decorrer da partida. Tem horas que o blefe é essencial, você deve privilegiar um monge que não o da sua cor para despistar as suspeitas em cima de você.
O tabuleiro é show de bola no quesito arte. Os conceitos de marcação de pontos varia entre dois atributos: suspeita e culpa.
Muito legal em todos os sentidos, aliás, vale dizer que tem outro jogo excelente baseado em um romance que é o Pillar´s of the Earth do Ken Follet. Acho que vai entrar na wishlist. Imagens do BGG.
Adorei a mecânica onde cada player possui sua cor de monge secreta e todos tem que deduzir quem é o assassino através da observação de cada um no decorrer da partida. Tem horas que o blefe é essencial, você deve privilegiar um monge que não o da sua cor para despistar as suspeitas em cima de você.
O tabuleiro é show de bola no quesito arte. Os conceitos de marcação de pontos varia entre dois atributos: suspeita e culpa.
Muito legal em todos os sentidos, aliás, vale dizer que tem outro jogo excelente baseado em um romance que é o Pillar´s of the Earth do Ken Follet. Acho que vai entrar na wishlist. Imagens do BGG.
sábado, 17 de outubro de 2009
Peste Negra - ela voltou pra coleção!
Há mais de um ano eu falei aqui no blog sobre um bizarro game chamado Peste Negra (Black Death), onde cada player é uma doença e o objetivo é dizimar o maior número de pessoas.
O meu rasgou e estragou, mas essa semana adquiri um novo pela módica quantia de R$ 3,00.
Esse título é genial pela barbaridade do tema e os detalhes mórbidos do tabuleiro, como essa tabela abaixo:
Pra alegrar o fim de semana. Saludos!
O meu rasgou e estragou, mas essa semana adquiri um novo pela módica quantia de R$ 3,00.
Esse título é genial pela barbaridade do tema e os detalhes mórbidos do tabuleiro, como essa tabela abaixo:
Pra alegrar o fim de semana. Saludos!
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
El padrino (don pepe)
Jogo da Hasbro que já pintou em terras brasileiras com o nome de “O Grande Chefão”. Cada player lidera uma gangue de mafiosos em uma mesa de jantar. No decorrer da partida é possível atirar, mandar facas e “invocar” um bolo com dinamite.
É para criança, mas é bem enjoativo. No começo é engraçado pela ambientação, mas se perde no timing, pois cada partida dura mais do que deveria.
Nota baixa pra esse aqui. Imagens do BGG.
É para criança, mas é bem enjoativo. No começo é engraçado pela ambientação, mas se perde no timing, pois cada partida dura mais do que deveria.
Nota baixa pra esse aqui. Imagens do BGG.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Roteiro Gastronômico Gamer
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
El Capitán Alatriste
Pense em um jogo ruim. Agora pense em muito ruim. Agora eu te apresento El Capitán Alatriste, um boardgame baseado numa série espanhola de livros de aventura que leva o mesmo nome.
A ambientação favorece um bom game: espadachins, Madrid, duelos, caçadores de recompensa... mas, o game não passa de um banco imobiliário onde os players tem que ficar se enfrentando para ganhar fama e acessar áreas restritas do tabuleiro. A mecânica é ruim e o jogo é daqueles que pode durar uma eternidade.
Olha, é difícil eu meter o pau assim em algum game, mas esse é ruim demais. Ou fazendo o tracadilho mais óbvio: é bem triste.
Imagens do BGG.
A ambientação favorece um bom game: espadachins, Madrid, duelos, caçadores de recompensa... mas, o game não passa de um banco imobiliário onde os players tem que ficar se enfrentando para ganhar fama e acessar áreas restritas do tabuleiro. A mecânica é ruim e o jogo é daqueles que pode durar uma eternidade.
Olha, é difícil eu meter o pau assim em algum game, mas esse é ruim demais. Ou fazendo o tracadilho mais óbvio: é bem triste.
Imagens do BGG.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Dragon Delta
Dragon Delta é um game com ambientação oriental, onde os players são trabalhadores atravessando ilhas no Delta do Rio Dragão. Para atravessar o rio, cada jogador deve colocar pedras nas pequenas ilhas e usar tábuas para criar pontes, assim é possível chegar até o outro lado e ganhar o jogo.
A sofisticação de layout vem com as pontes de tábua que realmente montam em 3D no tabuleiro. Cada um tem que escolher bem que peça usar pois não vale ficar medindo para ver se encaixa certo na distância (se não alcança, o player perde a peça).
Cada um escolhe 5 ações de 13 a cada rodada e todo mundo vai abrindo simultaneamente e realizando os poderes de colocar pedra, tábua, destruir ponte, anular a jogada inimiga, etc. A princípio é legal, mas achei um, pouco longo demais, o timing do jogo é ruim pois tem um momento em que todo mundo trava a jogada alheia e depois refaz a mesma coisa em loop. Nota 6.5 pra esse.
Imagens do BGG.
A sofisticação de layout vem com as pontes de tábua que realmente montam em 3D no tabuleiro. Cada um tem que escolher bem que peça usar pois não vale ficar medindo para ver se encaixa certo na distância (se não alcança, o player perde a peça).
Cada um escolhe 5 ações de 13 a cada rodada e todo mundo vai abrindo simultaneamente e realizando os poderes de colocar pedra, tábua, destruir ponte, anular a jogada inimiga, etc. A princípio é legal, mas achei um, pouco longo demais, o timing do jogo é ruim pois tem um momento em que todo mundo trava a jogada alheia e depois refaz a mesma coisa em loop. Nota 6.5 pra esse.
Imagens do BGG.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Rat-a-Tat Cat
Card game levinho e rápido, que inclusive está sendo lançado em terras brazucas pela Art Games (fica a dica pra quem curte prestigiar o "mercado" nacional de games). Todo mundo começa com 4 cartas na mesa e o objetivo é obter o menor valor de pontos trocando cartas descartardas numa pilha ou comprando novas do monte.
Tem elementos de memória e pode agradar o público infantil e não-gamers. Em essência é um rummy disfarçado com uma temática de desenho animado. Bacaninha e com a arte bem caprichadinha. Imagens do BGG.
Tem elementos de memória e pode agradar o público infantil e não-gamers. Em essência é um rummy disfarçado com uma temática de desenho animado. Bacaninha e com a arte bem caprichadinha. Imagens do BGG.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Le Havre
Se você jogou Agricola (também do Uwe Rosenberg) provavelmente vai gostar deste aqui. Le Havre utiliza o mesmo mecanismo de escolha de ações do seu irmão mais velho, só que aqui as ações são muito mais limitadas e é possível utilizar “poderes” de oponentes mediante pagamento.
Esse aqui eu achei menos complexo e mais estratégico que o Agricola. Tudo se passa em um porto, os players devem vender, comprar, estocar e exportar mercadorias. Através de uma série de prédios especiais é possível dar upgrades em produtos, comprar barcos para fazer viagens e conseguir comida.
Como no Agricola, aqui temos que pagar comida a cada fim de rodada de maneira exponencial. Gostei bastante. Agradecimento ao Cido que apresentou numa das últimas euroligas.
Imagens do BGG.
Esse aqui eu achei menos complexo e mais estratégico que o Agricola. Tudo se passa em um porto, os players devem vender, comprar, estocar e exportar mercadorias. Através de uma série de prédios especiais é possível dar upgrades em produtos, comprar barcos para fazer viagens e conseguir comida.
Como no Agricola, aqui temos que pagar comida a cada fim de rodada de maneira exponencial. Gostei bastante. Agradecimento ao Cido que apresentou numa das últimas euroligas.
Imagens do BGG.
domingo, 4 de outubro de 2009
Pega o Pinguim vídeo tutorial
Comentei há alguns posts atrás sobre o genial Pega o Pinguim da dupla Zatz e Halaban. Segue agora o vídeo de YouTube com mais explicações e detalhes do gameplay.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Cave Troll
Jogo rápido, levinho e com temática que agrada aos fãs do gênero fantasia medieval. Cave Troll é um game de posicionamento de personagens em um tabuleiro que simula um calabouço.
A cada rodada, compra-se cartas de um deck individual e com um número de ações limitadas é possível colocar personagens, move-los ou usar poderes.
Logicamente cada personagem tem um poder que deixa cada situação mais ou menos estratégica. É um pack bem bonitinho de jogo, recheado de miniaturas e cards legais, porém é um pouco enjoativo no longo prazo.
Imagens do BGG.
A cada rodada, compra-se cartas de um deck individual e com um número de ações limitadas é possível colocar personagens, move-los ou usar poderes.
Logicamente cada personagem tem um poder que deixa cada situação mais ou menos estratégica. É um pack bem bonitinho de jogo, recheado de miniaturas e cards legais, porém é um pouco enjoativo no longo prazo.
Imagens do BGG.