Este game se passa em 5 períodos de indústrias e tecnologias específicas; começa com a construção das primeiras olarias e fábricas de carvão e termina com o levantamento de produtoras de tecnologia e comunicação. Os players são os administradores dessas fábricas e devem erguer uma por uma para marcar pontos e ganhar dinheiro para reinvestir em outros empreendimentos.
A mecânica básica é de apostas em um estranho leilão que basicamente funciona assim:
1.O Starting Player escolhe um de três recursos para ser leiloado;
2.o segundo jogador dá um lance único e segue dessa maneira;
3.Quando chega novamente no Starting player ele decide se vende o recurso pelo maior valor pegando o dinheiro ou se fica com o material pra si;
É um pouco complicado de explicar mesmo. Mas, pareceu diferente a princípio. Numa primeira olhada eu gostei bastante da mecânica de comprar recursos de outros players para cumprir seus objetivos pessoais e pontuar.
Outra coisa que agradou é a grande quantidade de recursos no game que você pode combinar de diferentes eras industriais para pontuar mais no final.
A arte é bem legal, as partidas são rápidas e foi mais um título apresentado pelo amigo Macri. Imagens do BGG.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Big Points
Jogo abstrato da série Easy Play, que como o próprio nome diz, é referente a games com explicação simples e jogabilidade leve. Big Points é um game abstrato de colecionar peças.
Cada player mexe uma peça até a cor igual a da mesma mais próxima. Em seguida pega a peça da cor que está frente. Conforma as peças vão sendo colecionadas, os peões se aproximam de uma escada e conforme vão chegando determinam a pontuação de cada um dos discos.
Simples, assim. Bem gostoso de jogar. Excelente para apresentar para os iniciantes e jogar entre jogos pesados. Imagens do BGG.
Cada player mexe uma peça até a cor igual a da mesma mais próxima. Em seguida pega a peça da cor que está frente. Conforma as peças vão sendo colecionadas, os peões se aproximam de uma escada e conforme vão chegando determinam a pontuação de cada um dos discos.
Simples, assim. Bem gostoso de jogar. Excelente para apresentar para os iniciantes e jogar entre jogos pesados. Imagens do BGG.
Bom fim de semana.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Zombie Dice
Este chegou no último contrabando de games que eu fiz e veio integrar a lista de "jogos/tranqueiras sem sentido e que fazem a alegria em um bar". Zombie Dice é um game totalmente despretensioso de mecânica e que vem em um pack bem simpático (só o fato de ser "zumbi" a temática, já é legal).
No game cada player é um zumbi. Basicamente você rola três dados na sua vez: dado com cérebro é ponto marcado, dado com explosão significa que você tomou um tiro de escopeta e o desenho de pegadas significa que a vítima fugiu.
Sempre é possível rolar novamente o dado de "pegadas" somando mais dados até completar três, mas se aparecerem três tiros, você está fora. O vídeo abaixo explica melhor o processo:
Imagens do BGG.
No game cada player é um zumbi. Basicamente você rola três dados na sua vez: dado com cérebro é ponto marcado, dado com explosão significa que você tomou um tiro de escopeta e o desenho de pegadas significa que a vítima fugiu.
Sempre é possível rolar novamente o dado de "pegadas" somando mais dados até completar três, mas se aparecerem três tiros, você está fora. O vídeo abaixo explica melhor o processo:
Imagens do BGG.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Touch of evil
Touch of Evil é daquelas grande produções de board game. Produzido pela Flying Frog é uma produção portentosa com fotos, ilustrações, miniaturas, dados, etc. A história é simples: um monstro é sorteado e os players devem investigar o tabuleiro para conseguir recursos para deter o bicho.
Confesso que deixou um pouco a desejar. É um pack cheio de componentes, mas a mecânica em si acaba se perdendo e ficando um pouco perdida no meio de tanta coisa. Em alguns momentos o jogo gira em torno de ficar andando no tabuleiro para matar monstros e pegar experiência para comprar mais coisas e pegar o chefão final. Tem horas que a estratégia toda vai pro ralo com jogadas de dados que me pareceram exageradas por vários momentos.
Estou um pouco sem tempo essa semana, devido ao mestrado, então reforço nas palavras do fabricante um resumo mais elaborado do game: "Tis’ the dawn of the 19th century; an age of science, superstition, and witchcraft. Howling fills the night as a full moon rises over the small, secluded village of Shadowbrook. Gruesome murders have become a daily occurrence and terror haunts the streets at night. An evil creature has taken up residence here and the countryside is engulfed by a tide of darkness. But all is not lost…not yet.
Como sempre vale a experiência e acho que vale a pena jogar de novo. Talvez com outra aventura do pack.
Confesso que deixou um pouco a desejar. É um pack cheio de componentes, mas a mecânica em si acaba se perdendo e ficando um pouco perdida no meio de tanta coisa. Em alguns momentos o jogo gira em torno de ficar andando no tabuleiro para matar monstros e pegar experiência para comprar mais coisas e pegar o chefão final. Tem horas que a estratégia toda vai pro ralo com jogadas de dados que me pareceram exageradas por vários momentos.
Estou um pouco sem tempo essa semana, devido ao mestrado, então reforço nas palavras do fabricante um resumo mais elaborado do game: "Tis’ the dawn of the 19th century; an age of science, superstition, and witchcraft. Howling fills the night as a full moon rises over the small, secluded village of Shadowbrook. Gruesome murders have become a daily occurrence and terror haunts the streets at night. An evil creature has taken up residence here and the countryside is engulfed by a tide of darkness. But all is not lost…not yet.
A small group of heroic individuals, with the courage and strength to fight, have arrived in town. Some just passing through while others have come with a purpose; but all will be put to the test as they race to save this cursed town from falling into darkness. It will take a cunning mind and strength of spirit to determine who is friend and who is foe… to solve the mysteries and hunt the beast to its lair.
But the secrets of Shadowbrook run deep. Gossip and rumors run rampant and these few Heroes may soon discover that they are outsiders here and this town is already so rotten from within there is little left to save."Como sempre vale a experiência e acho que vale a pena jogar de novo. Talvez com outra aventura do pack.
Ahhh, sim, no BGG você encontra várias customizações e fotos com os "atores" que aparecem nas fotos das cartas. Acesse, clicando aqui.
domingo, 22 de agosto de 2010
Ótimo ensinamento
Li, gostei e divido aqui:
"Jogos são uma tentativa voluntária de vencer obstáculos desnecessários" - Bernard Suits, p.55
SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life and Utopia. EUA: Broadview Press, 2005
"Jogos são uma tentativa voluntária de vencer obstáculos desnecessários" - Bernard Suits, p.55
SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life and Utopia. EUA: Broadview Press, 2005
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Service compris
Traduzindo do francês: "Serviço incluído". Uma versão medieval fantasia de um game de mafiosos chamado "Family Business". Cada jogador controla uma família de criaturas de fantasia (orc, goblin, dríade, etc.) e deve utilizar cartas especiais para eliminar as famílias alheias.
As cartas jogam membros das famílias em um tabuleiro que simula a mesa de jantar de um ogro da floresta. Conforme a mesa vai enchendo, os personagens vão andando e sendo devorados. Ganhei este aqui do meu primo que voltou de viagem das Europa.
Temática de humor-macabro-culinário. Imagem do BGG.
As cartas jogam membros das famílias em um tabuleiro que simula a mesa de jantar de um ogro da floresta. Conforme a mesa vai enchendo, os personagens vão andando e sendo devorados. Ganhei este aqui do meu primo que voltou de viagem das Europa.
Temática de humor-macabro-culinário. Imagem do BGG.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Fantasy
Um card game de set collection com temática de fantasia medieval. Joga-se de 2 a 4 players e cada rodada obrigatoriamente um personagem deve ser baixado na mesa e seu poder deve ser ativado. Durante uma partida é comum os players roubarem cartas do oponente, trocar de mão, etc.
Quam faz o maior número de personagens em sua floresta vence.
Imagens do BGG. Jogado recentemente em uma leva europeia que meu primo adquiriu.
Quam faz o maior número de personagens em sua floresta vence.
Imagens do BGG. Jogado recentemente em uma leva europeia que meu primo adquiriu.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Vegas Showdown
Neste jogo os players assumem o papel de empresários construindo hotéis cassino em Las Vegas. Cada jogador possui um tabuleiro com três áreas disitintas onde devem ir adquirindo tiles - através de leilões - para montar seus empreendimentos.
A mecânica é sem novidade e é resolvida em um tabuleiro central onde peças de "ambientes" são leiloadas, como: restaurante, máquinas de jackpot, lounge, mesas de poker, etc. Uma vez comprados, os tiles devem ser organizados nos tabuleiros individuais de maneira que sempre haja uma conexão lógica entre eles.
Para ter um restaurante é preciso ter uma cozinha antes e assim por diante. A pontuação é feita em função de preenchimento dos tiles nos tabuleiros individuais.
Imagens do BGG.
A mecânica é sem novidade e é resolvida em um tabuleiro central onde peças de "ambientes" são leiloadas, como: restaurante, máquinas de jackpot, lounge, mesas de poker, etc. Uma vez comprados, os tiles devem ser organizados nos tabuleiros individuais de maneira que sempre haja uma conexão lógica entre eles.
Para ter um restaurante é preciso ter uma cozinha antes e assim por diante. A pontuação é feita em função de preenchimento dos tiles nos tabuleiros individuais.
Imagens do BGG.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Im Märchenwald
Ou traduzindo do alemão, algo como "Na floresta encantada". Esse é da série pequenas caixas, grandes diversões. Vem na mesma linha de games como Meuterer, Verrater e Bayon. Im Märchenwald é um jogo de memória colaborativo bem curioso e que até levou um prêmio pela interessante mecânica.
Um grid de 7x7 cartas é montado na mesa e os players devem ir tentando achar uma sequência de objetos para salvar a princesa amaldiçoada. Alguns gnomos também estão atrás dos objetos e se todos os inimigos aparecerem, o jogo está perdido. Cada player em sua vez revela uma carta e a desvira novamente até que os objetos sejam cumpridos. Lembrou, de alguma maneira, o clássico Dawn Under.
Joga-se em um modo solitário ou em até 8 pessoas. Esse agrada todo mundo e é excelente pra levar na mochila pra viagens; conferi numa leva de jogos que meu primo trouxe da Europa. Imagens do BGG.
Um grid de 7x7 cartas é montado na mesa e os players devem ir tentando achar uma sequência de objetos para salvar a princesa amaldiçoada. Alguns gnomos também estão atrás dos objetos e se todos os inimigos aparecerem, o jogo está perdido. Cada player em sua vez revela uma carta e a desvira novamente até que os objetos sejam cumpridos. Lembrou, de alguma maneira, o clássico Dawn Under.
Joga-se em um modo solitário ou em até 8 pessoas. Esse agrada todo mundo e é excelente pra levar na mochila pra viagens; conferi numa leva de jogos que meu primo trouxe da Europa. Imagens do BGG.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Toc Toc Toc!
Party Game do Faidutti com partidas que não passam de 10 minutos. Cada jogador comanda uma festa de monstros e o objetivo é, através de blefe, empurrar os tranqueiras para a casa dos adversários e ficar com as pessoas legais na sua mesa.
Para inciantes. Ilustrações divertidas. Imagens do BGG.
Para inciantes. Ilustrações divertidas. Imagens do BGG.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Oregon
Adorei esse game. Rápido de explicar, fácil de jogar e com possibilidades bem interessantes em relação ao gamepaly. Oregon é um jogo sobre colonização de novas terras americanas. Através de uma mecânica de cruzamento de cartas, os players devem posicionar seus imigrantes nas áreas mais privilegiadas do tabuleiro entre um eixo X e um eixo Y.
As áreas privilegiadas são os tiles de cidade, minas, igrejas, etc. Para cair em cima delas é preciso ter uma carta com símbolo correspondente na horizontal e outro na vertical do tabuleiro. Quando o meeple cowboy é colocado adjacente à região privilegiado ele pontua imediatamente. Logicamente os espaços são limitados, o que força você ficara tento ao tabuleiro todo antes de cada posicionamento.
Outro detalhe é que alguns tipos de construção possuem terreno específico para serem alocadas, logo é possível posicionar um tile prevendo melhores lugares para seus trabalhadores.
As áreas privilegiadas são os tiles de cidade, minas, igrejas, etc. Para cair em cima delas é preciso ter uma carta com símbolo correspondente na horizontal e outro na vertical do tabuleiro. Quando o meeple cowboy é colocado adjacente à região privilegiado ele pontua imediatamente. Logicamente os espaços são limitados, o que força você ficara tento ao tabuleiro todo antes de cada posicionamento.
Outro detalhe é que alguns tipos de construção possuem terreno específico para serem alocadas, logo é possível posicionar um tile prevendo melhores lugares para seus trabalhadores.
Achei interessante. Apresentado pelo amigo Macri. Imagens do BGG.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Finca
Game ambientado na ilha de Mallorca onde os players devem coletar coleções de seis tipos de frutas diferentes para atender o comércio de vilas do local. Jogo que chegou a ficar entre os finalistas para pegar um troféu Spiel, mas não levou por pouco.
A mecânica é muito simples e baseada em um rondel de opções que dá aos players uma série de opções para coletar as frutas e conseguir o burrinho para transporte até às vilas. Uma vez que todas as entregas são feitas em um território, uma fazenda (Finca) é construída.
Jogo leve de 40 minutos. Apresentado pelo amigo Macri em uma noite de jogatina.
Imagens do BGG.
A mecânica é muito simples e baseada em um rondel de opções que dá aos players uma série de opções para coletar as frutas e conseguir o burrinho para transporte até às vilas. Uma vez que todas as entregas são feitas em um território, uma fazenda (Finca) é construída.
Jogo leve de 40 minutos. Apresentado pelo amigo Macri em uma noite de jogatina.
Imagens do BGG.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Hamburgum
Jogo ambientado no século XVII, na cidade alemã de mesmo nome. Em Hamburgum os players devem construir catedrais por diversas áreas da cidade. Eu havia começado uma partida deste game uma vez, mas não levamos até o fim, agora conferido 100% ganha uma resenha.
Para isso, utilizam um rondel com escolha de ações baseadas em comércio (compra e venda de produtos), produção de bens (cerveja, roupas e açúcar), construção de navios, construção de prédios comerciais e construção de catedrais.
Imagens do BGG.
Para isso, utilizam um rondel com escolha de ações baseadas em comércio (compra e venda de produtos), produção de bens (cerveja, roupas e açúcar), construção de navios, construção de prédios comerciais e construção de catedrais.
Imagens do BGG.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Neuroshima Hex
Como bem definiu o amigo Tola, Neuroshima Hex é o Carcassonne de porrada. É um boardgame baseado no universo Neuroshima de RPG, um futuro catástrofe dominado por máquinas de guerra, mutantes e uma resistência humana. Esse título veio em uma última leva de compras que fiz recentemente.
O jogo é assimétrico, com 4 exércitos bem distintos pra jogar. Cada jogador faz uma pilha de tiles e vai colocando-os no tabuleiro nas posições mais estratégicas; o tile com ícone de combate inicia uma rodada de porradaria e os efeitos de combate são resolvidos.
Os tiles de guerreiros possuem uma iniciativa e tudo é resolvido do número maior para o menor. Algumas vezes uma boa estratégia é frustrada por que suas peça tem iniciativa baixa e é destruída por uma outra com iniciativa maior. Além disso, há cartas de oficiais que dão poderes extras para as figuras adjacentes. Vale ressaltar que os tiles são muito bem resolvidos com ícones que facilitam bastante a ação no tabuleiro.
O objetivo do jogo é tirar o máximo de vida do quartel general do oponente. Estética bem legal e partidas que não passam de 35 minutos. É ótimo em 2 players, mas tem um modo que jogam de 3 a 4 também.
Imagens do BGG.
O jogo é assimétrico, com 4 exércitos bem distintos pra jogar. Cada jogador faz uma pilha de tiles e vai colocando-os no tabuleiro nas posições mais estratégicas; o tile com ícone de combate inicia uma rodada de porradaria e os efeitos de combate são resolvidos.
Os tiles de guerreiros possuem uma iniciativa e tudo é resolvido do número maior para o menor. Algumas vezes uma boa estratégia é frustrada por que suas peça tem iniciativa baixa e é destruída por uma outra com iniciativa maior. Além disso, há cartas de oficiais que dão poderes extras para as figuras adjacentes. Vale ressaltar que os tiles são muito bem resolvidos com ícones que facilitam bastante a ação no tabuleiro.
O objetivo do jogo é tirar o máximo de vida do quartel general do oponente. Estética bem legal e partidas que não passam de 35 minutos. É ótimo em 2 players, mas tem um modo que jogam de 3 a 4 também.
Imagens do BGG.