O post de número 750 do Game Analyticz pede um bom game como comemoração. Escolhi o último título que faltava para minha coleção do GIPF Project, que é o TAMSK. Este título está difícil de achar pra comprar, mas eu acabei escavando um em uma das lojas que visitei em Budapest na recente ida para a Hungria.
TAMSK é o mais esqusito de todos os games da série GIPF pois ele trabalha com uma variável bem distinta dos demais títulos que é "pressão do tempo". Cada jogar tem que se livrar do maior número possível de anéis pelo tabuleiro, cada vez que mexe uma ampulheta pode deixar um deles em cima do local ocupado.
Detalhe curioso: sempre que você move a ampulheta deve virar a mesma de cabeça pra baixo, pois se uma ampulheta fica sem areia caindo ela está fora do jogo. Ou seja, você tem que ficar gerenciando três ampulhetas o tempo todo para ter como colocar o máximo de anéis nos espaços disponíveis no tabuleiro.
Para cada jogador controlar o adversário há uma ampulheta de 15 segundos (para evitar manipulações).
Gostei bastante pela esquisitice.
Imagens do BGG (ahhh, a areia da foto é só decoração).
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Neuron
Neuron é um game abstrato de colocação de tiles do mestre Knizia. Este jogo foi lançado este ano e foi um dos títulos/novidades que eu adquiri na minha viagem pelas terras húngaras. Já joguei uma meia dúzia de partidas e posso dizer, seguramente, que este aqui virou um dos meus favoritos; pelo dinamismo, rejogabilidade e rapidez das partidas.
Em Neuron os players devem montar redes de sinapses/ideias colocando cores que formem sequências através dos tiles. Os cantos das peças são conectados por quatro cores diferentes.
Quando um tile é colocado imediatamente o player deve verificar quantas redes neuronais ele formou, para pontuar em cima delas. Quem monta as maiores sequências ganha o jogo.
Detalhe curioso: o game vem com um set de tiles hexagonais (modo fácil) e um set de tiles quadrados (modo difícil); joga-se em até quatro players e há a possibilidade de usar Neuron como um solitaire game, nos moldes de puzzle. Há também a modalidade shift square que permite que os tiles quadrados sejam montados de forma assimétrica.
Imagens do BGG.
Em Neuron os players devem montar redes de sinapses/ideias colocando cores que formem sequências através dos tiles. Os cantos das peças são conectados por quatro cores diferentes.
Quando um tile é colocado imediatamente o player deve verificar quantas redes neuronais ele formou, para pontuar em cima delas. Quem monta as maiores sequências ganha o jogo.
Detalhe curioso: o game vem com um set de tiles hexagonais (modo fácil) e um set de tiles quadrados (modo difícil); joga-se em até quatro players e há a possibilidade de usar Neuron como um solitaire game, nos moldes de puzzle. Há também a modalidade shift square que permite que os tiles quadrados sejam montados de forma assimétrica.
Imagens do BGG.
sábado, 23 de outubro de 2010
Zombie State: diplomacy of the dead
Por indicação do Maurício Torselli adquiri este título. Já é um jogo legal por ter temática de zumbi, além disso possui uma mecânica bem divertida. Em Zombie State: diplomacy of the dead cada jogador deve cuidar de uma região do mundo evitando que ela seja destruída por mortos vivos. Em termos de história é o de sempre: um vírus que transforma pessoas em zumbis escapa de um laboratório e o resto todos já sabem.
É um controle de área às avessas. Você tem que proteger seu território dos invasores e se possível enviar os atacantes para áreas vizinhas. Em resumo, essa é a mecânica principal.
O game vem com um pack gigantesco de componentes. Muitos dados coloridos, tiles, cartas, miniaturas de castelo, miniaturas de tanque, etc. Porém tudo é muito feio, o layout de tudo é bem horroroso no game. O que acaba dando um ar engraçado ao game ( o tabuleiro, por exemplo, parece que foi feito num Corel Draw boqueta).
O jogo é um pouco longo também. Em cinco pessoas chega a 3 horas, o que pode desagradar e cansar alguns. No geral eu gostei bastante, é para 2 a 5 players, mas com 4/5 que efetivamente fica bem legal.
É um controle de área às avessas. Você tem que proteger seu território dos invasores e se possível enviar os atacantes para áreas vizinhas. Em resumo, essa é a mecânica principal.
O game vem com um pack gigantesco de componentes. Muitos dados coloridos, tiles, cartas, miniaturas de castelo, miniaturas de tanque, etc. Porém tudo é muito feio, o layout de tudo é bem horroroso no game. O que acaba dando um ar engraçado ao game ( o tabuleiro, por exemplo, parece que foi feito num Corel Draw boqueta).
O jogo é um pouco longo também. Em cinco pessoas chega a 3 horas, o que pode desagradar e cansar alguns. No geral eu gostei bastante, é para 2 a 5 players, mas com 4/5 que efetivamente fica bem legal.
Novamente: por ser de zumbi ganha uns pontos a mais no score geral de qualidade. É daqueles títulos que com certeza vai ter muitas expansões.
O jogo é de uma editora independente que pelo visto só vai lançar games de zumbis. Imagens do BGG.
O jogo é de uma editora independente que pelo visto só vai lançar games de zumbis. Imagens do BGG.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
La Città
Jogo de controle de área onde os jogadores constroem cidades em territórios da Itália. Tive um desempenho péssimo na minha primeira partida, em parte por causa de um sono carnívoro que estava assolando minha alma. Quero jogar de novo para explorar melhor as possibilidades do game.
Basicamente o game se fecha em 6 rodadas. Cada jogador faz cinco de muitas ações disponíveis no tabuleiro tentando sempre deixar sua cidade mais atrativa. São três os itens que podem aumentar o valor de uma cidade: saúde, arte e educação; uma vez que sua cidade começa a crescer nestes atributos ela atrai população de outros jogadores.
O objetivo é crescer a cidade e sua população, porém há um cuidado especial em produzir alimento para toda as pessoas. Se você não alimenta seu povo, perde ações e perde pontos. É preciso saber dosar para não obter muita gente e não dar conta de alimentar.
Imagens do BGG.
Basicamente o game se fecha em 6 rodadas. Cada jogador faz cinco de muitas ações disponíveis no tabuleiro tentando sempre deixar sua cidade mais atrativa. São três os itens que podem aumentar o valor de uma cidade: saúde, arte e educação; uma vez que sua cidade começa a crescer nestes atributos ela atrai população de outros jogadores.
O objetivo é crescer a cidade e sua população, porém há um cuidado especial em produzir alimento para toda as pessoas. Se você não alimenta seu povo, perde ações e perde pontos. É preciso saber dosar para não obter muita gente e não dar conta de alimentar.
Imagens do BGG.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Gondolkodó - Uma loja de jogos legalzinha de Budapest
A Gondolkodó (significa "pensamento" em húngaro) foi uma loja que apareceu no meio do caminho de surpresa. Eu estava caminhando próximo a uma famosa praça daqui, a Moskva Tér, quando vi a pequena placa e a vitrine com vários Catans.
Depois de ter visitado duas grandes lojas, esta pareceu meio sem graça. Porém, mesmo assim, uma boa loja. Tinha de tudo um pouco, só o atendimento deixou a desejar. (clique para ampliar a imagem a seguir)
O atendente não fez questão de mostrar nada e parecia super preocupado em assistir alguma coisa na TV.
Mesmo assim, comprei um card game que eu adoro: o NO THANKS.
Não achei site deles também, só o endereço físico:
1024 Budapest Fény u. 10.
Tel: 316-4082
Depois de ter visitado duas grandes lojas, esta pareceu meio sem graça. Porém, mesmo assim, uma boa loja. Tinha de tudo um pouco, só o atendimento deixou a desejar. (clique para ampliar a imagem a seguir)
O atendente não fez questão de mostrar nada e parecia super preocupado em assistir alguma coisa na TV.
Mesmo assim, comprei um card game que eu adoro: o NO THANKS.
Não achei site deles também, só o endereço físico:
1024 Budapest Fény u. 10.
Tel: 316-4082
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
ComPaya - Mais uma excelente loja de jogos em Budapest
O amigo Vínicius achou o endereço dessa loja na web e me enviou rapidamente. Ontem fiz uma visita neste ótimo lugar um pouco antes de fechar.
A ComPaya é pequena na frente e tem uma vitrine que não chama atenção. Lá dentro a variedade é grande e os preços são bons. Tenho mais umas novidadezinhas adquiridas aqui que brevemente vou postar no blog (clique na imagem para ampliar).
A loja tem uma organização de produtos muito legal. Possui uma parte para jogos infantis, educativos, miniaturas, cards, boards e strategy games. Na foto a seguir, meu sorriso expressa a felicidade de estar nesse templo de diversão e virgindade (clique para ampliar).
Mais um bom lugar conferido nessa cidade maravilhosa.
Para quem quiser saber mais, acesse http://www.compaya.hu/
1094 Budapest, Ferenc körút 27.
A ComPaya é pequena na frente e tem uma vitrine que não chama atenção. Lá dentro a variedade é grande e os preços são bons. Tenho mais umas novidadezinhas adquiridas aqui que brevemente vou postar no blog (clique na imagem para ampliar).
A loja tem uma organização de produtos muito legal. Possui uma parte para jogos infantis, educativos, miniaturas, cards, boards e strategy games. Na foto a seguir, meu sorriso expressa a felicidade de estar nesse templo de diversão e virgindade (clique para ampliar).
Mais um bom lugar conferido nessa cidade maravilhosa.
Para quem quiser saber mais, acesse http://www.compaya.hu/
1094 Budapest, Ferenc körút 27.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
GÉM KLUB - uma excelente loja de jogos em Budapest
Eu estou passando uns dias na Hungria, em Budapest mais precisamente, e hoje fui praticar o saudável hábito de conhecer lojas de jogos locais. Achei, de cara, a GÉM KLUB; possivelmente a maior e melhor que existe por aqui. Uma excelente loja.
A plaquinha discreta e a portinha recuada não mostram o reino de diversão que há lá dentro. Estantes e mais estantes montam uma senhora loja, onde se encontra de tudo um pouco: boardgames, eurogames, cardgames, miniaturas e mais uma porrada de coisas legais. Na foto a seguir eu estou na frente da estante principal com algumas novidades (clique na foto para ampliar).
Os preços são excelentes, pois a moeda local é o Forint (e não o Euro). Comprei alguns títulos (que futuramente vou comentar aqui) por preços bem legais. Até o TAMSK, difícil de achar, os caras tinham aqui. Comprei um game 100% húngaro que estou bem curioso para experimentar. Na foto a seguir eu estou na parte de puzzles, abstratos e cards (clique para ampliar).
Para saber mais, ficam os endereços (físico e virtual) para os interessados.
GÉM KLUB
http://www.gemklub.hu/
1092 Budapest Ráday u 30/b.
SZIA!
A plaquinha discreta e a portinha recuada não mostram o reino de diversão que há lá dentro. Estantes e mais estantes montam uma senhora loja, onde se encontra de tudo um pouco: boardgames, eurogames, cardgames, miniaturas e mais uma porrada de coisas legais. Na foto a seguir eu estou na frente da estante principal com algumas novidades (clique na foto para ampliar).
Os preços são excelentes, pois a moeda local é o Forint (e não o Euro). Comprei alguns títulos (que futuramente vou comentar aqui) por preços bem legais. Até o TAMSK, difícil de achar, os caras tinham aqui. Comprei um game 100% húngaro que estou bem curioso para experimentar. Na foto a seguir eu estou na parte de puzzles, abstratos e cards (clique para ampliar).
Para saber mais, ficam os endereços (físico e virtual) para os interessados.
GÉM KLUB
http://www.gemklub.hu/
1092 Budapest Ráday u 30/b.
SZIA!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Diamonds Club
Game onde os players assumem o papel de um clube de milionários. O objetivo aqui é bem fútil: construir o jardim mais requintado em sua mansão.
O game se resume em tabuleiros individuais (que representam as mansões e seus jardins) e um tabuleiro central de compra de recursos. A cada rodada os players devem investir dinheiro em influência, navios, contratos e pedras preciosas; estas últimas são o capital necessário para que cada player compre fontes, estufas, jardins, animais e plantas exóticas. Diga-se de passagem o game vem com um pacote de pedrinhas que imitam joias que é bem legal.
O tabuleiro central é um espaço para captação dos recursos que são inflacionados cada vez que um player adquire algo. No momento que alguém completa a área inteira de seu jardim o jogo acaba.
Design ok. Componentes bem legais. Final com pontuação bem interessante onde, até o último momento, fica difícil de saber quem vai ganhar. Conferido em uma recente joga com os amigos Macri, Vinícius e Maurão.
Imagens do BGG.
O game se resume em tabuleiros individuais (que representam as mansões e seus jardins) e um tabuleiro central de compra de recursos. A cada rodada os players devem investir dinheiro em influência, navios, contratos e pedras preciosas; estas últimas são o capital necessário para que cada player compre fontes, estufas, jardins, animais e plantas exóticas. Diga-se de passagem o game vem com um pacote de pedrinhas que imitam joias que é bem legal.
O tabuleiro central é um espaço para captação dos recursos que são inflacionados cada vez que um player adquire algo. No momento que alguém completa a área inteira de seu jardim o jogo acaba.
Design ok. Componentes bem legais. Final com pontuação bem interessante onde, até o último momento, fica difícil de saber quem vai ganhar. Conferido em uma recente joga com os amigos Macri, Vinícius e Maurão.
Imagens do BGG.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
ZÈRTZ
Fechando o pack de games abstratos que recebi na última carga, vamos de ZÈRTZ. Esse é bem legal. Basicamente é um jogo de damas com belíssimas esferas que imitam mármore.
A ideia é bem simples: monta-se um tabuleiro de aros de formato hexagonal; cada player em sua vez pode fazer uma de duas ações: colocar uma esfera (e obrigatoriamente tirar um aro de suporte) ou pular peças (igual damas) para conquistar pontos.
Quem completa sequências de coleção de cores, ganha o game. Eu gostei bastante das três primeiras partidas e me agradou uma parte do manual onde o autor incentiva misturar as peças dos demais jogos do GIPF PROJECT para criar novas mecânicas.
Imagens do BGG.
A ideia é bem simples: monta-se um tabuleiro de aros de formato hexagonal; cada player em sua vez pode fazer uma de duas ações: colocar uma esfera (e obrigatoriamente tirar um aro de suporte) ou pular peças (igual damas) para conquistar pontos.
Quem completa sequências de coleção de cores, ganha o game. Eu gostei bastante das três primeiras partidas e me agradou uma parte do manual onde o autor incentiva misturar as peças dos demais jogos do GIPF PROJECT para criar novas mecânicas.
Imagens do BGG.