Game of Thrones, sem dúvida nenhuma, foi o fenômeno das séries televisivas desse ano. O sucesso da série é baseada na saga épica homônima de livros criada pelo autor americano George R. R. Martin. O board game é antigo, mas no embalo do seriado nos reunimos pra jogar em um grupo de cinco pessoas este bom título.
Em Game of Thrones cada jogador comanda uma família em um reino medieval que lembra uma Europa onde os invernos podem durar anos. Os players devem fortalecer seus exércitos de guerreiros, cavaleiros e navios para conquistar a maioria de territórios no mapa e assim ganhar a partida. Logicamente, cada família segue um perfil comportamental que influencia nos poderes dentro da arena de combate (é um pretexto para cada um jogar com seus characters favoritos). Eu joguei com os Lannisters, um bando de filhos da puta de carteirinha.
O jogo usa um pouco de mecânica do Diplomacy onde todos revelam suas ações simultaneamente e seguem uma ordem de benefícios baseada em diferentes iniciativas. O fator estratégia é alto e conta com pouca sorte (não há dice rolling). Há um sistema interessante de uso de três decks de cartas para geração de eventos randomizados (ataques de selvagens, melhoria de exércitos, etc.)
A dinâmica é boa e recria o clima da série de uma maneira bem legal. Achei que a partida foi um pouco longa e há um elemento que é o "raid" que anula muitas ações e trava um pouco as possibilidades de ataques aos territórios adjacentes.
A arte é bem legal e retrata os personagens muito bem. Tks pro amigo Tola que nos apresentou mais um bom game. Pra finalizar (e pra quem não conhece) um pouquinho da série de TV:
Winter is coming!
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Brax / Jinx
Brax ou Jinx é um jogo de guerra abstrato para dois, três ou quatro jogadores que foi criado na Inglaterra no meio do século XIX. Este é mais um título que conferi na atual fase onde só estou jogando games abstratos.
O tabuleiro de Brax é um grid de 9x9 com pontos de intersecção. As linhas entre os pontos são vermelhas e azuis. O objetivo do jogo é capturar as peças do oponente ocupando o mesmo espaço que elas. Cada um começa com 7 peças da sua cor em lados opostos.
Para isso a regra é muito simples: em linhas da sua cor você pode andar de 1 a 2 espaços; em linhas da cor do oponente você só pode andar 1 espaço. A divisão das linhas é o que abre possibilidades estratégicas para captura dos contadores inimigos.
Bem bacana e fácil de criar um home made.
O tabuleiro de Brax é um grid de 9x9 com pontos de intersecção. As linhas entre os pontos são vermelhas e azuis. O objetivo do jogo é capturar as peças do oponente ocupando o mesmo espaço que elas. Cada um começa com 7 peças da sua cor em lados opostos.
Para isso a regra é muito simples: em linhas da sua cor você pode andar de 1 a 2 espaços; em linhas da cor do oponente você só pode andar 1 espaço. A divisão das linhas é o que abre possibilidades estratégicas para captura dos contadores inimigos.
Bem bacana e fácil de criar um home made.
terça-feira, 21 de junho de 2011
A camada de jogo acima do mundo
Atualmente, estamos acostumados a deixar o Facebook e o Twitter capturarem nossas vidas sociais na web - construindo uma "camada social" acima do mundo real. No TEDxBoston, Seth Priebatsch olha para a próxima camada em andamento: a "camada de jogo", uma rede abrangente de dinâmica de jogos com características comportamentais que irá reformular a educação e o comércio.
Dica do Alexandre Freitas.
Dica do Alexandre Freitas.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
GO
O amigo Mauro tem me ensinado os segredos do GO, game de origem chinesa, que possui cerca de 5 mil anos e é extremamente popular no leste da Ásia. Como todo bom jogo abstrato, o GO é daqueles que você aprende as regras básicas rapidamente, mas demora anos pra ficar muito bom.
Para explicar brevemente as bases do game peguei regras deste site. O GO joga-se num tabuleiro quadrado que contém um número qualquer de linhas perpendiculares. Os tamanhos normais são 9x9, 13x13 ou 19x19 linhas, sendo este último o tamanho oficial para torneios.
No GO, joga-se as pedras na intersecção das linhas, ao contrário do que é costume noutros jogos, como as Damas ou o Xadrez. Durante um jogo de GO, uma ou mais pedras podem ser capturadas se forem completamente rodeadas, isto é, se forem preenchidos todos os pontos vazios ao seu redor.
O objectivo do Go é conquistar uma área do tabuleiro maior do que a conquistada pelo adversário. A parte conquistada consiste das pedras colocadas no tabuleiro mais as pedras que poderiam ser adicionadas em segurança, isto é, dentro das próprias paredes.
Atualização: o leitor Denommus aponta que a pontuação citada é das regras chinesas. Nas regras japonesas, a pontuação não leva em consideração as pedras que você tem no campo. Apenas os espaços vazios cercados por pedras da sua cor.
Eu estou gostando bastante e espero um dia saber jogar pau a pau com o amigo Fábio que certa vez ensinou "Perca seus primeiros 100 jogos de GO o mais rápido possível".
Para explicar brevemente as bases do game peguei regras deste site. O GO joga-se num tabuleiro quadrado que contém um número qualquer de linhas perpendiculares. Os tamanhos normais são 9x9, 13x13 ou 19x19 linhas, sendo este último o tamanho oficial para torneios.
No GO, joga-se as pedras na intersecção das linhas, ao contrário do que é costume noutros jogos, como as Damas ou o Xadrez. Durante um jogo de GO, uma ou mais pedras podem ser capturadas se forem completamente rodeadas, isto é, se forem preenchidos todos os pontos vazios ao seu redor.
O objectivo do Go é conquistar uma área do tabuleiro maior do que a conquistada pelo adversário. A parte conquistada consiste das pedras colocadas no tabuleiro mais as pedras que poderiam ser adicionadas em segurança, isto é, dentro das próprias paredes.
Atualização: o leitor Denommus aponta que a pontuação citada é das regras chinesas. Nas regras japonesas, a pontuação não leva em consideração as pedras que você tem no campo. Apenas os espaços vazios cercados por pedras da sua cor.
Eu estou gostando bastante e espero um dia saber jogar pau a pau com o amigo Fábio que certa vez ensinou "Perca seus primeiros 100 jogos de GO o mais rápido possível".
quinta-feira, 16 de junho de 2011
QU4TRO
Essa semana começamos a montar o GAME LAB na ESPM, um laboratório que irá realizar estudos lúdicos e pesquisas sobre o universo dos games (mais notícias em breve). A galera está levando todo tipo de game para começarmos a montar a ludoteca e o amigo Denis levou um game bem interessante chamado QU4TRO.
O jogo é abstrato e muito simples. É um remake de jogo da velha: vc deve fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal combinando quatro elementos; pode ser cor, peça com furo (ou sem), altura da peça ou tipo da peça (quadrado/cilindro).
O jogo é abstrato e muito simples. É um remake de jogo da velha: vc deve fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal combinando quatro elementos; pode ser cor, peça com furo (ou sem), altura da peça ou tipo da peça (quadrado/cilindro).
No caso da foto eu ganhei com a segunda linha horizontal usando peças furadas para montar a sequência (nesse caso não interfere cor ou altura). E uma vez que as peças estão no board elas são coletivas.
Rapidinho e bem simples. Dá pra fazer um home made interessante.
Rapidinho e bem simples. Dá pra fazer um home made interessante.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Illuminati Card Game
Card conferido em uma Ampla Night com bons amigos e bons vinhos. Illuminati Card Game segue a linha temática do RPG de mesmo nome, porém com algumas diferenças. Na versão com cartas cada jogador comanda uma das emblemáticas facções do game como Os Gnomos de Zurique, Servos de Cthulhu, Illuminati da Bavária, etc.
O objetivo do game é juntar recursos monetários para adquirir outras facções que vão tornar sua organização mais poderosa. Através de uma mecânica de ir ligando as cartas por tipos e poderes cada jogador vai ficando mais forte. Algumas cartas são antagônicas e nunca podem coexistir no mesmo time, logo é preciso planejar como as peças irão se ligar.
No início o game é um pouco parado, mas assim que os grupos vão crescendo vão surgindo os combates entre os players. O game possui uma arte ligeiramente precária e um fator sorte muito alto, mas com a galera certa é bem divertido.
FNORD!
O objetivo do game é juntar recursos monetários para adquirir outras facções que vão tornar sua organização mais poderosa. Através de uma mecânica de ir ligando as cartas por tipos e poderes cada jogador vai ficando mais forte. Algumas cartas são antagônicas e nunca podem coexistir no mesmo time, logo é preciso planejar como as peças irão se ligar.
No início o game é um pouco parado, mas assim que os grupos vão crescendo vão surgindo os combates entre os players. O game possui uma arte ligeiramente precária e um fator sorte muito alto, mas com a galera certa é bem divertido.
FNORD!
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Sacola de papel com boardgame acopaldo
Em tempos de proibição de sacolas plásticas, a inovação será mais uma vez um diferencial. Como exemplo disso é essa sacola de papel da Lee, criada pelo estúdio Happy.
Depois de usar para carregar sua roupa, ela pode ser usada como jogo de tabuleiro, porta lápis, avisos, calendário e por aí vai.
Olha só uns desdobramentos da sacola, inclusive em um boargame (parece ser o snakes and ladders):
Dica do Wency.
Post originalmente publicado no site Hypeness.
Depois de usar para carregar sua roupa, ela pode ser usada como jogo de tabuleiro, porta lápis, avisos, calendário e por aí vai.
Olha só uns desdobramentos da sacola, inclusive em um boargame (parece ser o snakes and ladders):
Dica do Wency.
Post originalmente publicado no site Hypeness.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Ouro de Tolos
Novo jogo dos autores brasileiros Sérgio Halaban e André Zatz recém lançado no mercado nacional pela Ceilikan Jogos. Em Ouro de Tolos os players são mineiros escavando atrás de pedras preciosas; o mecanismo principal do jogo é a estratégia de ficar mais ou menos tempo dentro da mina procurando as gemas.
Se você fica muito tempo pode ter suas pedras preciosas roubadas por outro jogador (através das cartas) ou pode pegar as piritas (ouro de tolo) e pontuar negativamente. Joga-se em até 6 players.
Achei um pouco desbalanceado para 6 players e os componentes deixaram um pouco a desejar. Porém, é um grande passo para o mercado nacional e vai agradar muitos gamers iniciantes.
Se você fica muito tempo pode ter suas pedras preciosas roubadas por outro jogador (através das cartas) ou pode pegar as piritas (ouro de tolo) e pontuar negativamente. Joga-se em até 6 players.
Achei um pouco desbalanceado para 6 players e os componentes deixaram um pouco a desejar. Porém, é um grande passo para o mercado nacional e vai agradar muitos gamers iniciantes.
Parabéns aos autores!
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Galaxy Trucker - parte 2
No post anterior eu falei um pouco da primeira parte do game que consiste em montar e equilibrar da melhor maneira possível a sua nave. Uma vez que todos terminaram seus veículos é a hora de fazer o lançamento para o espaço.
Uma vez que no espaço é usado um deck de cartas que irá mostrar os perigos que os jogadores irão enfrentar. pode ser uma chuva de meteoros ou aliens; ainda há a possibilidade de parar em um planeta para adquirir mercadorias ou tripular naves abandonadas. O importante é que todas as ações custam tempo e isso tem que ser dosado com sabedoria.
O modo avançado do jogo permite você tripular sua nava com humanos e aliens. Há um marcador de tempo para construção da nave e o game se divide em mais etapas com tabuleiros e shapes de nave diferentes.
Há algumas roladas de dados que causam situações muito aleatórias; aliás, isso é uma reclamação do game: há um fator sorte muito forte nele. Particularmente não me desagradou.
Foi uma boa aquisição para a ludoteca.
Uma vez que no espaço é usado um deck de cartas que irá mostrar os perigos que os jogadores irão enfrentar. pode ser uma chuva de meteoros ou aliens; ainda há a possibilidade de parar em um planeta para adquirir mercadorias ou tripular naves abandonadas. O importante é que todas as ações custam tempo e isso tem que ser dosado com sabedoria.
O modo avançado do jogo permite você tripular sua nava com humanos e aliens. Há um marcador de tempo para construção da nave e o game se divide em mais etapas com tabuleiros e shapes de nave diferentes.
Há algumas roladas de dados que causam situações muito aleatórias; aliás, isso é uma reclamação do game: há um fator sorte muito forte nele. Particularmente não me desagradou.
Foi uma boa aquisição para a ludoteca.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Galaxy Trucker - parte 1
Esta foi a mais recente aquisição para a ludoteca particular. Título bem divertido assinado pelo autor tcheco Vlaada Chvátil que tem no portfolio outro conhecido game com temática espacial chamado Space Alert. O jogo possui vários nuances interessantes, por isso resolvi dividir a análise em duas partes.
Em Galaxy Trucker cada jogador assume o papel de um caminhoneiro espacial que deve construir uma nave minimamente pilotável (e durável) e transportar cargas através das galáxias enfrentando perigos como meteoros e aliens. As duas mecânicas principais do game são dice rolling e tile placement. O pack de componentes é amplo e é essencial para a boa experiência do jogo.
O jogo é dividido em etapas. A primeira parte consiste em montar sua nave da melhor maneira possível. Para isso, simultaneamente, todos os players buscam as melhores peças no lixão espacial tentando colocar todas da maneira mais coerente possível em seus tabuleiros individuais. Os tiles para montar as naves consistem de turbinas, cabines, lasers, escudos de energia e conectores de força; são estas peças que vão permitir a criação do layout da nave e como ela vai se defender dos perigos do espaço e carregar suas mercadorias.
A ideia é terminar primeiro sua nave para ser o melhor colocado para começar a expedição espacial. Quando todos montam suas naves é a horas de preparar o tabuleiro principal e o deck de perigos para ver quem consegue cumprir de melhor maneira a jornada.
Em Galaxy Trucker cada jogador assume o papel de um caminhoneiro espacial que deve construir uma nave minimamente pilotável (e durável) e transportar cargas através das galáxias enfrentando perigos como meteoros e aliens. As duas mecânicas principais do game são dice rolling e tile placement. O pack de componentes é amplo e é essencial para a boa experiência do jogo.
O jogo é dividido em etapas. A primeira parte consiste em montar sua nave da melhor maneira possível. Para isso, simultaneamente, todos os players buscam as melhores peças no lixão espacial tentando colocar todas da maneira mais coerente possível em seus tabuleiros individuais. Os tiles para montar as naves consistem de turbinas, cabines, lasers, escudos de energia e conectores de força; são estas peças que vão permitir a criação do layout da nave e como ela vai se defender dos perigos do espaço e carregar suas mercadorias.
A ideia é terminar primeiro sua nave para ser o melhor colocado para começar a expedição espacial. Quando todos montam suas naves é a horas de preparar o tabuleiro principal e o deck de perigos para ver quem consegue cumprir de melhor maneira a jornada.
No próximo post falarei as demais fases desse game.