Acho que joguei quase tudo da série Carcassonne agora. "The princess & the dragon" foi a expansão mais legal que já experimentei e ela realmente muda bastante o jogo.
Pra começar, vem com o "dragon meeple" que é sensacional. A dinâmica do jogo muda quando aparece o tile de "dragão"; a peça entra em jogo e os players devem movimentar a mesma eliminando meepels por cada tile que ele anda. Ou seja, nessa modalidade é mais interessante fazer construções menores, antes que o dragão te mate.
Há o meeple da fada que protege do dragão e o tile da princesa que permite "chutar" um meeple adversário de um lugar que ainda não está finalizado.
Bem legal.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
terça-feira, 29 de maio de 2012
Strasbourg
Gosto bastante dos jogos do Stefan Feld e este é mais um que agradou. Strasbourg se passa no século XV e temos uma temática de jogo de poder político presente na interface do game. O poder dos políticos, dos religiosos e das guildas de comércio são os pontos a serem conquistados para exercer domínio sob o território exibido no mapa da cidade.
O jogo possui dois mecanismos básicos: leilão e controle de área. Os players possuem um deck com cartas numeradas de 1 a 6 e a cada rodada escolhem quantas delas irão usar no leilão. Você pode usar quantas quiser, mas deve prever um número médio para poder participar de todos os leilões que irão ocorrer no jogo.
Uma vez que você conquista poder político, religioso ou comercial pode alocar seus trabalhadores pelas áreas do tabuleiro. Essa é uma parte importante pois o posicionamento deles tem a ver com objetivos secretos que cada um ganha no início da partida. Outro ponto legal do jogo: você recebe cinco objetivos no início da partida e pode arriscar ficar com todos se quiser, é questão de avaliar as chances e montar uma boa estratégia.
Achei bem disputado e divertido, principalmente porque você não pode comprar objetivos extras no meio da partida. Valeu a jogatina. Imagens do BGG.
O jogo possui dois mecanismos básicos: leilão e controle de área. Os players possuem um deck com cartas numeradas de 1 a 6 e a cada rodada escolhem quantas delas irão usar no leilão. Você pode usar quantas quiser, mas deve prever um número médio para poder participar de todos os leilões que irão ocorrer no jogo.
Uma vez que você conquista poder político, religioso ou comercial pode alocar seus trabalhadores pelas áreas do tabuleiro. Essa é uma parte importante pois o posicionamento deles tem a ver com objetivos secretos que cada um ganha no início da partida. Outro ponto legal do jogo: você recebe cinco objetivos no início da partida e pode arriscar ficar com todos se quiser, é questão de avaliar as chances e montar uma boa estratégia.
Achei bem disputado e divertido, principalmente porque você não pode comprar objetivos extras no meio da partida. Valeu a jogatina. Imagens do BGG.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Just4Fun Colours
Eu adoro jogos abstratos. Quem acompanha o blog sabe bem disso. Eu aprecio os abstratos porque são ideias bem sintetizadas, são essências de mecânicas e - normalmente - são jogos rápidos de aprender e difíceis de dominar; a estética desse tipo de jogo é outra coisa que me encanta em termos de componentes, arte e apresentação.
E eis que o amigo Torselli me ensinou um jogo abstrato bem casual e divertido em uma Euroliga, trata-se do Just4Fun Colours. É uma mecânica muito simples que remete ao Jogo da Velha ou Lig4, pois você tem que fazer uma linha com quatro peças da sua cor.
Na sua vez você joga uma carta de uma cor e coloca sua peça no espaço de cor correspondente. O oponente já tem uma peça na cor que você quer colocar? Jogue duas cartas para um segundo andar, três para um terceiro, etc.
Simples de tudo, rápido e divertido. E com um bom detakhe: joga-se de dois a quatro players. Muitos abstratos normalmente são apenas para dois players.
Já coloquei na wishlist. Imagens do BGG.
E eis que o amigo Torselli me ensinou um jogo abstrato bem casual e divertido em uma Euroliga, trata-se do Just4Fun Colours. É uma mecânica muito simples que remete ao Jogo da Velha ou Lig4, pois você tem que fazer uma linha com quatro peças da sua cor.
Na sua vez você joga uma carta de uma cor e coloca sua peça no espaço de cor correspondente. O oponente já tem uma peça na cor que você quer colocar? Jogue duas cartas para um segundo andar, três para um terceiro, etc.
Simples de tudo, rápido e divertido. E com um bom detakhe: joga-se de dois a quatro players. Muitos abstratos normalmente são apenas para dois players.
Já coloquei na wishlist. Imagens do BGG.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Square Shooters
Jogo bem legal que joguei na casa do amigo Big uns dias atrás. Square Shooters é um poker de dados turbinado, casual e bem divertido. A caixa é bacana e vem com um pack de dados bem caprichado, assim como a arte das cartinhas e da caixa do jogo.
Basicamente você compra uma carta com uma "missão" e deve tentar cumprir em três roladas de dado. Há o objetivo básico e o avançado marcados nas cartas; por exemplo: a carta diz que você deve fazer uma trinca e uma dupla para ganhar três pontos OU fazer uma trica de 3 e uma dupla de 5 para conseguir seis pontos.
O game adiciona os desafios nas cartas na mecânica tradicional de Poker de dados.
Há ainda uma série de cartinhas de poder para dobrar pontos, roubar pontos do adversário, etc. O bacana é o manual do oferece 8 variações do game para você jogar com as cartas e os dados. Gostei muito.
Basicamente você compra uma carta com uma "missão" e deve tentar cumprir em três roladas de dado. Há o objetivo básico e o avançado marcados nas cartas; por exemplo: a carta diz que você deve fazer uma trinca e uma dupla para ganhar três pontos OU fazer uma trica de 3 e uma dupla de 5 para conseguir seis pontos.
O game adiciona os desafios nas cartas na mecânica tradicional de Poker de dados.
Há ainda uma série de cartinhas de poder para dobrar pontos, roubar pontos do adversário, etc. O bacana é o manual do oferece 8 variações do game para você jogar com as cartas e os dados. Gostei muito.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Eventos lúdicos do primeiro semestre de 2012
O primeiro semestre de 2012 está sendo mega lúdico! Tenho participado de vários eventos e tem muita coisa boa ainda pra rolar. Queria contar nesse post algumas novidades e algumas atividades envolvendo games que me envolvi nesta primeira metade de 2012.
Palestra de Games na VI Semana Cultural da ESPM
Foi um evento muito legal que aconteceu em março na ESPM. Estava no palco com as feras: Mauro Berimbau, Luiz Higyno e Fábio Tola. Foi um bate papo de mais de uma e meia sobre mercado de games e caminhos e possibilidades da área.
Workshop para a área de inovação do Itaú
Este workshop foi bem legal e aconteceu em meados de abril. Mais de 60 pessoas compareceram para ver o material sobre uso de games em política, educação e saúde. Foi um apanhado geral no assunto de serious games.
Social Media Brasil 2012
Evento sobre mídia social que aconteceu em 12 de maio desse ano e teve uma mesa redonda especial sobre games. Falamos bastante de social games, game design e gamification. Dividi o palco com Gabriel Tosi da Media Stay, Cacau Guarnieri da RS Ativa e Mitikazu Lisboa da Hive.
Curso de Criação e Desenvolvimento de Games - ESPM Porto Alegre
Começou neste último fim de semana e eu estarei lá no final de semana que vem ministrando a segunda aula. O curso apresenta a história do universo de games até sua consolidação como indústria e analisa as oportunidades atuais de negócio dentro e fora do Brasil. O programa possui uma abordagem teórica e prática, onde os alunos criam os passos fundamentais para desenvolvimento de jogos, como: processo criativo, roteirização, criação de personagens, design gráfico e game design. Vou falar sobre o processo de game design aplicado a diferentes plataformas.
Livro "LUDIFICADOR"
Bom, esse foi um fato muito legal do primeiro semestre. Lancei meu primeiro livro que está pra download no site www.ludificador.com.br.
Participação no Festival de Criatividade de Cannes
O Festival de Criatividade de Cannes é o maior e mais importante da indústria da propaganda. E esse ano estou com um trabalho concorrendo na modalidade "mobile game". Trata-se do jogo "O mundo vs. Danilo Gentilli" o qual fui roteirista contratado pela galera da .Mobi. Torcida forte nesse aqui, vejam o video case a seguir:
E mais coisas estão vindo por aí. Ainda pretendo lançar um board game e um card game independentes esse ano; também estou com um jogo novo na bala para iPad. Vou dividindo as novidades conforme elas forem aparecendo. E logo mais o GAME ANALYTICZ completa 1000 posts!
Palestra de Games na VI Semana Cultural da ESPM
Foi um evento muito legal que aconteceu em março na ESPM. Estava no palco com as feras: Mauro Berimbau, Luiz Higyno e Fábio Tola. Foi um bate papo de mais de uma e meia sobre mercado de games e caminhos e possibilidades da área.
Workshop para a área de inovação do Itaú
Este workshop foi bem legal e aconteceu em meados de abril. Mais de 60 pessoas compareceram para ver o material sobre uso de games em política, educação e saúde. Foi um apanhado geral no assunto de serious games.
Social Media Brasil 2012
Evento sobre mídia social que aconteceu em 12 de maio desse ano e teve uma mesa redonda especial sobre games. Falamos bastante de social games, game design e gamification. Dividi o palco com Gabriel Tosi da Media Stay, Cacau Guarnieri da RS Ativa e Mitikazu Lisboa da Hive.
Curso de Criação e Desenvolvimento de Games - ESPM Porto Alegre
Começou neste último fim de semana e eu estarei lá no final de semana que vem ministrando a segunda aula. O curso apresenta a história do universo de games até sua consolidação como indústria e analisa as oportunidades atuais de negócio dentro e fora do Brasil. O programa possui uma abordagem teórica e prática, onde os alunos criam os passos fundamentais para desenvolvimento de jogos, como: processo criativo, roteirização, criação de personagens, design gráfico e game design. Vou falar sobre o processo de game design aplicado a diferentes plataformas.
Livro "LUDIFICADOR"
Bom, esse foi um fato muito legal do primeiro semestre. Lancei meu primeiro livro que está pra download no site www.ludificador.com.br.
Participação no Festival de Criatividade de Cannes
O Festival de Criatividade de Cannes é o maior e mais importante da indústria da propaganda. E esse ano estou com um trabalho concorrendo na modalidade "mobile game". Trata-se do jogo "O mundo vs. Danilo Gentilli" o qual fui roteirista contratado pela galera da .Mobi. Torcida forte nesse aqui, vejam o video case a seguir:
E mais coisas estão vindo por aí. Ainda pretendo lançar um board game e um card game independentes esse ano; também estou com um jogo novo na bala para iPad. Vou dividindo as novidades conforme elas forem aparecendo. E logo mais o GAME ANALYTICZ completa 1000 posts!
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Mafia
Título de autoria do Renato Silva Sasdelli da Galápagos Games e com arte assinada pelo amigo Fábio Michelan da COPAG. Joguei na Ludus e me diverti bastante com o card game. Leve e ideal para jogar entre games pesados. A mecânica é de blefe e garante boas risadas.
Publico na integra o texto descritivo do jogo direto do BGG:
The Mafia has never been stronger: assaults, ambushes, and smuggling are happening throughtout the streets. But the police is not playing around! Infiltrated police officers will attempt to sabotage Mafia missions at all costs to show who's the real boss of the city.
At the beggining of the game, players receive secret goals: mafia or police. The first ones should complete the missions, while te second ones should force them to fail (secretly). When 4 missions have suceeded or failed, the game ends.
During the whole game, 2 missions remain open at the table, and different characters are assigned to them. Each mission has a number value, a color and a quanitity of cards necessary to complete it. Players who are at the mission can contribute (or not) to it by secretly playing action cards at it.
All action cards may be used to contribute for missions or may be used as an action. There is a wide variety of actions, such as adding or removing a character from a mission, buying more cards, forcing a player to lose cards, block a player's turn, etc.. but remember:
In the underworld of MAFIA, you never know whom you can trust!
Publico na integra o texto descritivo do jogo direto do BGG:
The Mafia has never been stronger: assaults, ambushes, and smuggling are happening throughtout the streets. But the police is not playing around! Infiltrated police officers will attempt to sabotage Mafia missions at all costs to show who's the real boss of the city.
At the beggining of the game, players receive secret goals: mafia or police. The first ones should complete the missions, while te second ones should force them to fail (secretly). When 4 missions have suceeded or failed, the game ends.
During the whole game, 2 missions remain open at the table, and different characters are assigned to them. Each mission has a number value, a color and a quanitity of cards necessary to complete it. Players who are at the mission can contribute (or not) to it by secretly playing action cards at it.
All action cards may be used to contribute for missions or may be used as an action. There is a wide variety of actions, such as adding or removing a character from a mission, buying more cards, forcing a player to lose cards, block a player's turn, etc.. but remember:
In the underworld of MAFIA, you never know whom you can trust!
terça-feira, 15 de maio de 2012
Horse Fever
Jogo de corrida de cavalos que a Galápagos Games trouxe para o Brasil. A editora licenciou o título e já está distribuindo por terras tupiniquins.
A mecânica de apostas é bacana e tem umas reviravoltas legais. Gostei do sistema de aposta dupla onde você pode mudar radicalmente de opinião baseado em cartas de poderes que os oponentes podem jogar.
ùnica crítica: achei um pouco longo em 5 jogadores. Foi quase uma hora e meia. Arte caprichada! Parabéns para a galera da editora!
A mecânica de apostas é bacana e tem umas reviravoltas legais. Gostei do sistema de aposta dupla onde você pode mudar radicalmente de opinião baseado em cartas de poderes que os oponentes podem jogar.
ùnica crítica: achei um pouco longo em 5 jogadores. Foi quase uma hora e meia. Arte caprichada! Parabéns para a galera da editora!
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Pack & Stack
Um jogo de empilhar a mudança no caminhão. Lembra um pouco o Ubongo 3D, mas eu achei bem desbalanceado.
Basicamente você rola quatro dados de cores diferentes e pega a quantidade de peças de madeira nas cores correspondentes. Em seguida um caminhão com um diagrama de espaço é sorteado e o objetivo é empilhar deixando o máximo de espaço ocupado e o mínimo de peças para fora.
Os tiles de caminhões são muito diferentes e um resultado ruim nos dados prejudica demais. Na segunda rodada, se você der azar, está fora do jogo. Tem potencial, mas deixou a desejar. Mesmo como casual game.
Basicamente você rola quatro dados de cores diferentes e pega a quantidade de peças de madeira nas cores correspondentes. Em seguida um caminhão com um diagrama de espaço é sorteado e o objetivo é empilhar deixando o máximo de espaço ocupado e o mínimo de peças para fora.
Os tiles de caminhões são muito diferentes e um resultado ruim nos dados prejudica demais. Na segunda rodada, se você der azar, está fora do jogo. Tem potencial, mas deixou a desejar. Mesmo como casual game.
terça-feira, 8 de maio de 2012
The Manhattan Project
Jogo com temática de corrida nuclear. Cada jogador lidera um time de operários, cientistas e engenheiros que tentam fabricar e testar bombas atômicas. Temática um pouco controversa, diga-se de passagem. Conhecemos na casa do amigo Torselli em uma jogatina recente e eu confesso que quero jogar de novo, pois achei o final meio repentino.
A mecânica básica de é worker placement. Você aloca seus peões para um tabuleiro com poderes comuns ou para o seu tabuleiro onde há poderes exclusivos. A ideia básica é juntar urânio e plutônio, desenhar as bombas, testar as mesmas e marcar pontos.
Dá pra desenhar várias estratégias, pois há um número grande de "prédios" que oferecem poderes exclusivos. Dá pra interferir no jogo alheio com um mecanismo de espionagem também.
O pack de componentes é bem legal. Gostei muito da arte do jogo e do manual em forma de jornal da era atômica.
A mecânica básica de é worker placement. Você aloca seus peões para um tabuleiro com poderes comuns ou para o seu tabuleiro onde há poderes exclusivos. A ideia básica é juntar urânio e plutônio, desenhar as bombas, testar as mesmas e marcar pontos.
Dá pra desenhar várias estratégias, pois há um número grande de "prédios" que oferecem poderes exclusivos. Dá pra interferir no jogo alheio com um mecanismo de espionagem também.
O pack de componentes é bem legal. Gostei muito da arte do jogo e do manual em forma de jornal da era atômica.
domingo, 6 de maio de 2012
Star Wars Cards Kellogg's
Cards promocionais de Star Wars que estão vindo nas embalagens de sucrilhos. Objetivo: comemorar o lançamento do episódio I em 3D. Mais uma mecânica de "super trunfo"... bem que podiam pensar em uma coisinha um pouco mais sofisticada, né? Pô, a marca permite tanta coisa legal.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Whac-a-mole card game
O clássico jogo de marretar a toupeira na toca, mas versão card game. Faz parte de uma linha nova nacional que a Mattel está lançando. Pra criança, mas bem acabado. Vem com um pack de cartas e cartinha marreta pra colocar no meio da mesa.
A mecânica é a mesam do Titty Grab de uns posts atrás: coloque cartas na mesa e quando duas forem iguais quem bate primeiro leva as cartas de todo mundo. Pode ser adaptado para uma versão etílica/adulta com castigos de shot para quem não bate na marreta.
Fica a dica, Mattel.
A mecânica é a mesam do Titty Grab de uns posts atrás: coloque cartas na mesa e quando duas forem iguais quem bate primeiro leva as cartas de todo mundo. Pode ser adaptado para uma versão etílica/adulta com castigos de shot para quem não bate na marreta.
Fica a dica, Mattel.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Ticket to Ride Map Collection: Volume 1 - Team Asia & Legendary Asia
O Ticket to Ride é um clássico dos board games. Ele é um jogo que agrada muitos tipos de público: do casual gamer ao hard gamer. O sucesso da sua temática e mecânica renderam muitas expansões e versões em outras plataformas. Uma das expansões mais recentes é esta com temática asiática que tive oportunidade de jogar na casa do amigo Torselli.
Não muda muita coisa no mecanismo básico de alocar os trens em espaços baseados em cores, a grande diferença na expansão é que se joga em duplas (até 3 duplas, na verdade). É legal pois adiciona uma dinâmica colaborativa com cartas e objetivos comuns.
Achei bem legal a arte do tabuleiro e as novas possibilidades das ferrovias no território asiático. Tá na wishlist.
Não muda muita coisa no mecanismo básico de alocar os trens em espaços baseados em cores, a grande diferença na expansão é que se joga em duplas (até 3 duplas, na verdade). É legal pois adiciona uma dinâmica colaborativa com cartas e objetivos comuns.
Achei bem legal a arte do tabuleiro e as novas possibilidades das ferrovias no território asiático. Tá na wishlist.