Escrito por ele: Reiner Knizia! Livro nota 1000, onde o game designer ensina uma cacetada de jogos com dados, desde jogos simples de pura sorte, até jogos estratégicos de controle de resultados. Tem até um capítulo somente explicando a matemática e a probabilística dos jogos de dados.
O Fabião me emprestou e foi com grande tristeza que descobri que o livro encontra-se esgotado. Vou ter que apelar pra uma cópia xerox, pois esse é essencial na biblioteca de games.
Seguem alguns jogos que gostei bastante do livrinho:
•Pares menos Ímpares
Dados: 6
Mecânica: para cada player no jogo coloque 10 counters (ou fósforos) no meio da mesa. Cada jogador, em sentido horário, rola os seis dados, soma os pares e subtrai os ímpares. O resultado final garante ao player o número de counters/palitos do centro da mesa.
Exemplo: 4+4+2+2=12 / 3+1=4 >>> 12-4=8 >>> jogador ganha 8 counters
•Seven Up
Dados: 2
Mecânica: cada jogador recebe 21 counters/fichas e são colocados mais 21 counters no meio da mesa que será o “banco”. A cada rodada, cada jogador deve rolar 2 dados, se tirar 7 o jogador pega 7 counters do meio da mesa, se tirar outro número paga a diferença para o banco.
Exemplo: 5+4=9 >>> paga dois para o meio da mesa.
•Yankee
Dados: 3
Mecânica: cada jogador, em sua vez, rola 3 dados, separa o maior resultado, rola novamente os dois que sobraram, separa o maior resultado e rola de novo o último; pronto, esse é o resultado dessa rodada, passa-se a vez para outro player. Joga-se de 5 a 10 rodadas anotando o resultado em um papel.
Exemplo: rola 3 dados e tira 6/4/2 – separa o 6 e rola os outros dois. Rola 2 dados e tira 4/1 – separa o 4 e rola o último de novo. Rola 1 dado e tira 4 – resultado final da rodada: 6+4+4=14.
•Contagem regressiva
Dados: 1
Mecânica: multiplicasse por 5 o número de jogadores e todos gravam o número (que será a countdown), por exemplo: 4 players dá uma contagem regressiva de 20. Um de cada vez rola o dado. Se sai um 6 subtrai-se 6 da contagem. Se sai um 5 adiciona-se 5 na contagem. Se sai 1,2,3 ou 4 subtrai-se esses valores da contagem. Quando zera, o jogador que rolou cai fora e começa-se uma nova contagem com menos jogadores.
•Um para a esquerda, dois para a direita e seis para o centro
Dados: 1
Mecânica: Cada jogador ganha um número de counters duas vezes o número de jogadores (3 jogadores=6 counters para cada). Por rodadas cada um rola o dado, se sair o número 1 o jogador deve dar um counter para o jogador da esquerda; se sair o número 2 o jogador deve dar um counter para o jogador da direita; se sair o número 6 o jogador deve colocar um counter no centro da mesa. Os números 3, 4 e 5 não significam nada, conforme um player perde todos seus counters, ele sai do jogo.
•Klondike
Dados: 5
Mecânica: Funciona bem com quatro jogadores, sendo que cada jogador faz o papel de “banker” a cada rodada e não joga. O jogo opera da seguinte maneira: os jogadores recebem fichas no início da partida (de 10 a 20). Cada jogador aposta fichas e o “banker” cobre as apostas (com fichas extras), então o “banker” rola 5 dados.
Baseados no resultado, cada player rola 5 dados e tenta tirar um resultado maior. Resultados menores e empates perdem.
A ordem crescente para decrescente de valores é:
Five of a kind: 1-1-1-1-1
Four of a kind: 3-3-3-3-6
Full house: uma trinca e um pa 2-2-2-5-5
Triplet: 2-3-4-4-4
Two pairs: 3-3-5-5-6
One pair: 2-3-4-6-6
1 é o resultado mais alto, seguido de 6, 5, 4, 3 e 2. Ou seja 1-1-1-3-3 bate 3-3-3-5-5
•Liar´s Dice
Esse é velho conhecido aqui do blog. Clique aqui para ver.
Vince, sei que o post é antigo, mas achei o livro na amazon: http://www.amazon.com/Games-Properly-Explained-Reiner-Knizia/dp/0973105216
ResponderExcluirAbraço.