segunda-feira, 25 de abril de 2011

GAME DESIGN LESSONS: parte 5

Tenho tido contato com bons livros sobre game design e gostaria de dividir com os nobres leitores dois apontamentos de duas obras que li recentemente. Tenho deixado esta série de posts um pouco abandonada, mas pretendo retomar com mais frequência a partir de agora. Vamos lá:

PRIMEIRO APONTAMENTO

O que é Game Design? É o processo de criar o conteúdo e as regras de um jogo. O bom game design é o processo de criar objetivos que o player sinta-se motivado a alcançar e regras que o jogador deve seguir como se ele estivesse tomando decisões significativas para atingir estes propósitos. Uma decisão significativa pode ser onde mover a peça de xadrez, que objeto comprar no jogo de leilão, para que país movimentar suas tropas no War, etc.

BRATHWAITE, Brenda; SCHREIBER, Ian. CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS: non-digital exercises for vídeo game designers. Boston: Cengage Learning, 2009.

SEGUNDO APONTAMENTO

Todos os games são definidos por quatro aspectos fundamentais.
O objetivo: que é a finalidade específica pela qual os jogadores devem lutar;
As regras: que estabelecem limitações para os jogadores atingirem os objetivos;
O sistema de resposta: que conta aos jogadores o quão perto eles estão de atingir os objetivos;
A participação voluntária: que determina que todos os jogadores sabem e aceitam o objetivo, as regras e o sistema de feedback.

McGONIGAL, Jane.The reality is broken. London: The Penguin Press, 2011, pg. 21

Vale frisar que estes conceitos de game design se aplicam a todo tipo de jogo. Do primário Jogo da Velha até o complexo God of War de Play3.

Até o próximo post!

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