domingo, 24 de abril de 2016

CODENAMES

Vlaada Chvátil ruleia! Papagaio, que belo jogo esse CODENAMES. É a mais recente aquisição para minha ludoteca. Baita jogo simples, perfeito pra jogar de galera e com uma mecânica divertidíssima. Vamos falar um pouquinho dos pontos principais do game.

CODENAMES é um jogo de associações. Joga-se em duas equipes: cada uma tem um "spy master" que vai tentar fazer os agentes de campo adivinharem os codenames espalhados na mesa.



Como funciona: sorteia-se 25 cartas e monta-se um grid de 5x5 na mesa. As cartas possuem palavras. Os spy masters pegam uma carta secreta que indica no grid onde estão as palavras que precisam ser adivinhadas. O objetivo do jogo é tentar fazer que seu time adivinhe o máximo de codenames por rodada. O detalhe importante é que você só pode falar uma única palavra relacionada ao codename para que seus agentes tentem descobrir.



Vamos imaginar o seguinte: uma das palavras que meu time precisa adivinhar é "PREGO". Logo, posso falar "MARTELO" para que meus agentes apontem a palavra e marquem o ponto. No entanto, pode haver uma múltipla escolha; se duas palavras que meu time precisa adivinhar são "TIGRE" e "TUBARÃO" eu posso falar "ANIMAIS 2" para que duas possíveis escolhas sejam feitas. Quem coloca todos os agentes no grid, ganha a rodada. Logicamente, isso é só uma simplificação das regras (o game tem mais regrinhas bem legais).

Só para pontuar: a mecânica é parecida com a do emblemático jogo MEGA SENHA que passa na Rede TV, saca só:



É excelente. Muito divertido e não precisa de house rules para ficar legal. A seguir, um fast review em vídeo do game que eu fiz no trem voltando de Viena para Bratislava.



Vai render bem nas aulas de game design e nas palestras. Imagens do BGG.

#GoGamers

Nenhum comentário:

Postar um comentário