domingo, 5 de fevereiro de 2023

Shobu

Quem acompanha o conteúdo aqui do Game Analyticz sabe da paixão que eu tenho por jogos abstratos. Acho que tem a ver com o fato de que minhas primeiras lembranças com jogos na infância foram com ludo e damas. Enfim, eu sempre gosto muito dos games que trabalham sem um tema e materializam a mecânica com cores, formas geométricas etc. Shobu foi uma descoberta recente apresentada pelo amigo Rodrigo Snow e que me surpreendeu bastante.



Shobu é para ser jogado em dois players. Há quatro tabuleiros na mesa: dois de cor clara e dois de cor escura. Cada tabuleiro possui quatro peças de cada jogador. A corda separando eles é só um enfeite do game. As peças são pedras polidas.



A cada rodada, os players devem fazer dois movimentos em tabuleiros de cores diferentes. Ou seja, se você fizer um movimento em um tabuleiro claro, obrigatoriamente terá que fazer o próximo no escuro e vice-versa. Aí vem a sacada do jogo: o movimento é sempre feito movimentando (ortogonalmente ou diagonalmente) uma peça em até dois espaços; uma vez que você faz o movimento deve replicar o mesmo, se possível em qualquer outra peça. O objetivo é tirar todas as peças do oponente de um tabuleiro. Simples assim.



O vídeo a seguir mostra rapidinho como funciona uma partida de Shobu e as possibilidades estratégicas:



É facinho de fazer um print and play e é rápido de jogar e aprender. Na correria de começo de semestre, esse é o tipo ideal de game para mim. =)

O Shobu me fez tirar do armário para jogar novamente o Yinsh, um dos meus abstratos favoritos. Aproveitei para dar uma revisitada - também - no meu game YN que também vinha com pedras de verdade para jogar.

#GoGamers

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