Um excelente jogo de complexidade mediana do Martin Wallace. Tempus é um civilization game que se joga em um tabuleiro modular que é formado por tiles, ou seja: a cada sessão, ele fica diferente.
A cada rodada os jogadores vão tentando evoluir suas civilizações através das eras. No decorrer de cada "salto" vão surgindo novos poderes militares, religiões, avanços tecnológicos, etc. Um ponto alto do jogo é a quantidade de ações que cada player pode fazer por turno; a quantidade variada permite uma gama ampla de estratégias e deixa caminhos interessantes para competir.
Tempus possui um sistema de combate simples e objetivo, que consiste de ocupar territórios adjacentes com peças e jogando cartas de territórios da mão. Tem uma arte razoável, mas achei bem interessante e relativamente rápido. É daqueles que possui final emocionante.
Ahhhh e uma nota importante: este é post de 450 do Game Analyticz! Imagens do BGG.
terça-feira, 31 de março de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
SALO - loja chilena de jogos
Este post está mais de um ano atrasado, mas vamos lá. Ano passado, em janeiro, eu viajei para o Chile. Na eterna busca de lojas de jogos acabei encontrando a SALO, que na verdade é uma rede de quiosques de shopping e metrô que vendem card games, miniature games, war games, action figures, quadrinhos e afins.
A loja vende basicamente cards, sendo que o Magic (lógico) é o carro-chefe. Porém, foi nessa lojinha que eu conheci e comprei o Mytos y Leyendas, card game 100% chileno que, diga-se de passagem, é excelente.
Eu visitei o quiosque do shopping Parque Arauco. Se alguém estiver indo pra lá e quiser pegar o endereço, basta clicar aqui.
Atualização: Foto by Jaque.
A loja vende basicamente cards, sendo que o Magic (lógico) é o carro-chefe. Porém, foi nessa lojinha que eu conheci e comprei o Mytos y Leyendas, card game 100% chileno que, diga-se de passagem, é excelente.
Eu visitei o quiosque do shopping Parque Arauco. Se alguém estiver indo pra lá e quiser pegar o endereço, basta clicar aqui.
Atualização: Foto by Jaque.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Palestra sobre boardgames no Senac
Ontem tive a excelente oportunidade de palestrar para a galera do Senac sobre o tema "boardgames" a convite do grande amigo Denio. ´
Durante a palestra falamos sobre mercado, card games, board games, prototipação e playtest.
A galera é do curso de game design e é nota 10! Que venham mais dessas. Até a próxima.
Durante a palestra falamos sobre mercado, card games, board games, prototipação e playtest.
A galera é do curso de game design e é nota 10! Que venham mais dessas. Até a próxima.
quarta-feira, 25 de março de 2009
GNADENLOS!
Ou "Merciless!" em inglês, é um game rápido de faroeste para 3 a 4 jogadores. A história é a seguinte: os players são aventureiros indo atrás de ouro em uma próspera região de garimpo dos Estados Unidos. A cada rodada devem sobreviver aos duelos, mostrarem que são bons no poker e peneirar pepitas de ouro.
Um tabuleiro vai mostrando a evolução dos jogadores conforme eles avançam nas marcações de ferraduras. Ao se darem bem no poker ou no garimpo andam casas para chegar no final; quando ocorrem duelos os players podem perder seus cowboys e ter que gastar grana para recrutar novos mercenários na rodada seguinte.
No decorrer do jogo, notas promissórias vão se acumulando na lateral da mesa e através delas, os players podem cobrar dívidas uns dos outros e enriquecer mais para ganhar notoriedade na cidade.
Achei bem simpático, principalmente a arte e as cartinhas, mas confesso que quero dar uma lida melhor nas regras. Acho que ficou faltando algum elemento, pois jogamos e ele acabou extremamente rápido. Imagens do BGG.
Um tabuleiro vai mostrando a evolução dos jogadores conforme eles avançam nas marcações de ferraduras. Ao se darem bem no poker ou no garimpo andam casas para chegar no final; quando ocorrem duelos os players podem perder seus cowboys e ter que gastar grana para recrutar novos mercenários na rodada seguinte.
No decorrer do jogo, notas promissórias vão se acumulando na lateral da mesa e através delas, os players podem cobrar dívidas uns dos outros e enriquecer mais para ganhar notoriedade na cidade.
Achei bem simpático, principalmente a arte e as cartinhas, mas confesso que quero dar uma lida melhor nas regras. Acho que ficou faltando algum elemento, pois jogamos e ele acabou extremamente rápido. Imagens do BGG.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Goldbräu
Um título com gameplay excelente e temática genial. Neste jogo os players são mestres cervejeiros tentando obter o maior lucro revendendo birra das diferentes fábricas para vários bares da região. Para os ludólogos/bêbados de plantão é item obrigatório na coleção.
O game tem elementos de area control, movimentação de trabalhadores e blefe para apostas. O tabuleiro tem um layout bem interessante, onde cada player vai tentar ampliar sua área de bares, enquanto que negocia as melhores ofertas para revender cerveja para estes. A cada rodada contabiliza-se o lucro dos bares e as negociações com as fábricas de cerveja, o player que obtiver maior lucro, ganha o jogo.
Há também a figura do bêbado (que piora a imagem do bar) e da garçonete (que melhora o atendimento do bar), na edição alemã vinha um set de "bolachas" para chopp junto com o pack do game. Todo o conteúdo é meticulosamente bem-cuidado em termos de arte e layout, é uma obra de design.
Título conferido recentemente e já anotado para a wishlist. Imagens - como sempre - copiadas do BGG.
O game tem elementos de area control, movimentação de trabalhadores e blefe para apostas. O tabuleiro tem um layout bem interessante, onde cada player vai tentar ampliar sua área de bares, enquanto que negocia as melhores ofertas para revender cerveja para estes. A cada rodada contabiliza-se o lucro dos bares e as negociações com as fábricas de cerveja, o player que obtiver maior lucro, ganha o jogo.
Há também a figura do bêbado (que piora a imagem do bar) e da garçonete (que melhora o atendimento do bar), na edição alemã vinha um set de "bolachas" para chopp junto com o pack do game. Todo o conteúdo é meticulosamente bem-cuidado em termos de arte e layout, é uma obra de design.
Título conferido recentemente e já anotado para a wishlist. Imagens - como sempre - copiadas do BGG.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Army of Frogs
Army of Frogs é um excelente game de John Yanni (criador do Hive) onde o objetivo é agrupar - através de tile placement e movimentação em "pulos" - todos os sapos de uma mesma cor. A cada rodada os players pegam sapos de um pool comum e vão colocando-os e movimentando-os até formarem o Army of Frogs.
É simples, rápido, estratégico e extremamente caótico quando jogado com 4 players. Os sapinhos de resina que formam os tiles são um show de qualidade.
Joguei essa semana e já estou vendo de adquirir pra ludoteca. Enquanto isso, vou ver se faço uma versão home made pra apresentar pra alguns amigos. Mais uam vez: se você gosta de Hive, com certeza vai adorar esse aqui. Imagens do BGG.
É simples, rápido, estratégico e extremamente caótico quando jogado com 4 players. Os sapinhos de resina que formam os tiles são um show de qualidade.
Joguei essa semana e já estou vendo de adquirir pra ludoteca. Enquanto isso, vou ver se faço uma versão home made pra apresentar pra alguns amigos. Mais uam vez: se você gosta de Hive, com certeza vai adorar esse aqui. Imagens do BGG.
quinta-feira, 19 de março de 2009
Buggo
Um family game leve, rápido e divertido para quem não aprecia jogos pesados ou quer relaxar a cabeça depois de um brain burner de longa duração.
Buggo mistura jogo da memória com um elemento de sorte. Os players devem, a cada rodada, comprar cartas que irão informar o número de tiles que eles devem abrir. Uma vez comprada a carta e informado o valor, deve-se montar exatemente aquele número em insetos, nem mais e nem menos. Só é preciso tomar cuidado para não tirar o "Buggo" que é a aranha anuladora de rodada.
Tem uma arte interessante e o material é bem acabado. Conferido na semana passada depois da Euroliga. Imagens capturadas do Board Game Geek.
Buggo mistura jogo da memória com um elemento de sorte. Os players devem, a cada rodada, comprar cartas que irão informar o número de tiles que eles devem abrir. Uma vez comprada a carta e informado o valor, deve-se montar exatemente aquele número em insetos, nem mais e nem menos. Só é preciso tomar cuidado para não tirar o "Buggo" que é a aranha anuladora de rodada.
Tem uma arte interessante e o material é bem acabado. Conferido na semana passada depois da Euroliga. Imagens capturadas do Board Game Geek.
terça-feira, 17 de março de 2009
Print and Play Game: Haunted Cards. *ATUALIZADO*
Eu tive a ideia (agora sem acento) para esse joguinho no ano passado, até fiz um post onde mostrei o protótipão (protótipo no papel de pão). Agora, uns meses depois, terminei a mecânica e estou disponibilizando para quem quiser imprimir e brincar.
Haunted Cards ( Cartas Fantasmas ) é um card game, focado para um público infantil, onde todos são exploradores entrando em uma casa mal assombrada. A cada rodada os players estarão tentando entrar mais longe de uma das portas principais da casa para marcar mais pontos.
O player mais corajoso (e sortudo) que não foi pego pelo fantasma e explorou mais a casa, ganha a rodada; jogase de 3 a 5 rodadas a cada partida.
Para quem quiser imprimir e brincar, basta mandar um e-mail para vincevader@gmail.com que envio o PDF completo com as instruções e cartinhas para recortar e montar; se alguma alma caridosa tiver um servidor e puder me ceder um mega de espaço, também agradeço. Só para constar: eu que fiz toda a arte das cartinhas também.
Quem testar, entre em contato comigo para elogios, críticas ou sugestões. E se alguma editora quiser publicar é só entrar em contato no mesmo e-mail (Rá! Até parece).
ATUALIZAÇÃO: o grande Cacá deixou disponível o material para download aqui nesse link. Porém, fiquei superfeliz de receber e-mails de mais de 10 pessoas pedindo o jogo esta manhã. Valeu, galera.
Haunted Cards ( Cartas Fantasmas ) é um card game, focado para um público infantil, onde todos são exploradores entrando em uma casa mal assombrada. A cada rodada os players estarão tentando entrar mais longe de uma das portas principais da casa para marcar mais pontos.
O player mais corajoso (e sortudo) que não foi pego pelo fantasma e explorou mais a casa, ganha a rodada; jogase de 3 a 5 rodadas a cada partida.
Quem testar, entre em contato comigo para elogios, críticas ou sugestões. E se alguma editora quiser publicar é só entrar em contato no mesmo e-mail (Rá! Até parece).
ATUALIZAÇÃO: o grande Cacá deixou disponível o material para download aqui nesse link. Porém, fiquei superfeliz de receber e-mails de mais de 10 pessoas pedindo o jogo esta manhã. Valeu, galera.
segunda-feira, 16 de março de 2009
The aMAZEing labyrinth
Resenha rápida pra começar a semana. The aMAZEing labyrinth é um boardgame infantil bem divertido onde cada player possui uma pilha de objetivos para achar no labirinto (tabuleiro) movimentando sua peça.
O grande barato do game é que a cada rodada você empurra uma fileira do tabuleiro mudando as configurações de todos os caminhos que poderia seguir para achar os objetivos.
Simples, rápido e perfeito para um público infantil ou não-gamer. Conferido na última Euroliga. imagens BGG.
O grande barato do game é que a cada rodada você empurra uma fileira do tabuleiro mudando as configurações de todos os caminhos que poderia seguir para achar os objetivos.
Simples, rápido e perfeito para um público infantil ou não-gamer. Conferido na última Euroliga. imagens BGG.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Quoridor
Jogo simples, rápido, para 2-4 jogadores, surpreendentemente estratégico e muito legal. O objetivo em Quoridor é muito simples: andar uma casa por vez e chegar na cor oposta à sua.
Porém, cada jogador possui "muros" para ir bloqueando o caminho alheio e fazendo com que os oponentes andem cada vez mais atrasando seus caminhos. A única regra de ouro é: não se pode bloquear totalmente um caminho impedindo que um player passe.
Bem abstrato, mas excelente. Conferi na última Euroliga e já estudando como montar uma versão caseira. Conferido com o Formiga e o Vitão.
Porém, cada jogador possui "muros" para ir bloqueando o caminho alheio e fazendo com que os oponentes andem cada vez mais atrasando seus caminhos. A única regra de ouro é: não se pode bloquear totalmente um caminho impedindo que um player passe.
Bem abstrato, mas excelente. Conferi na última Euroliga e já estudando como montar uma versão caseira. Conferido com o Formiga e o Vitão.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Roll Through the Ages
Versão dice game do boardgame Through the Ages. Ainda não joguei o board, mas quem já conferiu disse que não tem muito a ver, porém achei o game bem legal. Ele é uma versão anabolizada (e bem mais completa) do Catan Dice Game.
Joga-se de 1 a 4 players. A cada turno você pode rolar o dado até três vezes e ir separando recursos de pessoas, comida, madeira, minério, etc. para evoluir sua civilização construindo edifícios, melhorando sua tecnologia ou crescendo suas cidades (que faz você rolar mais dados). Cada jogador controla tudo em uma tábua de recursos e em uma folha de evolução da sociedade.
A grande beleza desse jogo é que, diferente do Catan Dice Game, é possível influenciar e atrapalhar o jogo dos oponentes. É bem rápido, dinâmico e o pack é genial: tudo de madeira com aquele capricho de jogo gringo.
Anotado na wishlist. Imagens do BGG.
Joga-se de 1 a 4 players. A cada turno você pode rolar o dado até três vezes e ir separando recursos de pessoas, comida, madeira, minério, etc. para evoluir sua civilização construindo edifícios, melhorando sua tecnologia ou crescendo suas cidades (que faz você rolar mais dados). Cada jogador controla tudo em uma tábua de recursos e em uma folha de evolução da sociedade.
A grande beleza desse jogo é que, diferente do Catan Dice Game, é possível influenciar e atrapalhar o jogo dos oponentes. É bem rápido, dinâmico e o pack é genial: tudo de madeira com aquele capricho de jogo gringo.
Anotado na wishlist. Imagens do BGG.
terça-feira, 10 de março de 2009
COLD WAR: CIA x KGB
Jogaço da Fantasy Flight, mais um da série Silver Line – pequenas caixas, grandes diversões. Esse aqui é para dois players e não deixa a desejar, bem emocionante do começo ao fim.
O como o próprio nome já diz é um game ambientado na Guerra Fria, ou melhor, um card game ambientado na Guerra Fria. Um jogador comanda 5 agentes da CIA e o outro jogador comanda 5 agentes da KGB. Durante 6 anos (turnos do jogo) cada um vai ter que usar seus espiões, técnicos, apoio militar, apoio da mídia e apoio econômico para conquistar territórios e objetivos. Durante uma série de rounds, os players vão apostando recursos e tramando secretamente que agente vão usar, pois cada um possui um poder diferenciado.
A arte do jogo é muito legal e retrata o momento histórico de uma maneira sensacional. Adquiri recentemente esse e já joguei um monte de partidas, ando apresentando para todo mundo que conheço.
Recomendadíssimo! Imagens do BGG.
O como o próprio nome já diz é um game ambientado na Guerra Fria, ou melhor, um card game ambientado na Guerra Fria. Um jogador comanda 5 agentes da CIA e o outro jogador comanda 5 agentes da KGB. Durante 6 anos (turnos do jogo) cada um vai ter que usar seus espiões, técnicos, apoio militar, apoio da mídia e apoio econômico para conquistar territórios e objetivos. Durante uma série de rounds, os players vão apostando recursos e tramando secretamente que agente vão usar, pois cada um possui um poder diferenciado.
A arte do jogo é muito legal e retrata o momento histórico de uma maneira sensacional. Adquiri recentemente esse e já joguei um monte de partidas, ando apresentando para todo mundo que conheço.
Recomendadíssimo! Imagens do BGG.
domingo, 8 de março de 2009
Settlers of Catan Card Game
Já falei aqui no blog sobre o Settlers versão board e o Settlers versão dice. Agora chegou a vez de falar da versão card game deste jogo, que sempre foi um dos meus favoritos.
A versão card game do catan é para dois players. O conceito é bem parecido com o do tabuleiro: rola-se dados e checa-se quais foram os itens produzidos, de posse dos itens constrói-se locais e ganha-se pontos. Quem faz 12 primeiro ganha.
A versão card game adicionou uma mecânica bem legal com algumas cartas de personagens - como cavaleiros - e de eventos, que vão afetando o jogo e dinamizando o gameplay.
É muito legal, a arte é fantástica, mas tome o cuidado de jogar em uma mesa grande, pois seu povoado cresce nas laterais. Imagens do BGG.
A versão card game do catan é para dois players. O conceito é bem parecido com o do tabuleiro: rola-se dados e checa-se quais foram os itens produzidos, de posse dos itens constrói-se locais e ganha-se pontos. Quem faz 12 primeiro ganha.
A versão card game adicionou uma mecânica bem legal com algumas cartas de personagens - como cavaleiros - e de eventos, que vão afetando o jogo e dinamizando o gameplay.
É muito legal, a arte é fantástica, mas tome o cuidado de jogar em uma mesa grande, pois seu povoado cresce nas laterais. Imagens do BGG.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Hacienda
Joguinho bem simpático do Wolfgang Kramer onde os jogadores são pecuaristas criando animais nos pampas argentinos. Essencialmente o game é um area control bem bacaninha onde os jogadores lutam por conseguir melhores terrenos próximos de lagos e das vilas afim de pontuar mais.
No começo é meio confuso, mas depois embala e flui naturalmente. Hacienda possui um design meio bizarro onde as cartas mostram os animais meio "divertidos" e essa não é a pegada do jogo.
Foi um título conferido, com a ajuda do Victor, na Euroliga dessa semana na Ludus. Imagens devidamente roubadas do BGG.
No começo é meio confuso, mas depois embala e flui naturalmente. Hacienda possui um design meio bizarro onde as cartas mostram os animais meio "divertidos" e essa não é a pegada do jogo.
Foi um título conferido, com a ajuda do Victor, na Euroliga dessa semana na Ludus. Imagens devidamente roubadas do BGG.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Timbuktu
Esse era um game que eu estava há mais de um ano na curiosidade de jogar, finalmente na Euroliga da semana retrasada pude conferir esse excelente título. Este é um jogo onde cada player comanda uma caravana carregada de produtos percorrendo o deserto para chegar na cidade de Timbuktu. No percurso até a cidade, as caravanas irão parar em Oasis para passar a noite e sempre serão atacadas por ladrões.
A cada ataque é feito um sorteio com cartas onde os lugares marcados são revelados e o grande tcham do jogo é um elemento de memória para lembrar onde sua caravana não deve pisar! Quando as caravanas chegam em Timbuktu, os produtos que ficaram mais escassos são os que valem mais, ou seja se todo mundo perde seus tokens de água e um jogador fica com vários, este se dá muito bem.
Jogamos em 4 players e foi bem disputado. É divertidíssimo, estratégico e muito bonito. Realmente é uma produção bem legal da Quenn Games. Esse tranquilamente entrou na wishlist para próxima compra.
Imagens retiradas do Board Game Geek.
A cada ataque é feito um sorteio com cartas onde os lugares marcados são revelados e o grande tcham do jogo é um elemento de memória para lembrar onde sua caravana não deve pisar! Quando as caravanas chegam em Timbuktu, os produtos que ficaram mais escassos são os que valem mais, ou seja se todo mundo perde seus tokens de água e um jogador fica com vários, este se dá muito bem.
Jogamos em 4 players e foi bem disputado. É divertidíssimo, estratégico e muito bonito. Realmente é uma produção bem legal da Quenn Games. Esse tranquilamente entrou na wishlist para próxima compra.
Imagens retiradas do Board Game Geek.
segunda-feira, 2 de março de 2009
DESCARTES ECOLES - Uma loja de jogos ANIMAL em Paris
Para começar bem essa semana vou postar o final da minha jornada lúdica pela Europa. Havia comentado em um post anterior sobre uma excelente loja de jogos que visitei em Paris, o nome dela é Descartes Ecoles. É o local perfeito para todos os fãs de boardgames, cardgames, dicegames e afins. Vou contar com detalhes do que se trata esse ilustre recinto.
Fazia um frio de 5 graus negativos (apesar do solzinho ilusório) e lá fui eu peregrinar a cidade luz atrás desse palácio nerd. Percorrendo o Sena e passando a Catedral de Notre Dame finalmente cheguei lá; a entrada da loja é bem modesta e pequena, quase não chama a atenção, mas quando você entra é um choque: são 3 andares de pura alegria!
Isso mesmo: três andares. As prateleiras vão do chão até o teto e tem títulos do mundo todo, até uns games russos bizarrões. Comprei na Descartes Ecoles alguns excelentes jogos: Municipium, Bayon, Felix (the cat in the sack), Chateau Roquefort, Lupus in Tabula e mais uns acessórios e jogos menores.
Para quem for pra lá é ponto de parada obrigatório. E vale a dica: eles entregam para qualquer lugar do mundo. O endereço é:
Descartes Ecoles - 52, Rue des Ecoles - 75005 Paris
Tel: 01 43 26 79 83
http://www.jeux-descartes.fr/ecoles/
Fazia um frio de 5 graus negativos (apesar do solzinho ilusório) e lá fui eu peregrinar a cidade luz atrás desse palácio nerd. Percorrendo o Sena e passando a Catedral de Notre Dame finalmente cheguei lá; a entrada da loja é bem modesta e pequena, quase não chama a atenção, mas quando você entra é um choque: são 3 andares de pura alegria!
Isso mesmo: três andares. As prateleiras vão do chão até o teto e tem títulos do mundo todo, até uns games russos bizarrões. Comprei na Descartes Ecoles alguns excelentes jogos: Municipium, Bayon, Felix (the cat in the sack), Chateau Roquefort, Lupus in Tabula e mais uns acessórios e jogos menores.
Para quem for pra lá é ponto de parada obrigatório. E vale a dica: eles entregam para qualquer lugar do mundo. O endereço é:
Descartes Ecoles - 52, Rue des Ecoles - 75005 Paris
Tel: 01 43 26 79 83
http://www.jeux-descartes.fr/ecoles/