Há alguns posts atrás comentei que havia retomado o hábito de D&D miniatures em minha vida. E nesta fria segunda-feira de maio fizemos uma noite de partidas extremas novamente, a famigerada "Mini Monday".
Participantes: Snow, Julão, Big e Vader. Julão ganhou do Snow e Big (roubando) ganhou de mim. ATUALIZADO: e o Sr. Big ainda diz que "só fez uma livre interpretação das regras".
Seguem algumas imagens das emocionantes partidas que foram regadas ao sabor de bons vinhos:
terça-feira, 31 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Crimson Skies
Bom, esse foi uma pechincha recém adquirida na loja Moonshadows aqui de São Paulo. Comprei o pack inicial por R$ 9,90 (clique aqui para aproveitar essa oferta). Os packs extras com os aviões e personagens também estão em promoção por preços campeões.
Crimson Skies se passa em 1930 em uma realidade onde os Estados Unidos foram destruídos após a grande depressão. Uma guerra pela retomada de territórios ocorre no ar e na terra e é o cenário do game. O pack inicial vem com mapas, cartas, marcadores e dados; os aviões e personagens são vendidos em packs individuais.
O sistema é o de clix, só que usa aviões como inovação. Na verdade não tem nada de novo e a mecânica é ruim. O que vale a pena são as minis de aviões que são bem bonitinhas. Pelo preço que está vale a pena comprar para conhecer e ter de referência.
Crimson Skies se passa em 1930 em uma realidade onde os Estados Unidos foram destruídos após a grande depressão. Uma guerra pela retomada de territórios ocorre no ar e na terra e é o cenário do game. O pack inicial vem com mapas, cartas, marcadores e dados; os aviões e personagens são vendidos em packs individuais.
O sistema é o de clix, só que usa aviões como inovação. Na verdade não tem nada de novo e a mecânica é ruim. O que vale a pena são as minis de aviões que são bem bonitinhas. Pelo preço que está vale a pena comprar para conhecer e ter de referência.
Mais um pacote para a ludoteca.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
LUNA
Depois da maratona de palestras e workshops de maio comecei a retomar as jogas e conferir novidades. Luna foi um título de 2010 apresentado pelo amigo Macri e é assinado pelo consagrado autor Stefan Feld. O game reúne elementos de worker placement e escolha de ações em um tabuleiro representado por diferentes ilhas com diferentes poderes.
Em Luna, os jogadores são noviços de diferentes seitas lutando para conseguir poder para eleger a nova deusa da lua que protege seus territórios. A cada rodada cada player deve decidir se move seus clérigos para ilhas diferentes, constrói novos templos, leva seus clérigos para estudar na biblioteca central ou adquire mini-poderes nas diferentes ilhas.
O jogo é bem interessante, mas é daqueles que precisa de algumas partidas para dominar a curva de aprendizado. Demora um pouco para conseguir visualizar as diferentes possibilidades estratégicas e os diferentes poderes das ilhas são um pouquinho complicados de usar.
O game tem um modo solo ou pode ser jogado em até quatro players. Achei interessante como é apresentado o tempo do jogo que é 25 minutos por jogador. Design básico de euro game sem destaques para componentes ou arte. Quero jogar de novo, mas não me encantei para comprar.
Em Luna, os jogadores são noviços de diferentes seitas lutando para conseguir poder para eleger a nova deusa da lua que protege seus territórios. A cada rodada cada player deve decidir se move seus clérigos para ilhas diferentes, constrói novos templos, leva seus clérigos para estudar na biblioteca central ou adquire mini-poderes nas diferentes ilhas.
O jogo é bem interessante, mas é daqueles que precisa de algumas partidas para dominar a curva de aprendizado. Demora um pouco para conseguir visualizar as diferentes possibilidades estratégicas e os diferentes poderes das ilhas são um pouquinho complicados de usar.
O game tem um modo solo ou pode ser jogado em até quatro players. Achei interessante como é apresentado o tempo do jogo que é 25 minutos por jogador. Design básico de euro game sem destaques para componentes ou arte. Quero jogar de novo, mas não me encantei para comprar.
sábado, 21 de maio de 2011
GAMEDAY - ESPM Porto Alegre
Ontem eu estava em Porto Alegre. Fui participar de um evento muito legal organizado pela galera do CO.DE Digital 3D da ESPM, trata-se do GAMEDAY. Foi uma manhã de bate-papo sobre mercado de jogos, gamification e processo criativo para games junto com duas feras: Tiago Faccio (da Woodoo Oficina Web) e Thiago Bulhões (da Napalm).
Na parte da tarde, junto com a Professora Fabrizzia, fiz um workshop de criação de mecânica de games onde a galera colocou a mão na massa e fez protótipos de jogos.
Um obrigado especial pelo convite e que venham mais desses. Seguem algumas imagens do evento.
Depois da turnê de palestras, voltamos com nossa programação normal no blog com algumas boas novidades boardgamísticas.
ATUALIZAÇÃO: algumas fotos oficiais do evento podem ser conferidas clicando aqui.
Na parte da tarde, junto com a Professora Fabrizzia, fiz um workshop de criação de mecânica de games onde a galera colocou a mão na massa e fez protótipos de jogos.
Um obrigado especial pelo convite e que venham mais desses. Seguem algumas imagens do evento.
Depois da turnê de palestras, voltamos com nossa programação normal no blog com algumas boas novidades boardgamísticas.
ATUALIZAÇÃO: algumas fotos oficiais do evento podem ser conferidas clicando aqui.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Palestra na ESPM: Gamification, Gaming Concepts & Game Design
Hoje foi um dia muito legal com um excelente bate papo sobre o assunto do título do post. Eu e minha grande amiga Bel falamos na ESPM sobre processo de criação de jogos, roteiros lúdicos, mecânicas de games, neuro transmissores e efeitos do entretenimento no cérebro.
A Bel, que é psiquiatra deu o aporte neurológico na conversa e eu guiei o papo pelo lado da estruturação de games como entretenimento e como negócios. Nessa parte abordamos o conceito, tão em voga, de gameficação e mostramos como podemos adequar aspectos isolados de alguns jogos em campanhas publicitárias, ações de responsabilidade social, treinamento empresarial, educação, etc.
Lotamos duas classes com aproximadamente noventa pessoas. Teve boas perguntas e boas indicações que teremos mais desses encontros.
E segue a apresentação para visualização e download:
Um obrigado especial para todos os participantes!
A Bel, que é psiquiatra deu o aporte neurológico na conversa e eu guiei o papo pelo lado da estruturação de games como entretenimento e como negócios. Nessa parte abordamos o conceito, tão em voga, de gameficação e mostramos como podemos adequar aspectos isolados de alguns jogos em campanhas publicitárias, ações de responsabilidade social, treinamento empresarial, educação, etc.
Lotamos duas classes com aproximadamente noventa pessoas. Teve boas perguntas e boas indicações que teremos mais desses encontros.
E segue a apresentação para visualização e download:
Gamification, Gaming Concepts & Game Design
View more presentations from vincevader
Um obrigado especial para todos os participantes!
May the force be with you!
domingo, 15 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Workshop na WMcCann (Rio de Janeiro)
Semana passada tive a oportunidade de fazer um workshop na WMcCann daqui de São Paulo e ontem foi a vez da WMcCann do Rio de Janeiro. Mais uma vez capitaneado pelo amigo Cava bati um papo com uma galera nota 10 sobre gamification, mecânicas de jogos e advergames.
Nesta edição do bate-papo concentramos nossos esforços em alguns tópicos principais: 1)mecânicas de jogos podem servir como elementos de mecânicas promocionais; 2)este processo de gameficação permite que mecânicas de games sejam utilizadas em (praticamente) todas as áreas do conhecimento.
Nosso papo também abordou um dimensionamento do mercado de games e o quanto isso impacta o negócio de comunicação e marketing.
Apresentei uma leva de boardgames e cardgames favoritos apontando mecânicas clássicas como: tile placement, worker placement e leilão. A cada jogo apresentado eu convidei a galera a fazer uma reflexão de como poderíamos utilizar partes das mecânicas para encartar brindes em produtos, criar interatividade em promoções e gerar conteúdo colaborativo.
Obrigado especial ao Cava e todos os participantes.
#epicwin
Nesta edição do bate-papo concentramos nossos esforços em alguns tópicos principais: 1)mecânicas de jogos podem servir como elementos de mecânicas promocionais; 2)este processo de gameficação permite que mecânicas de games sejam utilizadas em (praticamente) todas as áreas do conhecimento.
Nosso papo também abordou um dimensionamento do mercado de games e o quanto isso impacta o negócio de comunicação e marketing.
Apresentei uma leva de boardgames e cardgames favoritos apontando mecânicas clássicas como: tile placement, worker placement e leilão. A cada jogo apresentado eu convidei a galera a fazer uma reflexão de como poderíamos utilizar partes das mecânicas para encartar brindes em produtos, criar interatividade em promoções e gerar conteúdo colaborativo.
Obrigado especial ao Cava e todos os participantes.
#epicwin
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Revista Época Negócios de maio
Opa! Momento de auto promoção aqui no blog! Está nas melhores bancas de jornal do Brasil a revista Época Negócios de maio, onde eu estou dando uma entrevista sobre gamification, gaming concepts e game design. A matéria é destaque de capa e até saiu uma foto minha (de página inteira) ilustrando o conteúdo.
ATUALIZAÇÃO: clique aqui para ler na web um trecho da matéria.
Este tema tem sido uma constante nas minhas aulas e palestras. Acredito que ainda podemos fazer excelentes pesquisas sobre o assunto.
Ficou bem legal! Queria mandar um obrigado especial para a Débora Fortes que fez a entrevista. Clique na imagem abaixo para ampliar:
ATUALIZAÇÃO: clique aqui para ler na web um trecho da matéria.
Este tema tem sido uma constante nas minhas aulas e palestras. Acredito que ainda podemos fazer excelentes pesquisas sobre o assunto.
Ficou bem legal! Queria mandar um obrigado especial para a Débora Fortes que fez a entrevista. Clique na imagem abaixo para ampliar:
segunda-feira, 9 de maio de 2011
D&D miniatures: a volta ao vício
D&D miniatures já foi assunto aqui no blog faz tempo. Eu tinha parado de jogar, até porque estava difícil arrumar tempo e gente para a brincadeira. O game utiliza sistema D20 com tabuleiro e, atualmente, possui minis extremamente bonitas e detalhadas.
O jogo mudou muito em termos de regras desde que foi lançado e hoje possui diversas expansões que permitem combinar muitos e muitos tipos de times.
Recentemente, os amigos Snow, Julão e Big entraram firme no game e na coleção e eu me empolguei de novo. Chegou pra mim esse belo time de demônios da foto abaixo essa semana.
Agora falta marcar a famigerada mini monday para testar esta beleza.
Recentemente, os amigos Snow, Julão e Big entraram firme no game e na coleção e eu me empolguei de novo. Chegou pra mim esse belo time de demônios da foto abaixo essa semana.
Agora falta marcar a famigerada mini monday para testar esta beleza.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Workshop na WMcCann
A convite do meu amigo Ricardo Cavallini fui até a WMcCann fazer, juntamente com ele, um workshop sobre publicidade e mecânica de games. O Cava falou na primeira parte sobre a evolução dos games como ferramenta de comunicação, conceituou e deu exemplos de advergames e ARGs; eu falei na sequência sobre gamification, game design e gaming concepts.
Levei alguns games favoritos como Hive, Red November e YINSH para dar exemplos de diferentes tipos de construção de mecânica de jogo. Também levei uma breve apresentação que compartilho com os leitores do blog:
E a seguir, algumas fotos do evento. Um obrigado especial para o Cava e para todos os participantes.
Valeu!
Levei alguns games favoritos como Hive, Red November e YINSH para dar exemplos de diferentes tipos de construção de mecânica de jogo. Também levei uma breve apresentação que compartilho com os leitores do blog:
Workshop na WMcCann
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E a seguir, algumas fotos do evento. Um obrigado especial para o Cava e para todos os participantes.
Valeu!
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Fun is the Future: Mastering Gamification
Por algum motivo desconhecido acabei postando este material no meu outro blog, de assuntos variados. Porém, é um conteúdo sensacional que merece ser dividido com os leitores do Game Analyticz.
Apresentação do autor Gabe Zichermann sobre o processo de "Gamification" que segundo o próprio palestrante pode ser definido como "fundamentally rewriting the rules of engagement for product design and marketing. From Foursquare to Farmville and from Nike to the Navy, game mechanics like points, badges, levels, challenges, rewards and leaderboards are being used in ever greater numbers".
O conteúdo é amplo e toma quase uma hora de vídeo, mas vale cada minuto. Enjoy!
Apresentação do autor Gabe Zichermann sobre o processo de "Gamification" que segundo o próprio palestrante pode ser definido como "fundamentally rewriting the rules of engagement for product design and marketing. From Foursquare to Farmville and from Nike to the Navy, game mechanics like points, badges, levels, challenges, rewards and leaderboards are being used in ever greater numbers".
O conteúdo é amplo e toma quase uma hora de vídeo, mas vale cada minuto. Enjoy!