Duas semanas atrás, entrou no ar o projeto COMO PUBLICAR SEU JOGO que fiz o conteúdo para a COPAG! Vou colocar a modéstia de lado e falar com orgulho: ficou muito legal o projeto! Já estão no ar os módulos "O jogo e o mercado", "Como ser um game designer" e "Quebrando a cabeça com o processo de game design". Bom, o que eu achei que ficou mais legal no projeto é a parte de diagramas e esquemas gráficos que a galera da COPAG montou. Selecionei alguns aqui que (obviamente) vou usar nas minhas aulas de game design.
1.A ideia de círculo mágico de Johan Huizinga sintetizada em um ciclo de experiência com o game e significado no pós-jogo.
2.Como se dá a relação entre o trinômio player-interface-game:
3.A lógica resumida do processo iterativo em games:
4.A visão de Jesse Schel sobre o processo de game design:
5.Qual o jogo que devemos projetar?
São mais dois módulos que chegam em duas semanas! Não deixe de acompanhar e divulgar!
#GoGamers
terça-feira, 20 de junho de 2023
segunda-feira, 19 de junho de 2023
PAPAYOO
Eu ouvia muita gente falar desse game de vazas. Só elogios e que era um primor. Inclusive, um game que não tem um autor - ele é assinado pelo selo Gigamic e só.
Bom, Papayoo é bom para um caralho. É um exemplo maravilhoso de como um game abstrato de naipes, cores e números pode divertir muito. Ganhei um do Fel Barros e passei o final de semana jogando.
A lógica é muito simples: há cartas de espadas, ouros, paus e copas numeradas de 1 até 10. Há cartas de “payoo” numeradas de 1 até 20. As cartas de naipe não valem nada e as de payoo valem pontos negativos. O objetivo do game é ter o mínimo de pontos negativos.
Uma vaza começa com um naipe ou um payoo e, se os demais players tiverem cartas desse tipo, devem obrigatoriamente jogar. Quem jogar a maior carta leva. O grande lance é quando as cartas de naipe que não valem nada começam a sumir do jogo e começam a rolar as cartas de payoo.
Há outro detalhe mecânico também: cada partida é sorteado um naipe para ser o papayoo - que é a carta de número 7 que vai valer 40 pontos pra mão de quem pegar.
Jogo bom mesmo!
#GoGamers
Bom, Papayoo é bom para um caralho. É um exemplo maravilhoso de como um game abstrato de naipes, cores e números pode divertir muito. Ganhei um do Fel Barros e passei o final de semana jogando.
A lógica é muito simples: há cartas de espadas, ouros, paus e copas numeradas de 1 até 10. Há cartas de “payoo” numeradas de 1 até 20. As cartas de naipe não valem nada e as de payoo valem pontos negativos. O objetivo do game é ter o mínimo de pontos negativos.
Uma vaza começa com um naipe ou um payoo e, se os demais players tiverem cartas desse tipo, devem obrigatoriamente jogar. Quem jogar a maior carta leva. O grande lance é quando as cartas de naipe que não valem nada começam a sumir do jogo e começam a rolar as cartas de payoo.
Há outro detalhe mecânico também: cada partida é sorteado um naipe para ser o papayoo - que é a carta de número 7 que vai valer 40 pontos pra mão de quem pegar.
Jogo bom mesmo!
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Homem Batata
E vamos de jogo de vaza. Depois do Cartapalooza, evento organizado pelo Fel Barros no ano passado, eu retomei meu gosto por jogos de vaza; aquele clássico tipo de jogo que alguém leva a vaza de cartas da mesa para compor a pontuação.
Homem Batata é uma aventura com personagens que são batatas. Tem o batata com queijo, o batata congelada, a batata com alecrim, a batata com bacon, o temível batata frita e o herói Homem Batata. Bem, na real poderiam ser só cartas com cores e números, mas uma skin temática é sempre bem-vinda.
Joga-se de 2 até 5 players e, a cada rodada, é preciso jogar uma carta de batata. Não é permitido jogar uma carta de cor igual à anterior. Ganha quem jogar a carta de maior número; com uma exceção: se uma batata frita vilã de número alto foi jogada e um Homem Batata de número baixo foi jogado na mesma vaza, vence a batata herói.
Há uma pontuação bacaninha também feita com estratégia de acabar com pilhas de pontos menores para pegar cartas de pontos mais fortes.
Bacaninha, mas - da mesma série de caixinhas da Galápagos- gosto muito mais do CORTA!.
#GoGamers
Homem Batata é uma aventura com personagens que são batatas. Tem o batata com queijo, o batata congelada, a batata com alecrim, a batata com bacon, o temível batata frita e o herói Homem Batata. Bem, na real poderiam ser só cartas com cores e números, mas uma skin temática é sempre bem-vinda.
Joga-se de 2 até 5 players e, a cada rodada, é preciso jogar uma carta de batata. Não é permitido jogar uma carta de cor igual à anterior. Ganha quem jogar a carta de maior número; com uma exceção: se uma batata frita vilã de número alto foi jogada e um Homem Batata de número baixo foi jogado na mesma vaza, vence a batata herói.
Há uma pontuação bacaninha também feita com estratégia de acabar com pilhas de pontos menores para pegar cartas de pontos mais fortes.
Bacaninha, mas - da mesma série de caixinhas da Galápagos- gosto muito mais do CORTA!.
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domingo, 11 de junho de 2023
Wipe’ em out
Primeiro lançamento da Caramelo Games, que estava no Diversão Offline fazendo o lançamento do selo e deste primeiro jogo. Fiquei feliz demais por ver ex-estudantes investindo na área de maneira profissional e correndo atrás de fazer o que gostam! Olha eu com o Rodrigo Senice que foi meu aluno na ESPM e eu fui banca do mestrado dele na PUC!
Wipe’ em out é um card game no qual cada jogador deve montar uma combinação de armas e magias para deter monstros que estão saindo de uma caverna.
A cada rodada, é preciso disputar estrategicamente as cartas de criaturas para montar as melhores coleções e pontuar mais. Olha a resenha oficial aqui: Após explorar uma caverna recém descoberta, um geólogo se deparou com monstros que começaram a atacar a cidade. Garanta a proteção da vila e de seus habitantes! Jogue cartas de equipamentos e magias para derrotar os monstros e somar pontos. Não se esqueça que seus adversários podem (e vão) te atrapalhar nesse jogo de estratégia e sorte! Prepare-se!
Estou curioso para ver os próximos lançamentos da Caramelo Games que tem uma identidade visual muito bacana!
#GoGamers
Wipe’ em out é um card game no qual cada jogador deve montar uma combinação de armas e magias para deter monstros que estão saindo de uma caverna.
A cada rodada, é preciso disputar estrategicamente as cartas de criaturas para montar as melhores coleções e pontuar mais. Olha a resenha oficial aqui: Após explorar uma caverna recém descoberta, um geólogo se deparou com monstros que começaram a atacar a cidade. Garanta a proteção da vila e de seus habitantes! Jogue cartas de equipamentos e magias para derrotar os monstros e somar pontos. Não se esqueça que seus adversários podem (e vão) te atrapalhar nesse jogo de estratégia e sorte! Prepare-se!
Estou curioso para ver os próximos lançamentos da Caramelo Games que tem uma identidade visual muito bacana!
#GoGamers
Diversão Offline 2023!
Este é um evento do coração para muitos entusiastas do mundo dos boardgames e eu sou um deles! No entanto, esse ano o DOF teve um sabor especial pra mim: além de encontrar amigos queridos e ter o prazer de rever o senhor Reiner Knizia, eu palestrei no evento junto com a galera da COPAG para promover o curso “Como publicar seu jogo”.
Tive o prazer de encontrar Fabio Tola, Luci da Ludus, Fel Barros, Cacá e uma galera que fui professor que montaram a Caramelo Games. Até os lendários amigos de Catanduva, Leo e Rogério, estavam no DOF promovendo o OPERA RPG. Depois de muito tempo consegui me reunir também com os amigos de BGT Snow e Estevão.
Tirei foto com o Tom Vasel e o Knizia autografou meu LOST CITIES, primeiro jogo dele que joguei e comprei (o cara é uma simpatia).
Pra coroar a jornada, a palestra junto com o Rodrigo Noffs da COPAG estava cheia e até o Knizia apareceu pra assistir (apesar de que ele não entendeu nada, pois foi em português).
O evento está muito maior, muito mais cheio e mostra que o mercado está crescendo!
Que o ano que vem seja mais épico!
#GoGamers
Tive o prazer de encontrar Fabio Tola, Luci da Ludus, Fel Barros, Cacá e uma galera que fui professor que montaram a Caramelo Games. Até os lendários amigos de Catanduva, Leo e Rogério, estavam no DOF promovendo o OPERA RPG. Depois de muito tempo consegui me reunir também com os amigos de BGT Snow e Estevão.
Tirei foto com o Tom Vasel e o Knizia autografou meu LOST CITIES, primeiro jogo dele que joguei e comprei (o cara é uma simpatia).
Pra coroar a jornada, a palestra junto com o Rodrigo Noffs da COPAG estava cheia e até o Knizia apareceu pra assistir (apesar de que ele não entendeu nada, pois foi em português).
O evento está muito maior, muito mais cheio e mostra que o mercado está crescendo!
Que o ano que vem seja mais épico!
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quinta-feira, 1 de junho de 2023
Projeto novo do Vince na área: COMO PUBLICAR O SEU JOGO COM A COPAG
Oooooopa! E tem projeto meu novo na área! Trata-se do COMO PUBLICAR O SEU JOGO COM A COPAG. Será um curso online e 100% de graça no qual vamos falar de game design, prototipação, modelos de negócio, produção e publicação de jogos analógicos.
O lançamento será na segunda 5/6 às 18h30 e acontece no Instagram da Copag (@copag.games). Eu vou apresentar o projeto junto com os amigos Fábio Michelan (do Google) e Rodrigo Noffs (da COPAG).
#GoGamers
O lançamento será na segunda 5/6 às 18h30 e acontece no Instagram da Copag (@copag.games). Eu vou apresentar o projeto junto com os amigos Fábio Michelan (do Google) e Rodrigo Noffs (da COPAG).
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