Olha lá, mais uma vaza aparecendo na timeline aqui do Game Analyticz! Tatsu é mais um carteadinho adquirido para a ludoteca que gostei demais. Vamos para a análise!
Tatsu é uma vaza para jogar de duplas. Tem regras para dois e três players, mas ignorei. O game é para ser jogado em duplas. Quatro players. Fim. Igual Tichu.
O game tem uma temática de que cada dupla de players é ligado a um espírito do dragão. Existe a dupla do espírito preto/vermelho e do espírito branco/amarelo. Tatsu tem só 28 cartas e eu adoro esses minimalismos em componente.
As cartas tem versos pretos e brancos e cada player recebe sete cartinhas no início da partida. A vaza é normal, mas o game tem um lance bem divertido: ao invés de você jogar uma carta da sua mão, você pode pedir para um oponente ou para seu parceiro jogar uma carta da mão dele pra você. Como todo mundo tem cartas das duas cores, um player da tribo preta/vermelha pode pedir para um jogador da tribo inimiga jogar uma carta preta/vermelha da mão na sua área.
Isso é estratégico porque Tatsu envolve um elemento de memória e de contar cartas também. Você pode deduzir que os oponentes tem cartas mais interessantes para jogar e levar a vaza.
A pontuação é feita em cima de pontos das cartas e multiplicadores especiais. Há uns outros detalhes mecânicos, mas a essência é essa.
De cara parece meio aleatório, mas depois da terceira rodada você vai pegando jeito. Obviamente, há a questão de sinergia com o parceiro - se você joga truco, vai entender o que estou falando.
Gostei bastante. Comprei a versão nacional e está muito bonita.
#GoGamers
terça-feira, 29 de outubro de 2024
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Mortes estúpidas
Mortes Estúpidas é um jogo de tabuleiro sobre formas, bem, estúpidas, de como várias pessoas já morreram. Produto party game da COPAG que saiu recentemente e que vem com uma embalagem no formato de caixão. =)
Bom, eu pedi para meus alunos me apresentarem algo que eu nunca tivesse jogado e eles vieram com esse.
Toda carta de pergunta contém uma morte estúpida, porém todo mundo tem que chutar se é verdade ou mentira. Quem acerta, foge do peão da morte, mas se alguém responder errado o peão da morte se chega mais perto. O objetivo é ser o último jogador "vivo" no tabuleiro ou coletar cartas com todas as letras da palavra “MORTE”.
#GoGamers
Bom, eu pedi para meus alunos me apresentarem algo que eu nunca tivesse jogado e eles vieram com esse.
Toda carta de pergunta contém uma morte estúpida, porém todo mundo tem que chutar se é verdade ou mentira. Quem acerta, foge do peão da morte, mas se alguém responder errado o peão da morte se chega mais perto. O objetivo é ser o último jogador "vivo" no tabuleiro ou coletar cartas com todas as letras da palavra “MORTE”.
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sábado, 19 de outubro de 2024
Qui-quitanda
Sigo na missão de jogar todos os pocket games da Paper Games e este final de semana comprei o Qui-quitanda para experimentar. Também sigo com 2024 como o ano do carteado. Tirando o Micélio, acho que só comprei/joguei carteadinhos.
Jogo rapidinho que pode ser jogado solo ou em até quatro players, assinado pelo Knizia - como todos os games dessa série.
Qui-quitanda é um party game colaborativo no qual os jogadores vão montando sets de três cartas na mesa tentando, como num jogo da velha, fazer as maiores pontuações. Linha com uma fruta vale 1 ponto, com duas frutas 2 e assim vai. É possível ir jogando carta em cima de carta buscando melhores combinações.
Só não pode uma coisa no game: falar o que você tem na mão. Daí, tem aquele lance de telepatia e feeling para deixar a coisa mais interessante.
Eu gosto desses joguinhos porque estou numa fase de tentar pegar referências de jogos pequenos para futuros projetos. Outra vantagem: eu jogo e depois sorteio na minha aula de game design na PUC.
#GoGamers
Jogo rapidinho que pode ser jogado solo ou em até quatro players, assinado pelo Knizia - como todos os games dessa série.
Qui-quitanda é um party game colaborativo no qual os jogadores vão montando sets de três cartas na mesa tentando, como num jogo da velha, fazer as maiores pontuações. Linha com uma fruta vale 1 ponto, com duas frutas 2 e assim vai. É possível ir jogando carta em cima de carta buscando melhores combinações.
Só não pode uma coisa no game: falar o que você tem na mão. Daí, tem aquele lance de telepatia e feeling para deixar a coisa mais interessante.
Eu gosto desses joguinhos porque estou numa fase de tentar pegar referências de jogos pequenos para futuros projetos. Outra vantagem: eu jogo e depois sorteio na minha aula de game design na PUC.
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terça-feira, 8 de outubro de 2024
ENIGMA DO LABIRINTO
E olha só o que chega nas lojas de brinquedos de todo o Brasil nesse mês de outubro: ENIGMA DO LABIRINTO! O 11º game que desenvolvo junto com a Grow Jogos!
Segue o texto oficial de divulgação do produto: Desvende os caminhos em busca do tesouro! No Enigma do Labirinto, os jogadores embarcam em uma jornada fascinante por um tabuleiro circular atrás de pedras preciosas. Cada explorador deverá enfrentar o desafio de adentrar o labirinto, porém é preciso muito cuidado, pois as paredes mudam de lugar durante a partida. Será preciso contar com uma boa estratégia e um pouco de sorte para conseguir pegar sua pedra preciosa e o diamante no centro do labirinto e escapar em segurança.
O projeto ficou muito legal com o tabuleiro feito de anéis giratórios que permitem fazer uns movimentos bem divertidos para ferrar os amniguinhos na hora de conseguir resgatar as pedras preciosas. Olha a cara de alegria!
E a seguir, um vídeo com as regras:
Se quiser adquirir o seu, clique aqui.
#GoGamers
Segue o texto oficial de divulgação do produto: Desvende os caminhos em busca do tesouro! No Enigma do Labirinto, os jogadores embarcam em uma jornada fascinante por um tabuleiro circular atrás de pedras preciosas. Cada explorador deverá enfrentar o desafio de adentrar o labirinto, porém é preciso muito cuidado, pois as paredes mudam de lugar durante a partida. Será preciso contar com uma boa estratégia e um pouco de sorte para conseguir pegar sua pedra preciosa e o diamante no centro do labirinto e escapar em segurança.
O projeto ficou muito legal com o tabuleiro feito de anéis giratórios que permitem fazer uns movimentos bem divertidos para ferrar os amniguinhos na hora de conseguir resgatar as pedras preciosas. Olha a cara de alegria!
E a seguir, um vídeo com as regras:
Se quiser adquirir o seu, clique aqui.
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segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Micélio
Esse ano eu não tinha comprado nenhuma caixa grande de boardgame. Estava só nos carteados, focando em games rápidos e com regras simples. No entanto, comecei a ver alguns vídeos sobre o Micélio. Me chamou a atenção a mecânica de tile placement com o controle de área do jogo, fora o fato de que é um dos games mais bonitos que já vi; com um detalhe importante: o game designer J.J. Neville é também o artista do game. Baita talento.
Em Micélio, os jogadores controlam redes de hifas que se juntam para formarem redes miceliais. Estas redes esporulam e fazem surgir cogumelos variados. Basicamente, no jogo você pode fazer duas de seis ações no seu turno:
A) mover seu cogumelo mãe, que permite cortar a rede de hifas de outro jogador e utilizar esporos de outros players;
B) abrir novos tiles, sendo que a cor do tile é o tipo de nutriente para popar cogumelos;
C) comprar uma carta aberta ou uma fechada do mercado de fungos para fazer nascer cogumelos e pontuar;
D) esporular, liberando seus cubinhos pelo tabuleiro rolando um dado que faz o papel do vento e define pra que lado os esporos vão;
E) popar um cogumelo de uma carta;
F) apodrecer um cogumelo que já esporulou duas vezes para liberar um poder especial.
Esta última ação é o que dá, inclusive, o trigger final do game. Quem colocar, no mínimo, uma carta de cogumelo em cima de cada mini tabuleiro, termina o jogo.
=
Apesar da temática de cogumelos, Micélio tem aquela aura de jogo abstrato. Eu gostei muito, inclusive, experimentei o modo solo do jogo e achei bem “terapêutico”.
Agora quero jogar bastante esse game. Depois que “gastar” bem ele, cogito comprar outra caixa grande.
#GoGamers
Em Micélio, os jogadores controlam redes de hifas que se juntam para formarem redes miceliais. Estas redes esporulam e fazem surgir cogumelos variados. Basicamente, no jogo você pode fazer duas de seis ações no seu turno:
A) mover seu cogumelo mãe, que permite cortar a rede de hifas de outro jogador e utilizar esporos de outros players;
B) abrir novos tiles, sendo que a cor do tile é o tipo de nutriente para popar cogumelos;
C) comprar uma carta aberta ou uma fechada do mercado de fungos para fazer nascer cogumelos e pontuar;
D) esporular, liberando seus cubinhos pelo tabuleiro rolando um dado que faz o papel do vento e define pra que lado os esporos vão;
E) popar um cogumelo de uma carta;
F) apodrecer um cogumelo que já esporulou duas vezes para liberar um poder especial.
Esta última ação é o que dá, inclusive, o trigger final do game. Quem colocar, no mínimo, uma carta de cogumelo em cima de cada mini tabuleiro, termina o jogo.
=
Apesar da temática de cogumelos, Micélio tem aquela aura de jogo abstrato. Eu gostei muito, inclusive, experimentei o modo solo do jogo e achei bem “terapêutico”.
Agora quero jogar bastante esse game. Depois que “gastar” bem ele, cogito comprar outra caixa grande.
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domingo, 6 de outubro de 2024
ONDA
Finalmente joguei o ONDA do Arthur Lacerda publicado pela Samba Estudios do amigo Fel Barros. Não consegui testar no DOFF desse ano, mas estou ansioso pelo reprint para adquirir uma cópia.
É um jogo de escalada bem legal onde os jogadores usam cartas de suas mãos para compor formações de onda superiores à de seus oponentes de acordo com a maré atual. O objetivo é ser o primeiro a jogar todas as cartas da mão ou tentar ficar com o menor número de cartas possível, já que os jogadores perdem pontos pelas cartas de sua mão. No fim do jogo, quem tiver mais pontos é o vencedor.
Tem alguns mecanismos bem interessantes como, por exemplo, separar duas cartas da mão como poderes especiais: uma de coringa e outra de inverter valores da escalada.
Sucesso para a Samba! Imagens da página do game da Ludopedia.
#GoGamers
É um jogo de escalada bem legal onde os jogadores usam cartas de suas mãos para compor formações de onda superiores à de seus oponentes de acordo com a maré atual. O objetivo é ser o primeiro a jogar todas as cartas da mão ou tentar ficar com o menor número de cartas possível, já que os jogadores perdem pontos pelas cartas de sua mão. No fim do jogo, quem tiver mais pontos é o vencedor.
Tem alguns mecanismos bem interessantes como, por exemplo, separar duas cartas da mão como poderes especiais: uma de coringa e outra de inverter valores da escalada.
Sucesso para a Samba! Imagens da página do game da Ludopedia.
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