Magic Trick é uma vazinha matreira e indie. É baseado em um baralho de 7 naipes, com 8 cartas por naipe (de 0 a 7). Os jogadores não podem ver os números de suas cartas - apenas o naipe no verso - e precisam deduzir quais cartas possuem o mais rápido possível na rodada. Eles são ajudados pelo fato de que o vizinho organiza as cartas sequencialmente por valor no início da mão (colocando uma carta de "valor mais alto" no topo do baralho).
Os jogadores devem seguir o naipe se puderem. Copas são trunfo. O vencedor da vaza começa a próxima.
Cada jogador irá, em algum momento durante a rodada, colocar uma carta "na manga", e o valor da face dela se torna o número de vazas (e naipes) que os jogadores estão apostando que vão ganhar.
Os jogadores marcam pontos por cumprir sua oferta, que é o valor da carta na manga. Eles também ganham pontos adicionais se capturarem um número de naipes igual à sua oferta (e eles não recebem esse bônus se perderem a oferta da pegado de vazas). Eles perdem pontos por perderem sua oferta.
A ideia é boa demais. Apesar de não ter nada a ver, me lembrou um pouco o Hanabi.
#GoGamers
sexta-feira, 31 de maio de 2024
sexta-feira, 24 de maio de 2024
Quato
Quato é um Scout simplificado. Os jogadores têm cartas com números na parte de cima e na parte de baixo. No início de uma partida, é preciso escolher qual lado que será utilizado - para isso, é importante visualizar as melhores combinações possíveis com o que está em cada um deles.
Diferente do Scout, em Quato você pode mudar a ordem das cartas na mão para baixar combinações. No entanto, como no Scout, se você baixa uma carta 2, por exemplo, e um oponente baixa uma carta maior, ele vira o líder da rodada. É possível baixar conjuntos de até quatro cartas - 3/3 ganha de 2/2, por exemplo; 5/6/7/8 ganha de 3/4/5/6; 8/8/8 ganha de 5/5/5; 2/3/4 ganha de 7/7; mas a sequência de 4/4/4/4 ganha de qualquer coisa no game.
Sempre que você joga uma sequência que tenha um 4 e vença o jogo do líder, ganha um ponto. Quem bate a mão, ganha o número de pontos de jogadores restantes com carta na mão.
Joga-se sempre três rodadas e quem marcar mais, leva. É fácil de explicar e joga-se de 2 até 5 players. É um título de autor brasileiro publicado pela Grok.
#GoGamers
Diferente do Scout, em Quato você pode mudar a ordem das cartas na mão para baixar combinações. No entanto, como no Scout, se você baixa uma carta 2, por exemplo, e um oponente baixa uma carta maior, ele vira o líder da rodada. É possível baixar conjuntos de até quatro cartas - 3/3 ganha de 2/2, por exemplo; 5/6/7/8 ganha de 3/4/5/6; 8/8/8 ganha de 5/5/5; 2/3/4 ganha de 7/7; mas a sequência de 4/4/4/4 ganha de qualquer coisa no game.
Sempre que você joga uma sequência que tenha um 4 e vença o jogo do líder, ganha um ponto. Quem bate a mão, ganha o número de pontos de jogadores restantes com carta na mão.
Joga-se sempre três rodadas e quem marcar mais, leva. É fácil de explicar e joga-se de 2 até 5 players. É um título de autor brasileiro publicado pela Grok.
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sexta-feira, 17 de maio de 2024
Harvest Dice
Fazia um tempinho que eu não jogava um roll and write e Harvest Dice veio aplacar este vazio.
Bom, como todo jogo nessa pegada, em Harvest Dice você rola dados e vai plantando os resultados na sua fazendinha (representada pela folha do bloquinho). Dados verdes são de alface, dados vermelhos de tomate e dados laranja de cenoura. O jogo vem com um pack de 9 dados e o jogador da vez rola todos e - alternadamente - todo mundo vai comprando um dado e desenhando o resultado na folha. Quando só sobrar um dadinho, a rodada acaba.
Uma regra importante é que você não pode plantar alface/tomate/cenoura sem adjacente a um local previamente plantado com o produto (exceto na primeira vez que ele é desenhado). Se não for possível plantar, você pode alimentar seu porquinho. E o dado que sobra no final da rodada, inflaciona o preço do produto em questão.
Quando algum player preenche toda a horta, alimenta o porquinho no máximo ou o preço de um produto chega no limite, a partida acaba e os pontos são computados. Divertido e bom pra levar para o boteco.
Eu gosto muito de roll and write pela simplicidade de componentes e não poderia deixar de falar que CARTÓGRAFOS do brasileiro Jordy Adan é um dos meus favoritos.
#GoGamers
Bom, como todo jogo nessa pegada, em Harvest Dice você rola dados e vai plantando os resultados na sua fazendinha (representada pela folha do bloquinho). Dados verdes são de alface, dados vermelhos de tomate e dados laranja de cenoura. O jogo vem com um pack de 9 dados e o jogador da vez rola todos e - alternadamente - todo mundo vai comprando um dado e desenhando o resultado na folha. Quando só sobrar um dadinho, a rodada acaba.
Uma regra importante é que você não pode plantar alface/tomate/cenoura sem adjacente a um local previamente plantado com o produto (exceto na primeira vez que ele é desenhado). Se não for possível plantar, você pode alimentar seu porquinho. E o dado que sobra no final da rodada, inflaciona o preço do produto em questão.
Quando algum player preenche toda a horta, alimenta o porquinho no máximo ou o preço de um produto chega no limite, a partida acaba e os pontos são computados. Divertido e bom pra levar para o boteco.
Eu gosto muito de roll and write pela simplicidade de componentes e não poderia deixar de falar que CARTÓGRAFOS do brasileiro Jordy Adan é um dos meus favoritos.
#GoGamers
terça-feira, 7 de maio de 2024
Duplo Risco
Acho que eu já falei aqui, mas vale recordar um hábito salutar que desenvolvi no último ano: toda sexta-feira eu passo na loja Newstation na Vila Mariana e compro um card game para o final de semana.
A ideia é gastar pouco e sempre conhecer um jogo novo. Normalmente, na segunda-feira, eu sorteio esse jogo na minha aula de game design na graduação de Jogos Digitais da PUC. Todo mundo sai ganhando e os favoritos eu coloco na coleção.
No meio dessas compras, já coloquei vários games novos na minha ludoteca como Stonks, Corta, Trick of the Rails e outros.
O game dessa semana foi o Duplo Risco, um carteadinho de 2 até 8 pessoas que você joga uma carta numa pilha no centro da mesa e precisa evitar que a soma acumulada dê números duplos como 11, 22, 33, 44 e assim vai. Se algum jogador chega em um número desse ou estoura 99 ou mais perde uma vida (todo mundo tem três vidas).
É simples e tem umas cartinhas “uno style” que invertem o sentido de quem joga, que faz um player jogar duas cartas seguidas e cartas negativas.
Mais um conferido. Uma curiosidade é que não tem o nome do autor no game. Aqui no Brasil saiu pela Galápagos.
#GoGamers
A ideia é gastar pouco e sempre conhecer um jogo novo. Normalmente, na segunda-feira, eu sorteio esse jogo na minha aula de game design na graduação de Jogos Digitais da PUC. Todo mundo sai ganhando e os favoritos eu coloco na coleção.
No meio dessas compras, já coloquei vários games novos na minha ludoteca como Stonks, Corta, Trick of the Rails e outros.
O game dessa semana foi o Duplo Risco, um carteadinho de 2 até 8 pessoas que você joga uma carta numa pilha no centro da mesa e precisa evitar que a soma acumulada dê números duplos como 11, 22, 33, 44 e assim vai. Se algum jogador chega em um número desse ou estoura 99 ou mais perde uma vida (todo mundo tem três vidas).
É simples e tem umas cartinhas “uno style” que invertem o sentido de quem joga, que faz um player jogar duas cartas seguidas e cartas negativas.
Mais um conferido. Uma curiosidade é que não tem o nome do autor no game. Aqui no Brasil saiu pela Galápagos.
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