segunda-feira, 21 de agosto de 2023

SCOUT

Esse eu estava curioso ao extremo para jogar e, para mim, foi o game mais foda que joguei no Cartapalooza 2023. Scout ficou entre os finalistas do Spiel des Jahres do ano passado. É uma caixinha minúscula, com cartas e algumas fichas de pontos; minimalista ao extremo, mas com um mecanismo muito legal. Há uma temática de circo na parada, mas o importante são as cores e os números.



Em Scout você recebe sua mão de cartas e aqui temos o ponto crucial do game: você não pode mudar a ordem das cartas e precisa escolher se vai deixá-las no sentido que recebeu ou de ponta cabeça. As cartas possuem dois números e faz toda diferença como elas vão ficar na sua mão.



O objetivo é bater a mão, mas você pontua se livrando das cartas. É possível cobrir uma carta do adversário com uma carta maior, jogar uma dupla/trinca/quadra para vencer ou uma sequência. Um ponto legal: se você não consegue vencer a combinação vigente na mesa, tem que comprar cartas para combinações mais poderosas futuras, mas isso atrasa você de bater a mão.

Para facilitar, segue um vídeo com as regras:



Tem um poder matreiro para ser utilizado a cada rodada que é uma ficha de comprar uma carta da mesa e automaticamente fazer uma jogada. 



Já estou pesquisando pra adquirir uma cópia. Achei foda pela simplicidade, pelas reviravoltas e pelo design minimalista.

#GoGamers

Nenhum comentário: