domingo, 6 de agosto de 2023

Velonimo

Não tem jeito, 2023 é o ano dos jogos de cartas con números. O último que veio para a coleção foi Velonimo, assinado pelo sensacional Bruno Cathala (autor que eu sou fã). A temática do game gira em torno de uma corrida de bichos em bicicletas, mas poderia ser qualquer coisa no lugar. O lance é o componente numérico da parada.



O deck de cartas possui 49 cartas separadas em 7 cores com números de 1 até 7. Além disso, há cartas de lebre numeradas com 25, 30, 35, 40, 45 e 50. A lógica é muito simples: é preciso bater a mão sempre com um número maior. No entanto, tem um pulo do gato bom: se você jogar uma carta 5, por exemplo, é preciso que um oponente jogue um 6 ou 7 para continuar no jogo. Mas é possível jogar mais de uma carta também; se você jogar duas ou mais cartas da mesma cor ou duas ou mais cartas de mesmo número.



Quando você faz isso, as cartas se tornam números 10 somados ao valor da menor carta. Então, imagine que um jogador começou a rodada jogando 5. Se você jogar uma carta amarela 2 e uma carta amarela 4, isso significa que você jogou 22.

Joga-se cinco rodadas e ainda tem mais uma pegadinha: sempre que um jogador joga cartas de número 1 troca cartas da mão com outro player.

Gostei bastante e minha versão veio com a expansão de treinadores e um bloquinho para anotar pontos. Mais um conferido!

#GoGamers

Nenhum comentário: