segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Yokai Sketch

O ano de 2024 é o ano do carteado na minha vida. Acho que eu já falei sobre isso em algum outro post aqui do site, mas eu só estou comprando e jogando carteados rápidos e que ocupam um pouco espaço.



No entanto, nem sempre dá pra ter só jogo legal na mesa. Yokai Sketch é fraquinho demais. É um jogo para dois players que funciona como um cabo de guerra onde cada jogador vai tentando colocar os maiores valores dos seu lado para conquistar cartas de pontos.

Lembrou um pouco o Córdoba que eu joguei recentemente, inclusive. Mas o Yokai Sketch peca por não ter mais poderes que permitam estratégias mais legais. No fim, é um jogo meio lento de ficar baixando cartinhas sem muita emoção.

Maaaaas, o importante é sempre jogar coisa nova!

#GoGamers

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

The Green Fivura

Opa! Tem vaza nova na coleção e essa veio diretamente da terceira edição do Cartapalooza. The Green Fivura é um game japonês muito divertido com um mecanismo simples, mas muito inteligente.



O jogo é uma vaza normal que todo mundo tem que seguir o naipe. Com uma diferença: todas as cartas do baralho possuem um 5 verde atrás.



Isso permite que você maneje melhor quando quer ganhar e quando quer perder uma vaza, pois o objetivo é marcar 25 pontos ou o número mais perto disso. Se passar, é ponto negativo.

Para tanto, quando um jogador ganha uma vaza, ele coloca a carta que jogou por cima de todas e aquele é o ponto do turno.

Algumas regras especiais para jogar a carta verde. Se alguém começou a vaza Com a cor verde é possível jogar a carta cinco Que está no verso. Se você for começar uma vaza, pode começar jogando o número cinco que está no verso. E se alguém abrir a vaza com uma carta e você só tiver uma desse tipo, pode jogar o 5 também.

Tranquilamente, a vaza mais legal da atualidade!

#GoGamers

Ito

Ito é um Wavelenght colaborativo com cartas. Jogo de autor japonês, é um grande exercício colaborativo de subjetividade.



Em Ito, cada jogador recebe uma carta com número de 1 até 100. Joga-se de 2 a 6 players. Uma vez que os números são entregues, cada um sabe o seu, mas não sabe o dos outros.



Mais uma carta de número é sorteada e será consultada em uma grande lista que vem junto com o game. Os temas são muitos, mas, por exemplo, imagine que saiu o seguinte desafio “coisas legais para achar de surpresa dentro do seu bolso”.

A partir daí, cada jogador deve falar alguma coisa, ou alguma frase, que represente algo dentro do tema e relacionado ao valor da sua carta. Por exemplo, alguém pode falar “uma moeda de R$0,10“ e essa pessoa pode ter uma carta de número cinco na sua mão. outra pessoa pode falar “um ovo de dragão” e ela pode estar com uma carta de número 97.



O desafio então, se torna colocar as cartas de números viradas pra baixo na mesa com as ideias faladas e tentar colocar elas em ordem crescente. Se todas as cartas são colocadas em ordem crescente, ponto para a mesa. Se uma carta está errada, ponto para o jogo.

É bem simples e tem várias utilidades se você conseguir manejar a tabela de frases pra um ambiente de treinamento empresarial. Eu mesmo já usei algumas vezes. A boa notícia: já tem versão nacional.

#GoGamers

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Procuratos

Agora acho que joguei todos os games do Knizia da linha mini da Paper Games (com um nome bem maroto 😀). Jogos (realmente) minúsculos com preço ótimo para levar na mochila em viagens, bares e até mesmo para aquela joga mais descompromissada.



Procuratos me lembrou o Panic Lab por conta da mecânica de percepção visual.

Nesse aqui, você monta um grid com as cartinhas de ratos fugitivos e um jogador vira uma das cartas. Quem achar primeiro o rato acertando seu chapéu, cor de lenço, se tem bigode e costeleta, leva. Quem acertar duas vezes seguidas, ganha.



Rapidinho. Eu vou levar pra aula e sortear no final como sempre faço com esses mini games.

#GoGamers

domingo, 18 de agosto de 2024

Spicy

Olha só, temos um bom game do autor húngaro Zoltan Gabor Gyori hoje aqui. Spicy é a mais recente aquisição para a ludoteca para 2 até 6 players. Jogo de escalada maroto que tem uma arte bem legal. A história é a seguinte: três tigres viviam tretando e resolveram que iam acertar as diferenças num contexto de quem conseguia comer as pimentas mais fortes do reino (acho que o autor tava doidão quando criou isso).



O game possui cartas de 1 até 10 com pimenta chili, wasabi e pimenta preta; também há as cartas coringas de número e as de cor. Na sua vez, você coloca uma carta fechada na mesa e fala para os demais jogadores a cor e o número. É preciso começar com valores entre 1 a 3, a única questão é que o próximo jogador precisa jogar uma carta maior - ou blefar que jogou uma carta maior.



Imagine o seguinte cenário: o jogador 1 anuncia um TRÊS VERMELHO (e realmente joga essa carta), o próximo jogador anuncia um CINCO VERMELHO (mas joga um QUATRO VERDE). O jogador 3 está com uma carta CINCO VERMELHO na mão (tem três de cada) e resolve duvidar - mas ele precisa dizer se duvida da cor ou do número. Se acertar, ele ganha a pilha de cartas de pimenta no meio da mesa. Se ele tivesse perdido compraria duas cartas.



O jogo segue até que a carta de fim do mundo apareça no deck ou até que um jogador fique sem cartas na mão duas vezes.

É leve e divertido. Ideal para levar para o bar.

Eu achei divertido as cartas subindo de nível com os tigres sofrendo comendo as pimentas.

#GoGamers

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Córdoba

Mais um dos games da linha MICRO da Paper Games. Fui comprar jogo na Playeasy e acabei jogando pra conhecer. Em Córdoba, os jogadores disputam por um espaço na multidão tentando apreciar o momento na cidade espanhola. Joga-se em dois players e o título é assinado pelo Senhor Knizia.



A mecânica é de "cabo de guerra" com números de 2 até 9 e que devem ser apostados; primeiro em segredo e depois - quando um território está sendo disputado - de forma aberta. Para ver quem está vencendo, o jogador deve puxar a carta com a paisagem da cidade para o seu lado. Quem fizer mais ponto, ganha.



O jogo é muuuuuito simples. Legal para jogar uma vez. No entanto, a arte me chamou a atenção. É muito bonito.

#GoGamers

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

FOOD TRUCK EXPRESS: meu novo game autoral saiu pela GROW JOGOS!

E tem jogo novo do Vince na área! FOOD TRUCK EXPRESS é um jogo totalmente autoral meu que acabou de ser lançado pela GROW JOGOS. De cara, quem já quiser comprar, está vendendo neste link aqui da Amazon.

O game é para público infantil e tem como objetivo montar os melhores sanduíches na chapa do food truck. A mecânica central é de set colletion com alocação de tiles para montar os lanches. Os jogadores podem optar por uma estratégia de montar lanches pequenos de maneira rápida, ou fazer um mega sanduíche completo de maneira mais lenta. A pontuação vai dizer quem será o melhor chapeiro. Eu fiquei feliz demais com a caixa do game que veio em um formato diferenciado (você abre por trás, pelas portas do truck) e - de quebra - saiu meu nome na caixa. Olha só:









Para quem quiser dar uma sacada nas regras, a GROW já preparou um vídeo com regras. Confere aí:



Feliz demais com esse lançamento! Mais um para o portfólio. Meu décimo projeto com a GROW. Só reforçando: esse aqui é o link para comprar.

#GoGamers

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Project L

Que surpresa boa esse Project L. Abstrato bacana, rápido e com um mecanismo interessante de upgrade de peças.



No meio da mesa ficam alguns tiles com nichos para que você encaixe as pecinhas coloridas que possuem formatos de 1 até 4 quadrados (peças de Tetris basicamente). Todo mundo começa com uma pecinha de um quadrado. Na sua vez, você tem três ações. Você pode comprar peças, comprar tiles, colocar peças no tile ou fazer upgrade de peças. O upgrade de peça funciona quando você junta uma pecinha de um quadrado com uma de dois quadrados (por exemplo) e gera uma peça de 3 quadrados.



Quando você completa um tile, as peças voltam para sua reserva e você ganha pontos e/ou peças bônus. Quanto mais pecinhas você junta, mais consegue completar tiles em termos de complexidade.



Tem um pouquinho de puzzle e um pouquinho de gerencimento de recursos. Bem divertido. Deu saudade de jogar Ubongo depois de brincar com esse aqui.

#GoGamers

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Sedma

Como fã de card games eu também tenho uma paixão por baralhos bonitos. Tenho uma pequena coleção com alguns "espécimes" que trouxe de viagens e que ganhei de amigos. Na minha recente ida pra Europa, visitando uma loja de brinquedos, me deparei com um belo baralho boêmio com imagens extremamente pitorescas. Este tipo de baralho é muito comum na Europa Central e é um deck de 32 cartas. Esse que eu comprei é com imagens folclóricas da República Tcheca e é utilizado para jogar Sedma, que é uma variante de um tipo de jogo de vaza bem comum ali naquele pedaço (na Hungria eles usam o mesmo baralho para jogar Gatya).



As regras básicas são as seguintes:

• Usa-se um baralho boêmio de 32 cartas (Ás, Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7 em cada naipe)
• Os naipes não importam e não há hierarquia entre as cartas
• Ás e 10 valem 10 pontos cada, as outras cartas não pontuam
• Ganha a última carta jogada da mesma valor da carta inicial da vaza
• Objetivo é ganhar pelo menos 50 dos 90 pontos disponíveis



Olha só um exemplo de rodada:

1. Jogador A joga um 7 para iniciar a vaza
2. Jogador B joga um 7
3. Jogador C joga um 7♣
4. Jogador D joga um 7♠ e ganha a vaza, pois jogou a última carta 7

Então D começa a próxima vaza. O jogo continua até que todas as cartas sejam jogadas. Cada parceria tenta ganhar a maioria das vazas para somar mais de 45 pontos e vencer a rodada.

Folclórico, divertidinho e com aspecto bizarro. Um bom game para o repertório. A minha carta favorita é a que tem o desenho de um lobo asas e pernas de pássaro carregando uma casa 😄. 

#GoGamers

domingo, 21 de julho de 2024

Conhecendo o novo QG da Lautapelit em Helsinki (Finlândia)

É sempre legal revisitar locais que a gente gostou. Nesse meio de ano, estive novamente em Helsinki (Finlândia) para uma missão muito especial: visitar meu grande amigo Cenildon Muradi e conhecer o estúdio da Rovio (criador do Angry Birds) onde ele está trabalhando. Eu escrevi um post sobre a visita aqui no meu outro site para quem quiser ler e ver umas fotos.



Depois do trabalho, vem a diversão. Fui visitar a nova loja da Lautapelit. Eu tinha ido lá em 2015 quando fui a primeira vez para Helsinki, mas agora a loja está muito maior e bem mais legal.



Minha visita tinha um objetivo: TICHU. Eu não tinha esse clássico na minha coleção e está difícil de achar. Problema resolvido!



Que venham mais passeios como esse sempre!

#GoGamers

E o Monopoly Albania?

Rapaz, sempre que eu viajo acabo descobrindo uma peculiaridades lúdicas. Na última trip que fiz - meio de férias, meio começando o segundo pós-doutorado - passei pela Albania.

Viajei por Durrës, Berat, Gyrokaster, Sarandë, Ksamil, Vlorë e Tirana. Procurei umas lojinhas de jogos sem sucesso, mas quando cheguei em Tirana (capital) achei algumas lojas de brinquedos com jogos básicos, mas me chamou a atenção o Monopoly Albania que é vendido em supermercados.



Só fiquei imaginando o que pensariam os comunistas que tomaram o poder no país se soubessem que, um belo dia, esse símbolo do capitalismo estaria sendo vendido massivamente no país.

E fica um registro da passagem por este belo país! Um dia quente de mais de 40º em Sarandë, tomando uma cervejinha, só de boas.



#GoGamers

A nova (mais nova) loja de jogos FUNTASTIC em Bratislava (Eslováquia)

Essa lojinha foi uma das primeiras que eu visitei quando vim fazer doutorado em 2016 na Eslováquia. Daí, ela fechou, mas abriu de novo pequenininha em um novo endereço e fechou de novo.



Agora, meu amigo, a loja abriu de novo e está maravilhosa. Primeiro porque está localizada na Obchodna Ulica que é uma das principais ruas do centro e, em segundo lugar, porque aumentou consideravelmente a variedade de itens.



Tabuleiro, Magic, card games, miniaturas, livros se sci-fi, equipamentos para jogos, o lugar tem de tudo e com MUITA variedade. Essa virou minha loja favorita da cidade. Se vier pra cá, recomendo a visita.

FANTASTIK - Obchodná 14. 81106 Bratislava. Slovakia.

É sempre um prazer voltar nessa cidade que eu tanto gosto!



#GoGamers

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Xadrez. Xadrez em todos os lugares - parte 4

E seguimos dando sequência à série de posts com registros de jogos de xadrez pela paisagem urbana! O último post foi o ano passado e teve como cenário a cidades de Bratislava e Sarajevo.

Nesse momento, eu me encontro novamente na Eslováquia realizando as primeiras investigações do meu segundo pós-doutorado. Aqui na capital, já fiz dois bons registros do jogo em bares.





#GoGamers

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Hippo

Eu estou ajudando um amigo meu que é professor de matemática de ensino fundamental a encontrar jogos para crianças de seis até oito anos desenvolverem raciocínio lógico e treinarem operações básicas. Outro ponto do desafio: é preciso achar jogos que não sejam caros para que a escola consiga comprar várias unidades. No meio da minha busca, achei Hippo, um game de controle de área com rolada de dados que já entrou na lista de escolhidos do meu camarada.



Em Hippo há uma piscina com 12 espaços que você monta com tiles. É bem legal porque a caixinha é daquelas mini da Paper Games, mas fica bem legal na mesa. Os tiles de 1 até 6 comportam até três boias, o 7 (que é o hipopótamo) comporta quantas forem colocadas e do 8 até o 12 só cabem duas boias por tile. Cada jogador tem que colocar 12 boias primeiro para ganhar o jogo.



Para colocar as boias, você rola três dados. Imagine que você tirou 3/4/6. Você pode colocar as boias em três locais: no 3, no 4 e no 6. Ou, pode somar e colocar em locais diferentes; por exemplo: 3+4=7 e 6. Se você coloca no 7 pode jogar de novo. Quando um local enche, as boias vão sendo colocadas embaixo e empurrando as de cima.

É um jogo interessante para crianças e funciona bem com quatro players.

Jogos + educação = sucesso absoluto!

#GoGamers

terça-feira, 18 de junho de 2024

Fibonachos

Mais uma vaza pra coleção e mais um título do querido autor brazuca Jordy Adan que eu sou fã! Fibonachos mistura, bem, nachos com números da sequência de Fibonacci. Há cartas de nachos e cartas apimentadas (que são os pontos da rodada). Lançamento da Galápagos que tá R$ 40,00. Sério, tem que ter um desse na coleção.



Basicamente, as regras de vaza seguem normais: um player joga uma carta de um determinado naipe, todos devem seguir o naipe e quem jogar o número maior ganha a vaza. Mas em Fibonachos há as cartas com números da sequência de Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8); quando duas cartas da sequência são jogadas, elas ativam uma regra diferente na qual - se você não tiver cartas do naipe jogado - pode jogar outro número de Fibonacci e mesmo assim ganhar a vaza.



A pontuação é marota: se você faz um número de pontos correspondente a um número da sequência, marca o tanto de pontos que corresponde ao próximo número da série. Se você fizer 5 pontos, por exemplo, ganha 8 pontos. E se fizer zero pontos, fatura 34! Joga-se de 2 a 5 players e três rodadas.

Dá-lhe, Jordy!  

#GoGamers

Dual Clash Poker

Esse aqui é uma vazinha divertida, simples e - a melhor parte - dá pra jogar com um baralho normal. Obviamente, a versão da Oink Games é linda demais (e cara pra caralho também).



Dual Clash Poker é um jogo de vaza em que duas duplas de players jogam uma contra a outro. Cada jogador tem um conjunto de apenas oito cartas: as cartas 1 a 7 e um coringa. As regras são bastante simples: todos têm que jogar uma carta por rodada e o número mais alto vence. No entanto, se dois jogadores jogarem o mesmo número, as cartas vencerão entre si e o próximo número mais alto vencerá a rodada. A dupla que conseguir primeiro quatro vitórias ganha o jogo.



Fato curioso: este game é jogado no filme japonês "Kakegurui". A Oink Games criou o Dual Clash Poker para a produção cinematográfica.



#GoGamers

segunda-feira, 3 de junho de 2024

1000?

Essa foi minha compra do DOFF 2024: o carteadinho novo do Jordy Adan com o Renato Simões. O “1000?” é um game de escalada rapidinho e prático de levar pra todo lugar. As cartas têm números e duas cores e esse ponto é chave para a mecânica. Também há a carta 1000 no baralho.



Funciona assim: a carta 1000 vai em cima de qualquer carta e qualquer carta pode ser jogada em cima dela. Quando uma carta de número é jogada, o próximo jogador precisa jogar uma carta de número maior e que tenha pelo menos uma cor igual.

É possível blefar e jogar uma cartinha fechada também. O próximo jogador pode duvidar ou aceitar. Se duvida e a carta é válida, o oponente compra três cartas, se era um blefe - o blefador compra três. O objetivo é bater a mão.

Minimalista e já entrou na lista de games que vou usar na aula de game design.

#GoGamers

DOFF 2024

E esse final de semana foi de alegria lúdica! Mais um Diversão Offline pra lista. É sempre um prazer vir nesse belo evento, encontrar os amigos e, claro, comer uma feijoadinha no bar do lado do centro de eventos.

Acho legal ver como o hobby cresceu nos últimos anos e, sobretudo, ver cada vez mais estandes figurando nos corredores.

Ano que vem tem mais, mas ficam as belas imagens desse final de semana:


#GoGamers

domingo, 2 de junho de 2024

That's not a hat

Aaaaaaamigos do boardgame, que jogo divertido esse THAT'S NOT A HAT. Acabou de chegar aqui no Brasil pela Galápagos. Uma galera já tinha me falado bem dele, então, comprei pra conferir. Jogo excelente para levar pro bar (mas pra jogar antes de tomar umas).

That's not a hat é um jogo de memória. Você coloca cartas em preto e branco com objetos para os jogadores e estes devem virar e entregar para o jogador da esquerda ou da direita. A questão é que, quando você entrega um presente, tem que lembrar o que é o objeto e aí que vem o elemento de memória.



A resenha oficial do game é esta aqui: That’s Not a Hat vai testar o seu poder de memorização! Os jogadores dão presentes uns aos outros e tentam lembrar-se de quem tem qual presente à sua frente. Se não se lembrar de qual presente está a sua frente, terá que ser muito bom de blefe, caso contrário receberá pontos negativos. Quem tiver menos pontos negativos no final ganha o jogo!



E o vídeo a seguir tem uma síntese da regra do jogo:



Gostei! Mais uma caixinha perolada para a coleção!

#GoGamers