quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cosmic Encounter (revisitando um clássico em nova roupagem)

Em 2008 eu publiquei um post aqui no blog sobre o clássico game espacial Cosmic Encounter. A versão que joguei na época era da ludoteca do amigo Mauro Berimbau, meu parceiraço de jogatinas e empreitadas no Gamelab ESPM. A versão que jogamos na ocasião era bem espartana: ilustrações feitas com lápis de cor, design de tabuleiro sem imagens (só grafismos) e componentes que estavam longe de ser bonitos; porém, foi uma excelente experiência.

Essa semana tive a oportunidade de jogar a versão mais recente (2008) lançada pela Fantasy Flight. Essa veio da ludoteca do amigo Estevão e estava turbinada com expansões e outros adendos.



O game é baseado em invasão de planetas (um tipo de controle de área) e é temperado com negociação entre os players. O grande lance é fazer alianças para atacar ou se defender de ataques. O jogo é totalmente assimétrico e cada jogador joga com uma raça com poder único (no pack que jogamos já era possível escolher 150 raças diferentes). Ganha quem coloniza planetas e marca mais pontos. Logicamente há as raças "apelonas" que ganham jogo no automático, mas é impossível fazer um jogo dessa magnitude 100% equilibrado para todo mundo. No meu ponto de vista, é um game para ser jogado cada vez com um povo diferente para sacar diferentes estilos.



Da versão nova gostei do layout das cartas/caixa, ajustes e novos poderes nas cartas. As expansões são infinitas e funcionou super bem entre 4 players.

Imagens do BGG.

Nenhum comentário: