segunda-feira, 2 de junho de 2014

Maria

MARIA é um board game sobre a guerra de sucessão da Áustria com enfoque na Imperatriz Maria Teresa. Específico, não é mesmo? Mas esse tipo de jogo resgata alguns frameworks históricos bastante interessantes e adicionam uma dose de conhecimento extra ao jogador de maneira bastante lúdica.



O jogo é um war game para 3 jogadores (há uma modalidade para dois, mas ele foi estruturado para 3 players). É difícil vermos jogos com enfoque em três jogadores, mas Maria trabalha bem isso. Um jogador faz o papel da França e outro faz o papel da Áustria. Um terceiro jogador joga dos dois lados comandando Prússia com Saxônia (ajudando a França) e o exército pragmático da Holanda + Reino Unido (ajudando a Áustria).



Por possuir um estilo de war game é um jogo com duração longa, mas com curva de aprendizado boa. Quatro anos definem uma partida marcada por invernos cruéis, cartas com efeitos políticos (que influenciam decisões no tabuleiro) e batalhas entre os players. As batalhas são jogadas com cartas de baralho normais disputando conquista de áreas específicas no board. No decorrer de uma partida o jogador 3 pode mudar de lado, fazer tréguas e outros efeitos que geram partidas bastante variadas.



É um game que precisa de papel e caneta nas batalhas. Cada player também precisa tomar notas em mini fichas de exército para manter o controle das tropas. A arte é bem simples, mas é um bom game. Rendeu uma bela partida entre três players com final surpreendente. Esse veio da ludoteca do amigo Snow.

Nenhum comentário: