segunda-feira, 15 de junho de 2015

Forge war

Esse game é da safra de 2015. É novo, mas já está em discussão na web faz tempo. Gostei bastante dele, apesar de ser extremamente demorado. FORGE WAR é ambientado em uma temática medieval, nada novo, mas tem umas combinações de mecânicas interessantes. Vou explicar um pouquinho do jogo e ir detalhando um pouco mais sobre a estruturação dele.



O jogo possui uma lógica que segue alguns passos: fazer mineração, ações especiais (recrutar guerreiros, comprar itens no mercado etc.) e selecionar quests.

A fase da mina lembrou um pouco o jogo abstrato YINSH onde cada jogador sai de uma área e deixa uma peça da sua cor. Aqui, no caso, você deixa uma picareta e recolhe o material indicado no tile. Como no YINSH, também, sempre que você avança numa linha e passa em cima de peças de outra cor, elas mudam e se tornam suas. Bem divertida essa parte.



De posse de bronze, esmeralda, carvão e outros minerais é preciso evoluir guerreiros, forjar armas, comprar poderes especiais e arquitetar planos para a próxima fase: a quest. Na última fase cada jogador pode comprar as missões disponíveis na mesa; aqui entra a parte de mais estratégia do jogo, pois é preciso comprar as "fórmulas" de forja no mercado e ter os materiais para fazer as armas disponíveis.

Os guerreiros precisam estar com poderes mínimos para enfrentar as missões que são possíveis de serem resolvidas parcialmente. Achei legal esse ponto. A cartinha de baixo mostra isso: uma missão que possui três fases, se a primeira é resolvida o jogador pontua parcialmente.



Achei legal e perdi por poucos pontos. Talvez pelo tempo de jogo (quase 4 horas com a explicação) eu não jogaria de novo tão cedo, mas valeu muito. A arte é bem divertida também. Imagens do BGG.

#GoGamers

Um comentário:

Fuzaro disse...

Opa...
esse parece ser bom... já encomendei o meu... agora esperar chegar !!!
valeu pela dica Vince !!