sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Xiangqi

Eu adoro jogos típicos. De verdade. Jogos clássicos de certos países possuem um lugar especial na minha coleção. Xiangqi foi a mais recente aquisição que entrou na ludoteca. Minha cópia veio diretamente do Vietnã (trazido pela namorada que foi viajar para as bandas asiáticas). Xiangqi é também conhecido como Chinese Chess e, realmente, possui algumas similaridades com o xadrez tradicional.



O objetivo do game é capturar o REI/GENERAL do oponente. Para isso, é preciso movimentar as peças pelo tabuleiro e cada uma delas possui movimentos específicos. Há um detalhe importante sobre o tabuleiro, inclusive; há uma área do jogador 1, a área do jogador 2 e há um "rio" que separa ambos os lados. Determinadas peças quando passam para o lado do oponente, ganham novos poderes. O ELEFANTE só se movimenta na área do jogador. O REI e o GUARDIÃO só se movem dentro da área do castelo. O SOLDADO só se movimenta para a frente, mas quando entra na área do inimigo podem se locomover para os lados também.

É um jogo simples de aprender e difícil de dominar. É tranquilo de fazer um print and play. Eu, inclusive, farei uma versão com peças de Star Wars Miniatures. Para dar uma sacada nas regras, seguem dois vídeos com as explicações:




Vale dar uma estudada, fazer uma versão caseira e experimentar. No Google Images há uma série de modelos de tabuleiros e peças para imprimir. #GoGamers

Um comentário:

Dennis Christofer disse...

Muito massa. Vou dar uma estudada.
Mas o que eu sempre quis aprender (e arranjar um tabuleiro bonito) é Go.