domingo, 28 de abril de 2024

Abluxxen

O ano de 2024 é o ano do carteado pra mim. Só tenho jogado carteadinhos. Abluxxen foi mais um para encorpar a lista. O game é assinado pela dupla Michael Kiesling e Wolfgang Kramer; particularmente, adoro alguns games dos dois: Asara, Tikal e Cavum são alguns favoritos. Fora o Azul que é só do Kiesling - e é um que eu sou fã demais.



Abluxxen é um clássico game de bater a mão. No entanto, cartas jogadas na mesa valem um ponto positivo cada e cartas na mão valem um ponto negativo cada. Com a diferença que, se um oponente jogou 3 cartas de valor quatro e você jogar em seguida - exatamente - 3 cartas maiores que quatro você "abluxxa"as cartas e pode optar por pagar para sua mão ou fazer o oponente descartar.

Vou até copiar e colar a resenha da Ludopedia que está mais clara que a minha: os jogadores se revezam jogando cartas numéricas, e quanto o maior número de cartas do mesmo número jogar mais pontos você obterá no final da partida. Porém jogadores com maior número de cartas iguais podem lhe passar para traz deixando seu turno "atrasado". Roubar cartas também é uma opção, mas lembre-se de terminar a partida com cartas na mão tem penalidades nos pontos. O baralho do jogo contém 104 cartas numéricas(1-13 x8) e cinco cartas coringas. Cada jogador começa com uma mão de 13 cartas e seis cartas são colocadas viradas para cima ao lado do deck. Em um turno, um jogador coloca na mesa uma ou mais cartas do mesmo valor, colocando o coringa se necessário. Se qualquer adversário jogar o mesmo número de cartas com valor inferior em seguida, o jogador da vez ativa o Linko! e pega todas as cartas da mesa. Os turnos seguem essa mecânica até que todo o deck se esvazie ou um jogador desce todas as suas cartas para a mesa.

É um carteadinho rápido e despretencioso. Certamente os autores foram tomar uma cerveja e saíram com essa ideia.

Bacaninha para jogar entre jogos mais pesados.

#GoGamers

Nenhum comentário: