quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Legend of the Five Rings

Complexo. Acho que é uma boa palavra pra definir esse game da Alderac.

Legend of the Five Rings (L5R) é um jogo ambientado em Rokugan, uma terra de samurais, místicos, shugenjas e criaturas fantásticas.

O trading card game surgiu do RPG que tem o mesmo nome, nele você faz parte de um clã de samurais e deve combater um clã inimigo, que é o do oponente. Há várias maneiras de vencer uma partida: derrotando o exército inimigo; dizimando suas propriedades no reino, ganhando honra ou ganhando recursos.

A variedade de clãs (são dez no total) é um ponto alto do jogo, cada um com habilidades bem distintas: o Clã do Escorpião tem prostitutas e mestres dos disfarces; o Clã das Sombras não possui honra; o Clã do Dragão é formado por místicos; o Clã do Leão possui os guerreiros mais poderosos e por aí vai.

O mais bacana desse card game é que a história do mundo vai sendo sempre mudada em função dos resultados dos campeonatos que acontecem pelo mundo. Quando um clã sofre derrotas brutais nos campeonatos, na próxima edição isso vem registrado e se reflete nas cartas; fora o fato que a editora abre um canal muito grande para que os jogadores criem cartas e colaborem para melhorar cada vez mais o jogo.

Diferente de jogos como o Magic, o L5r "reseta" a cada nova edição, justamente para evitar overpowers e privilegiar jogadores novatos. vale a pena conferir, principalmente porque a editora lança packs montados pra você comprar e sair jogando.

Nenhum comentário: