quarta-feira, 31 de março de 2010

HECATOMB

HECATOMB é um card game colecionável lançado pela Wizards of the Coast em 2005 que pelo visto não foi muito bem sucedido, pois acabou de ser publicado no ano seguinte; os produtores afirmaram que foi pelo alto custo de produção material do jogo. Enfim, o grande diferencial do game é que ele usa cartas pentagonais de plástico duro e transparente em vez de papel. Muito parecido com o material do card game Gloom.

Em HECATOMB, cada player é um "endbringer" cujo objetivo é destruir o mundo usando criaturas chamadas "abominações". Estas abominações devem ceifar almas para juntar poder e trazer o apocalipse ao planeta. Wow! Por que será que o jogo não deu certo, hein?

O game usa várias mecânicas do Magic, como tapar cartas, usar mana pra invocar criaturas e atacar/bloquear abominações que estão na mesa. O grande diferencial do jogo é que as abominações são construídas empilhando cartas de "minions", como as cartas são transparentes ao empilhá-las você monta uma nova criatura.

Até é interessante e bem ambientado no clima de terror (tem até o CTHULHU e outros conhecidos da literatura Lovecraftiana no game), mas no longo prazo enjoa e é uma ideia que peca por não inovar mais na mecânica. Outro grande problema do jogo é que existe uma cacetada de habilidades e não há texto nas cartas apontando o que cada uma faz, diferente do Magic.

Eu tenho escondido aqui na minha ludoteca dois decks pra brincar de vez em quando, mas pra mim vale mais como uma referência de design que uso pra dar aula.

ATUALIZAÇÃO: por uma grande coincidência, o Sr. Cthulhu está ilustrando este post e o post anterior.

Nenhum comentário: