quinta-feira, 2 de junho de 2011

Galaxy Trucker - parte 1

Esta foi a mais recente aquisição para a ludoteca particular. Título bem divertido assinado pelo autor tcheco Vlaada Chvátil que tem no portfolio outro conhecido game com temática espacial chamado Space Alert. O jogo possui vários nuances interessantes, por isso resolvi dividir a análise em duas partes.

Em Galaxy Trucker cada jogador assume o papel de um caminhoneiro espacial que deve construir uma nave minimamente pilotável (e durável) e transportar cargas através das galáxias enfrentando perigos como meteoros e aliens. As duas mecânicas principais do game são dice rolling e tile placement. O pack de componentes é amplo e é essencial para a boa experiência do jogo.

O jogo é dividido em etapas. A primeira parte consiste em montar sua nave da melhor maneira possível. Para isso, simultaneamente, todos os players buscam as melhores peças no lixão espacial tentando colocar todas da maneira mais coerente possível em seus tabuleiros individuais. Os tiles para montar as naves consistem de turbinas, cabines, lasers, escudos de energia e conectores de força; são estas peças que vão permitir a criação do layout da nave e como ela vai se defender dos perigos do espaço e carregar suas mercadorias.

A ideia é terminar primeiro sua nave para ser o melhor colocado para começar a expedição espacial. Quando todos montam suas naves é a horas de preparar o tabuleiro principal e o deck de perigos para ver quem consegue cumprir de melhor maneira a jornada.

No próximo post falarei as demais fases desse game.

2 comentários:

Fuzaro disse...

pô, que bunitinho o jogo Vince... será q a jogabilidade dele é tão competente quanto a arte? quanto tempo em média uma partida dura?

VINCE VADER disse...

Uma hora e pouco de partida. É bem completo de mecânica.