quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Exercícios de game design

Faz tempo que não publico algum conteúdo relacionado especificamente ao assunto "game design" aqui no Game Analyticz, então hoje resolvi escrever um pouco sobre o assunto. Na verdade vou dividir com os nobres leitores dois exercícios que eu costumo usar em workshops que ministro sobre o tema.

Muitas vezes, exercitar a criação de novos jogos pode vir da inspiração de recriar jogos clássicos e consagrados. Pensando nisso, quero deixar aqui duas sugestões de atividade para os entusiastas pensarem com carinho.

A primeira atividade é criar um jogo da velha para três jogadores. Parece fácil, mas você verá que muitos elementos precisam ser mudados e ajustados para que o game funcione. Este exercício está presente no livro CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS e é realmente um bom quebra cuca para achar uma solução viável, simples e divertida.

Quando eu trabalhei nesse exercício pela primeira vez, criei a seguinte ideia: um cubo mágico branco e cada jogador na sua vez - com uma caneta especial - pode pintar um lado do cubo e realizar três movimentos. A ideia é, em algum momento, fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal com a sua cor em um dos lados. A imagem a seguir mostra o raciocínio do game:


A segunda atividade é com o clássico jogo de tênis de mesa abstrato, o Pong. Tente fazer o Pong para um jogador, só que acrescente elementos que o tornem mais desafiador como efeitos na bolinha e/ou na raquete. Nesse caso eu criei o PONT em flash, que você pode jogar clicando aqui.


Bom exercício pra você. Até a próxima!


Referência:

BRATHWAITE, Brenda & SCHREIBER, Ian. CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS: non-digital exercises for vídeo game designers. USA: Cengage, 2009.

Nenhum comentário: