Faz tempo que não publico algum conteúdo relacionado especificamente ao assunto "game design" aqui no Game Analyticz, então hoje resolvi escrever um pouco sobre o assunto. Na verdade vou dividir com os nobres leitores dois exercícios que eu costumo usar em workshops que ministro sobre o tema.
Muitas vezes, exercitar a criação de novos jogos pode vir da inspiração de recriar jogos clássicos e consagrados. Pensando nisso, quero deixar aqui duas sugestões de atividade para os entusiastas pensarem com carinho.
A primeira atividade é criar um jogo da velha para três jogadores. Parece fácil, mas você verá que muitos elementos precisam ser mudados e ajustados para que o game funcione. Este exercício está presente no livro CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS e é realmente um bom quebra cuca para achar uma solução viável, simples e divertida.
Quando eu trabalhei nesse exercício pela primeira vez, criei a seguinte ideia: um cubo mágico branco e cada jogador na sua vez - com uma caneta especial - pode pintar um lado do cubo e realizar três movimentos. A ideia é, em algum momento, fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal com a sua cor em um dos lados. A imagem a seguir mostra o raciocínio do game:
A segunda atividade é com o clássico jogo de tênis de mesa abstrato, o Pong. Tente fazer o Pong para um jogador, só que acrescente elementos que o tornem mais desafiador como efeitos na bolinha e/ou na raquete. Nesse caso eu criei o PONT em flash, que você pode jogar clicando aqui.
Bom exercício pra você. Até a próxima!
Referência:
BRATHWAITE, Brenda & SCHREIBER, Ian. CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS: non-digital exercises for vídeo game designers. USA: Cengage, 2009.
Muitas vezes, exercitar a criação de novos jogos pode vir da inspiração de recriar jogos clássicos e consagrados. Pensando nisso, quero deixar aqui duas sugestões de atividade para os entusiastas pensarem com carinho.
A primeira atividade é criar um jogo da velha para três jogadores. Parece fácil, mas você verá que muitos elementos precisam ser mudados e ajustados para que o game funcione. Este exercício está presente no livro CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS e é realmente um bom quebra cuca para achar uma solução viável, simples e divertida.
Quando eu trabalhei nesse exercício pela primeira vez, criei a seguinte ideia: um cubo mágico branco e cada jogador na sua vez - com uma caneta especial - pode pintar um lado do cubo e realizar três movimentos. A ideia é, em algum momento, fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal com a sua cor em um dos lados. A imagem a seguir mostra o raciocínio do game:
A segunda atividade é com o clássico jogo de tênis de mesa abstrato, o Pong. Tente fazer o Pong para um jogador, só que acrescente elementos que o tornem mais desafiador como efeitos na bolinha e/ou na raquete. Nesse caso eu criei o PONT em flash, que você pode jogar clicando aqui.
Bom exercício pra você. Até a próxima!
Referência:
BRATHWAITE, Brenda & SCHREIBER, Ian. CHALLENGES FOR GAME DESIGNERS: non-digital exercises for vídeo game designers. USA: Cengage, 2009.
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