terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Merchants & Marauders

O amigo Rodrigo Snow adquiriu este título para sua ludoteca e nos brindou com uma divertida partida regada a Rum Montilla (o verdadeiro espírito do pirata). Merchants & Marauders é daqueles títulos carregados de componentes (por sinal, todos muito caprichados) como barquinhos variados de plástico, cartas ricamente ilustradas, tabuleiro grande, mini tabuleiros individuais e muitos dados. Depois de montado fica bonitão, mas precisa de uma mesa grande para a brincadeira.



O jogo usa diferentes mecânicas como movimentação de área, action points e dice rolling. O curioso do game é que ele possui dois enfoques: você pode ser um mercante ou um pirata; quem define isso são as habilidades dos diversos capitães disponíveis no game. Dependendo da sua escolha você possui habilidades que irão te ajudar a cumprir o objetivo de juntar 10 pontos. No entanto, conseguir os 10 pontos pode demorar até 3 horas, realmente não é um game para se jogar casualmente. A quantidade de regras e sub-regras é grande também.



Basicamente, você se movimenta por portos do Caribe tentando vender produtos mais valiosos, equipando sua nau com armas e melhorias, pilhando navios, batalhando com os outros jogadores e por aí vai. Além da interação com os outros players há os NPCs (Non Player Captains) que surgem controlados por fatores aleatórios de um deck de cartas.



O componente "sorte" pesa bastante nas roladas de dados e isso - às vezes - prejudica um pouco a dinâmica. No geral, é divertido e acontecem momentos de emoção ao final da partida. Achei legal e o rum deixou mais legal ainda.



Joguemos mais. Duas últimas imagens do BGG.

Hár!

Nenhum comentário: