terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Der Elefant im Porzellanladen

Mais um game do autor Michael Schacht que adquiri para a ludoteca. Esse aqui vai longe na temática, o jogo - como o nome aponta - é sobre "O elefante numa loja de porcelana". Na real, como tantos outros jogos de números, esse aqui poderia ter qualquer temática que não mudaria muita coisa. Porém, tiro o chapéu para o autor que chegou nessa ambientação.



Der Elefant im Porzellanladen é um game com mecânicas de card drafting e set collection. Duas pilhas de cartas figuram na mesa: uma com porcelanas (que são os pontos para o jogo) e outras com cacos (são as peças quebradas pelo elefante e fazem os players perderem pontos).



A cada rodada os players devem comprar porcelanas, mas para isso devem - obrigatoriamente - perder algumas cartas no processo adquirindo os cacos. A ideia do game é gerenciar as cores e administrar o prejuízo mínimo ao final de cada rodada de pontuação.

Eu gostei da dinâmica, mas esse aqui precisa ser jogado algumas vezes para a mecânica ser captada. A pontuação não é muito óbvia, pois a cada rodada várias somas são feitas e somente um resultado é escolhido por vez (sem direito de repetição).

Esse é da série "pequenas caixas com grandes diversões". Achei este título do Michael Schacht mais legal que o Diabolo.

Também foi lançado com o nome de "Bull in a China shop". Imagens do BGG.

Nenhum comentário: