segunda-feira, 17 de março de 2014

Freedom: the underground railroad

A surpresa lúdica da semana veio assinada pelo game designer Brian Mayer, jogamos Freedom: the underground railroad. O jogo possui várias coisas que eu curto: é colaborativo com certa dose de tensão (não é de primeira que se vence o board), layout e componentes classudos (sem exageros), mecânicas que se ajustam bem no co-op e é baseado em fatos reais. Um título saído da ludoteca do amigo Snow.



O game se passa nos EUA e coloca escravistas contra abolicionistas. Os players devem ajudar os escravos a fugir por rotas secretas para o Canadá e garantir poder político para colocar fim na escravidão.



Os players devem comprar tokens de movimento, grana e cartas com poderes especiais para atingirem as duas condições de vitória: colocar um número x de escravos no Canadá e garantir um número y de poder político.

O board possui tokens de capatazes que se movimentam para as áreas que possuem escravos. O sisteminha é bem interessante e o game ainda possui um modo solitaire que o amigo Snow disse que é bem legal.

Tem logística, planejamento e negociação. Quero jogar de novo e quero comprar esse aqui.

Imagens do BGG.

3 comentários:

Aline Costa disse...

Já tinha vontade de jogar esse jogo antes por causa da temática, seu texto fez essa vontade ficar ainda maior.

Cacá disse...

Tá na minha lista para conhecer, mas aqui no Rio ainda não ví ninguém com ele... Vou acabar tendo que comprar um (hehehhe)...

Aline Costa disse...

Cacá, compra e me chama para jogar. lol