domingo, 17 de março de 2019

Anachrony

Gostei desse aqui, mas precisa ser jogado novamente. Caixa grande, cheinha de componentes; uma delírio para os olhos boardgamers! Na primeira vez não deu pra explorar nem um cisco de possibilidades estratégicas que o game oferece. Vamos por partes falando um pouquinho de cada ponto central.



Anachrony é um board game de temática espacial com elementos de viagem no tempo. O game design é assinado a seis mãos por Dávid Turczi, Richard Amann e Viktor Peter. Se passa na Terra do século 26 que foi devastada por um apocalipse; por conta desse evento é possível acessar alguns pontos do passado para conseguir recursos perdidos e acelerar alguns progressos. Ponto para os caras que conseguiram retratar isso num board game.



O game é jogado em duas áreas distintas: um board coletivo e um mini board individual. A mecânica básica é de worker placement com umas alocações de action points. No entanto tem umas roladas de dados e set collection. No tabuleiro individual você controla seus trabalhadores e há uma mecânica interessante na qual eles vão dormir depois das ações; logo você precisa gerenciar quem está acordado e quem está dormindo para realizar os feitos tanto na área individual como na coletiva.



O jogo ainda tem sistema interessante de coletar bens que foram deixados pela linha do tempo. Você precisa adquirir recursos tecnológicos, construir prédios, construir super prédios e ainda ter alguns gênios na sua tripulação.



Tem uma complexidade de pontuação grande e é preciso estar ligado em umas 4 áreas o tempo todo. É daqueles que não dá pra jogar se distraindo (na imagem abaixo tem um full setup da brincadeira pra dar uma noção).



Outro ponto que gostei foi a arte do jogo a qualidade dos componentes. O layout faz a diferença e dá a atmosfera do game.

É bem sofisticado e realmente merece mais uma jogada. Valeu as 2 horas de jogo.

#GoGamers

Nenhum comentário: