segunda-feira, 29 de julho de 2024

Sedma

Como fã de card games eu também tenho uma paixão por baralhos bonitos. Tenho uma pequena coleção com alguns "espécimes" que trouxe de viagens e que ganhei de amigos. Na minha recente ida pra Europa, visitando uma loja de brinquedos, me deparei com um belo baralho boêmio com imagens extremamente pitorescas. Este tipo de baralho é muito comum na Europa Central e é um deck de 32 cartas. Esse que eu comprei é com imagens folclóricas da República Tcheca e é utilizado para jogar Sedma, que é uma variante de um tipo de jogo de vaza bem comum ali naquele pedaço (na Hungria eles usam o mesmo baralho para jogar Gatya).



As regras básicas são as seguintes:

• Usa-se um baralho boêmio de 32 cartas (Ás, Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7 em cada naipe)
• Os naipes não importam e não há hierarquia entre as cartas
• Ás e 10 valem 10 pontos cada, as outras cartas não pontuam
• Ganha a última carta jogada da mesma valor da carta inicial da vaza
• Objetivo é ganhar pelo menos 50 dos 90 pontos disponíveis



Olha só um exemplo de rodada:

1. Jogador A joga um 7 para iniciar a vaza
2. Jogador B joga um 7
3. Jogador C joga um 7♣
4. Jogador D joga um 7♠ e ganha a vaza, pois jogou a última carta 7

Então D começa a próxima vaza. O jogo continua até que todas as cartas sejam jogadas. Cada parceria tenta ganhar a maioria das vazas para somar mais de 45 pontos e vencer a rodada.

Folclórico, divertidinho e com aspecto bizarro. Um bom game para o repertório. A minha carta favorita é a que tem o desenho de um lobo asas e pernas de pássaro carregando uma casa 😄. 

#GoGamers

domingo, 21 de julho de 2024

Conhecendo o novo QG da Lautapelit em Helsinki (Finlândia)

É sempre legal revisitar locais que a gente gostou. Nesse meio de ano, estive novamente em Helsinki (Finlândia) para uma missão muito especial: visitar meu grande amigo Cenildon Muradi e conhecer o estúdio da Rovio (criador do Angry Birds) onde ele está trabalhando. Eu escrevi um post sobre a visita aqui no meu outro site para quem quiser ler e ver umas fotos.



Depois do trabalho, vem a diversão. Fui visitar a nova loja da Lautapelit. Eu tinha ido lá em 2015 quando fui a primeira vez para Helsinki, mas agora a loja está muito maior e bem mais legal.



Minha visita tinha um objetivo: TICHU. Eu não tinha esse clássico na minha coleção e está difícil de achar. Problema resolvido!



Que venham mais passeios como esse sempre!

#GoGamers

E o Monopoly Albania?

Rapaz, sempre que eu viajo acabo descobrindo uma peculiaridades lúdicas. Na última trip que fiz - meio de férias, meio começando o segundo pós-doutorado - passei pela Albania.

Viajei por Durrës, Berat, Gyrokaster, Sarandë, Ksamil, Vlorë e Tirana. Procurei umas lojinhas de jogos sem sucesso, mas quando cheguei em Tirana (capital) achei algumas lojas de brinquedos com jogos básicos, mas me chamou a atenção o Monopoly Albania que é vendido em supermercados.



Só fiquei imaginando o que pensariam os comunistas que tomaram o poder no país se soubessem que, um belo dia, esse símbolo do capitalismo estaria sendo vendido massivamente no país.

E fica um registro da passagem por este belo país! Um dia quente de mais de 40º em Sarandë, tomando uma cervejinha, só de boas.



#GoGamers

A nova (mais nova) loja de jogos FUNTASTIC em Bratislava (Eslováquia)

Essa lojinha foi uma das primeiras que eu visitei quando vim fazer doutorado em 2016 na Eslováquia. Daí, ela fechou, mas abriu de novo pequenininha em um novo endereço e fechou de novo.



Agora, meu amigo, a loja abriu de novo e está maravilhosa. Primeiro porque está localizada na Obchodna Ulica que é uma das principais ruas do centro e, em segundo lugar, porque aumentou consideravelmente a variedade de itens.



Tabuleiro, Magic, card games, miniaturas, livros se sci-fi, equipamentos para jogos, o lugar tem de tudo e com MUITA variedade. Essa virou minha loja favorita da cidade. Se vier pra cá, recomendo a visita.

FANTASTIK - Obchodná 14. 81106 Bratislava. Slovakia.

É sempre um prazer voltar nessa cidade que eu tanto gosto!



#GoGamers

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Xadrez. Xadrez em todos os lugares - parte 4

E seguimos dando sequência à série de posts com registros de jogos de xadrez pela paisagem urbana! O último post foi o ano passado e teve como cenário a cidades de Bratislava e Sarajevo.

Nesse momento, eu me encontro novamente na Eslováquia realizando as primeiras investigações do meu segundo pós-doutorado. Aqui na capital, já fiz dois bons registros do jogo em bares.





#GoGamers

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Hippo

Eu estou ajudando um amigo meu que é professor de matemática de ensino fundamental a encontrar jogos para crianças de seis até oito anos desenvolverem raciocínio lógico e treinarem operações básicas. Outro ponto do desafio: é preciso achar jogos que não sejam caros para que a escola consiga comprar várias unidades. No meio da minha busca, achei Hippo, um game de controle de área com rolada de dados que já entrou na lista de escolhidos do meu camarada.



Em Hippo há uma piscina com 12 espaços que você monta com tiles. É bem legal porque a caixinha é daquelas mini da Paper Games, mas fica bem legal na mesa. Os tiles de 1 até 6 comportam até três boias, o 7 (que é o hipopótamo) comporta quantas forem colocadas e do 8 até o 12 só cabem duas boias por tile. Cada jogador tem que colocar 12 boias primeiro para ganhar o jogo.



Para colocar as boias, você rola três dados. Imagine que você tirou 3/4/6. Você pode colocar as boias em três locais: no 3, no 4 e no 6. Ou, pode somar e colocar em locais diferentes; por exemplo: 3+4=7 e 6. Se você coloca no 7 pode jogar de novo. Quando um local enche, as boias vão sendo colocadas embaixo e empurrando as de cima.

É um jogo interessante para crianças e funciona bem com quatro players.

Jogos + educação = sucesso absoluto!

#GoGamers