terça-feira, 8 de outubro de 2024

ENIGMA DO LABIRINTO

E olha só o que chega nas lojas de brinquedos de todo o Brasil nesse mês de outubro: ENIGMA DO LABIRINTO! O 11º game que desenvolvo junto com a Grow Jogos!



Segue o texto oficial de divulgação do produto: Desvende os caminhos em busca do tesouro! No Enigma do Labirinto, os jogadores embarcam em uma jornada fascinante por um tabuleiro circular atrás de pedras preciosas. Cada explorador deverá enfrentar o desafio de adentrar o labirinto, porém é preciso muito cuidado, pois as paredes mudam de lugar durante a partida. Será preciso contar com uma boa estratégia e um pouco de sorte para conseguir pegar sua pedra preciosa e o diamante no centro do labirinto e escapar em segurança.



O projeto ficou muito legal com o tabuleiro feito de anéis giratórios que permitem fazer uns movimentos bem divertidos para ferrar os amniguinhos na hora de conseguir resgatar as pedras preciosas. Olha a cara de alegria!



E a seguir, um vídeo com as regras:



Se quiser adquirir o seu, clique aqui.

#GoGamers

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Micélio

Esse ano eu não tinha comprado nenhuma caixa grande de boardgame. Estava só nos carteados, focando em games rápidos e com regras simples. No entanto, comecei a ver alguns vídeos sobre o Micélio. Me chamou a atenção a mecânica de tile placement com o controle de área do jogo, fora o fato de que é um dos games mais bonitos que já vi; com um detalhe importante: o game designer J.J. Neville é também o artista do game. Baita talento.





Em Micélio, os jogadores controlam redes de hifas que se juntam para formarem redes miceliais. Estas redes esporulam e fazem surgir cogumelos variados. Basicamente, no jogo você pode fazer duas de seis ações no seu turno:

A) mover seu cogumelo mãe, que permite cortar a rede de hifas de outro jogador e utilizar esporos de outros players;
B) abrir novos tiles, sendo que a cor do tile é o tipo de nutriente para popar cogumelos;
C) comprar uma carta aberta ou uma fechada do mercado de fungos para fazer nascer cogumelos e pontuar;
D) esporular, liberando seus cubinhos pelo tabuleiro rolando um dado que faz o papel do vento e define pra que lado os esporos vão;
E) popar um cogumelo de uma carta;
F) apodrecer um cogumelo que já esporulou duas vezes para liberar um poder especial.



Esta última ação é o que dá, inclusive, o trigger final do game. Quem colocar, no mínimo, uma carta de cogumelo em cima de cada mini tabuleiro, termina o jogo.

=

Apesar da temática de cogumelos, Micélio tem aquela aura de jogo abstrato. Eu gostei muito, inclusive, experimentei o modo solo do jogo e achei bem “terapêutico”.

Agora quero jogar bastante esse game. Depois que “gastar” bem ele, cogito comprar outra caixa grande.

#GoGamers

domingo, 6 de outubro de 2024

ONDA

Finalmente joguei o ONDA do Arthur Lacerda publicado pela Samba Estudios do amigo Fel Barros. Não consegui testar no DOFF desse ano, mas estou ansioso pelo reprint para adquirir uma cópia.



É um jogo de escalada bem legal onde os jogadores usam cartas de suas mãos para compor formações de onda superiores à de seus oponentes de acordo com a maré atual. O objetivo é ser o primeiro a jogar todas as cartas da mão ou tentar ficar com o menor número de cartas possível, já que os jogadores perdem pontos pelas cartas de sua mão. No fim do jogo, quem tiver mais pontos é o vencedor.



Tem alguns mecanismos bem interessantes como, por exemplo, separar duas cartas da mão como poderes especiais: uma de coringa e outra de inverter valores da escalada.

Sucesso para a Samba! Imagens da página do game da Ludopedia.

#GoGamers