segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Clout Fantasy

Há um ano atrás, mais ou menos, dei uma passada no quiosque da Terramédia do Shopping Santa Cruz e comecei a olhar com calma todos os boosters de todos os jogos colecionáveis que eles tinham na vitrine. Uma caixinha me chamou atenção: "Clout Fantasy - collectible throwing game". O jogo não tinha cards e nem miniaturas, apenas fichas similares às de pôker. Levei um booster e mais tarde voltei pra pegar o set básico.


Clout Fantasy, segundo seu game designer Jesper Myrfors é o primeiro jogo de arremesso colecionável. O jogo foi lançado pela Hidden City Games e é composto de fichas muito parecidas com as de pôker, ilustradas por artistas diferentes. O jogo simula uma batalha em um campo de guerra entre exércitos inimigos. Você pode optar por montar um army de centauros, elfos, goblins ou mortos-vivos.

O game une estratégia com habilidade física, pois cada jogador tem que arremessar, literalmente, suas fichas em uma mesa e medir com uma fita a distância entre inimigos e comandantes para resultar nas jogadas vencedoras. Sim, em Clout Fantasy as fichas (com valores diferentes) são lançadas sobre a superfície de jogo, portanto não só é preciso saber quais as melhores fichas para jogar como deve saber lançá-las com perícia, para que cumpram o seu objetivo: defender, atacar, destruir ou controlar!

Apesar de parecer inovador à primeira vista, o jogo não deu muito certo. Em abril de 2007 sua publicação foi cancelada. Particularmente eu achei bem fraco, é o tipo de game que você joga uma vez e na segunda já está cansado. Aqui no Brasil a Devir foi quem trouxe o lançamento. Para quem quiser comprar ou saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário: