quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Agricola

Esse jogo merece uma resenha especial. Agricola, de Uwe Rosenberg, é uma obra-prima dos board games. Joguei hoje e posso dizer: é animal. Vamos enumerar tudo de bom do jogo por partes, então.

Agricola é um jogo de gerenciamento de recursos e "farming". Cada player comanda uma família em uma área rural que deve evoluir, plantar, colher, criar gado, construir melhorias e por aí vai; sem muitas novidades na temática, mas a mecânica é muito boa.

Os players usam um tabuleiro comum de "leilão" e mini-tabuleiros que representam sua fazendas. O jogo vem com um pack portentoso de cartas, bits e marcadores que representa de maneira iconográfica toda a ambientação do jogo; e o torna extremamente visual.

O gameplay é extremamente envolvente e disputado, é daqueles em que tem muitas ações boas a serem feitas por turno, mas a escolha é difícil e alguém pode fazer antes de você. Ainda em cima do gameplay, é dinâmico e intuitivo (apesar da quantidade de detalhes e componentes do game).

É possível jogar sozinho (contra o board) ou em até 5 pessoas. O design é muito elegante e completa o jogo em todos os sentidos. Nota 10 pra esse daqui que meu primo trouxe dos EUA. Joguemos mais!

Nenhum comentário: