sábado, 3 de julho de 2010

GAME DESIGN LESSONS: parte 2

Mais um post sobre esse tema tão gostoso que é game design. Dessa vez trago alguns apontamentos do livro "Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games" e deixo um exercício dessa mesma publicação no final do texto. Esse post é o segundo da série e fica de reflexão para o fim de semana.

ALGUNS APONTAMENTOS

One of the most difficult tasks people can perform, however much others may despise it, is the invention of good games” - C.G. Jung

Fazer o design de um jogo é construir um set de regras” – Eric Zimmerman

Testar, analisar e refinar... e repetir” – mantra de produção de games

• Etapas de desenvolvimento de um jogo: uma primeira visão

Passo 1 – Brainstorm. Geração de idéias >> Formalizar idéias >> Testar idéias >> Analisar resultados

Passo 2 – Protótipo físico. Usando papel, caneta e outros materiais baratos tente enxergar o gameplay do jogo.

Passo 3 – Apresentação (opcional). Uma visão com storyboards e rascunhos mais completos do jogo.

Passo 4 – Protótipo digital (no caso de games eletrônicos). Uma vez que temos o rascunho no papel, podemos fazer o rascunho digital e os primeiros testes de engine e software.

Passo 5 – Documentação de Design. Anotações sobre história, público-alvo, objetivos, plataformas, etc.

Passo 6 – Produção. Finalização da peça.

Passo 7 – Certificação de qualidade. Testes finais e correções.

• Pensando a estrutura dos games

Quais as similaridades entre Quake e Truco? Ambos possuem jogadores, objetivos, procedimentos lúdicos (no Quake atirar e no truco comprar cartas), regras, recursos (no caso do Quake são as armas e do Truco são as cartas), conflito, limites e elementos formais.

• Um breve exercício

Crie um jogo da velha para 3 pessoas. Mude/adicione os elementos que achar necessário.

Um comentário:

Flávio Moreno disse...

Grande Vince...
é muito generoso da sua parte trazer essa luz do conhecimento à nós, leitores anônimos do seu blog e amigos.
Legal mesmo, cara!
Showzão poder conhecer essas regras e procedimentos de criação...
Estou anotando tudo pra poder -quem sabe?- lançar um bom game, um dia.
Grande abraço e muito obrigado!
Excelente!