quarta-feira, 27 de julho de 2011

The Count of Carcassonne

Mais uma mini caixa de expansão da série Carcassonne que adquiri para a coleção. The Count of Carcassonne, como todas as demais expansões da série, adiciona novas regras e novos elementos para tornar o jogo mais interessante.

A primeira diferença deste título é que ele vem com 12 tiles que devem ser montados formando a cidade de Carcassonne. Esse "mini mapa" é independente do que será montado na mesa no decorrer do game. A figura de madeira do conde também é colocada em cima deste mapa.

Quando um jogador fecha uma construção para outro jogador (ou seja, pontua para o oponente) ele pode colocar um de seus meeples em uma região do mini-mapa e mover a figura do conde. Sempre que o conde se mexe ele pode interferir no jogo dos demais players anulando uma série de ações. O conde pode ir para a catedral, para o castelo ou para o mercado; cada uma das regiões possui poderes específicos para interferir na partida.

Fiz um teste numa partida solitária e pareceu meio confuso de usar os poderes dos materiais extras. Quero mandar uma partida em 5 players para ver como funciona de verdade.

E a infinita série Carcassonne não para de lançar novidades.

2 comentários:

Fuzaro disse...

lá vem ele fazendo vontade na gente... Catan e Carcassonne... dois vícios... um eu tenho... o outro eu babo pra ter....

Jonas disse...

Olá, Vince, tenho essa expansão e nunca entendi direito as regras quando se vai retirar um seguidor de Carcassonne e colocá-lo no tabuleiro. Por exemplo, se algum jogador fecha um castelo, eu posso pegar meus seguidores (todos) que estão no castelo de Carcassonne e colocá-los no castelo fechado pelo outro jogador, adquirindo assim os pontos que ele receberia pelo castelo? Agradeço se puder me tirar essa dúvida.

Ah, acabei de conhecer seu blog, parabéns pelo trabalho!