quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Diabolo

Depois que joguei este game, fui atrás de mais informações e acabei descobrindo que tenho alguns títulos do autor Michael Schacht. Diabolo é daqueles card games com números e temática genérica. A mecânica é de blefe e hand management.



A ideia é uma luta entre o inferno e o céu, mas poderia ser qualquer coisa no contexto,como apontou sabiamente o amigo Snow. Em Diabolo uma trilha de cartas coloridas é montada na mesa. Os jogadores devem jogar suas cartas com números do lado diabólico ou do lado angelical (representados por um tridente e uma harpa).



Quando cinco cartas são colocadas em uma das cores, esta área é "trancada"(a carta é virada em uma imagem de cadeado com correntes). Ao trancar duas cores, um round acaba e os pontos são contabilizados; nesse momento os jogadores revelam as cartas da mão para contabilizar pontos.

A contagem de pontos é curiosa. Ao revelar as cartas que sobraram na mão, o jogador com maioria de pontos restantes de cada cor leva a pontuação da mesa. Porém, se a maioria de cartas de uma cor na mesa está do lado do céu, ganha-se pontos positivos; se estiver do lado do inferno são pontos negativos.

Esse foi adquirido pelo amigo Big e agradou na medida. Jogamos uma partida em quatro players e merece um repeteco, pois é bem rápido (20 minutos).

Imagens do BGG.

3 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Não entendi pq o jogo de disputa entre céu e inferno leva um nome alusivo somente ao inferno. De qualquer forma mecânica realmente intrigante de pontos

Eduardusss disse...

Olá, Vince!

Você já pensou em fazer um tópico tipo Top 10 dos jogos que você mais gosta?

Digo isso porque recentemente viajei à Munique e, como não conhecia muitos jogos, comprei Casa Grande, The Werewolves of Miller Hollow (já viu esse?), Wizard e Genial. Se tivesse lido sua resenha do Umbongo antes, provavelmente teria trazido este também.

Um abraço!

VINCE VADER disse...

Grande Eduardusss!
Normalmente eu faço os top 10 no final do ano. Aguarde que esse ano vai ter!

Abração e valeu pela audiência.