terça-feira, 26 de março de 2013

Isla Dorada

Mais um título da ludoteca do amigo Estevão que jogamos recentemente. Isla Dorada é um jogo de leilão bem curioso que usa mecânicas de gerenciamento de cartas, apostas e movimentação por um caprichado tabuleiro. A história do jogo se passa em uma ilha onde o zepelim dos arqueólogos (no caso, os players) caiu. No game todos os players usam uma única peça para circular pelo tabuleiro; cada um possui objetivos secretos para cumprir e a cada rodada vão sendo realizados leilões para decidir que rumos serão tomados.



Cada jogador, logicamente, vai blefar e tentar conduzir a peça para passar pelo maior número de áreas de seu objetivo e também vai tentar passar por cidades que possuem tesouros com pontos. A dinâmica é divertida e o leilão só acaba quando todos passam.



A arte é muito bacana e o game possui um pack de peças ricamente detalhadas que são usadas para a movimentação pelas trilhas do tabuleiro.



O leilão é feito com cartas de terreno. Ou seja, para atravessar desertos é preciso das cartas de camelo, para atravessar florestas é preciso das cartas de gorila e por aí vai. Algumas cartas do deck possuem poderes especiais para atrapalhar os adversários e colocar bloqueios nas trilhas.



É um game despretensioso, leve e ideal para gamers e não gamers. Um ponto que não é positivo e nem negativo é que - de início - é preciso jogar com uma "colinha" do seu lado para entender os ícones das cartas. Alguns não são intuitivos. Nota 7 pra esse.

Nenhum comentário: