sábado, 2 de março de 2013

Surakarta

Este aqui é um jogo abstrato ligeiramente obscuro e que remonta sua origem na Indonésia. O nome original é Permainan, mas também é conhecido com Surakarta e até mesmo como Roundabouts (esse nome foi atribuído pelo grande game designer Sid Sackson em seu livro "The Book of Classic Board Games"). Usei o livro e o game hoje em aula para explicar algumas definições de jogo abstrato e, logicamente, jogamos algumas partidas para testar.



O game é muito simples, mas possui uma essência estratégica. É para dois players e você, leitor, pode fazer um print and play para testar em casa. Basicamente um jogador coloca 12 fichas pretas na sua área demarcada e o oponente faz o mesmo com fichas brancas. Fichas podem ser movidas em qualquer ponto livre adjacente (que são as interseções livres) e também podem capturar peças inimigas.

Porém, você só pode capturar uma peça se conseguir fazer sua ficha dar uma "volta" em algumas das áreas externas ou internas e cair em cima de uma área ocupada pelo oponente. Para baixar o tabuleiro e as regras, clique aqui.

Bom jogo!

Nenhum comentário: