quinta-feira, 14 de março de 2013

Hansa Teutonica

Hansa Teutonica é uma das últimas aquisições que fiz para a ludoteca. O jogo, assinado pelo game designer Andreas Steding, é uma experiência muito legal para aqueles que são fãs dos eurogames de action points, controle de área e pontuações cheias de surpresas no final. Realmente me surpreendeu bastante a dinâmica e diferentes possibilidades que a interface do game oferece. Vou pontuando por partes os principais elementos.



1.Ambientação e componentes: Hansa Teutonica é um jogo sobre a liga hanseática de comércio alemão do século XII. Os players controlam mercadores, vendedores e postos de comércio espalhados pelo mapa. Os componentes são ilustrados nos moldes tradicionais dos euro games, com ilustrações bem características desse tipo de jogo. Há um tabuleiro grande que representa cidades alemãs e cada player controla um tabuleiro "mesa de escritório" para gerenciar seus trabalhadores; o pack é completado com diversos cubos e discos de madeira coloridos.



2.Mecânica e interação entre os players: apesar de ter muitos elementos e possibilidades é um game tranquilo de assimilar. Os jogadores possuem actions points (começa-se com dois) que permitem alguns tipos de ações como: alocar trabalhadores para as trilhas de comércio, fundar postos de comércio nas cidades, "chutar" vendedores oponentes das trilhas, recrutar trabalhadores de um "pool" para sua guilda, reposicionar trabalhadores pelas trilhas, etc.

A cada rodada é importante ir melhorando os atributos de sua mesa para realizar mais ações e melhorar sua pontuação. É um game bem dinâmico que permite interferir bastante nas jogadas dos adversários. Na mesa certa gera conflitos divertidos e permite boas "estragadas" na jogada alheia.



3.Pontuação: a pontuação final foi um ponto que eu gostei do jogo. Assim como em outros eurogames, a parte de contagem de pontos final reserva boas surpresas (a menos que você ficou calculando de cabeça a mesa de cada adversário durante a partida). Uma vez que um player atinge 20 pontos no tabuleiro, 10 cidades estão com seus postos de comércio completos ou os recursos especiais (fichas de poderes) se esgotam, o jogo termina. Uma vez que a partida termina os players devem multiplicar sua maior "cadeia" de cidades interligadas com um recurso especial do mini tabuleiro, soma-se pontos por liderança nos postsos de comércio e mais uma série de pequenas junções de pontos.



4.Nota: Hansa Teutonica levou 8. Gostei muito mesmo. Foi uma boa surpresa, pois confesso que adquiri meio no escuro. Já havia lido resenhas no BGG e a nota por lá é alta também. Não decepcionou. Confesso que fiquei com vontade de jogar outra partida na sequência, já que o jogo não é demorado (uma hora e meia). Recomendado.

Imagens do BGG.

Um comentário:

Wagner disse...

Gosto DEMAIS do Hansa Teutônica... Infelizmente é um jogo bem esquecido por aqui... Nosso grupo considera ele meio "pesado" no que tange a estratégias... Mas aí está o gostoso de jogar Hansa... Você acaba por ir descobrindo formas do que fazer nas partidas... E vai mudando... E o repertório de estratégias continua ainda se abrindo... O único problema que vejo, é que em muitas partidas, a parte "estratégia" mudou para "tática", pois as ações de outros jogadores fazem você repensar naquilo que tinha planejado... Muito bom jogo ! Recomendo também !