segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016

Saudações, leitores e leitoras! Fim de ano chegando e, como tradicionalmente acontece aqui no Game Analyticz, vou comentar um pouquinho de coisas lúdicas legais que rolaram por aqui durante este atribulado ano de 2016. Vamos lá!

2016 foi um ano de produção de conteúdo

Opa! E nesse sentido foi muito bom. Junto com meu amigo Felipe Correa Mello escrevi o GAME CULTURA, que saiu pela Cengage Learning. O livro faz um mergulho no uso das práticas lúdicas para marketing, comunicação e educação. Já nas praias britânicas saiu o MAPPING THE DIGITAL, um compêndio de artigos do congresso de games de Oxford; tive a honra de publicar um texto aqui junto com o amigo Marcelo Simão de Vasconcellos. Este ano também me tornei supervisor da área de games da ESPM do curso de Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão. Ano que vem teremos muitas aulas legais rolando por lá.



De última hora (quase acabando o ano), recebi a notícia que meu texto "Observing Iterative Design on the Game Dominaedro" foi publicado em outra coletânea do Congresso de Oxford do ano passado! Caramba! Dois textos em duas coletâneas da Inter-Disciplinary Press em um ano só! Level up foda no curriculum! (quem quiser comprar, clica aqui)


Ainda em termos de conteúdo, esse ano o GAME ANALYTICZ completou 9 anos de existência com mais de 1340 posts publicados (nem eu acredito que durou tanto). Continuo firma publicando sobre games no UPDATE OR DIE e comecei a colaborar com o site THE COMPASS do aplicativo Waze.

2016 foi um ano de palestras e viagens lúdicas

Quem acompanha o blog sabe que este semestre eu fui estudar na cidade de Bratislava, na Eslováquia. Vim fazer parte do meu doutorado na Paneurópska vysoká škola, na faculdade de mass media. Sem palavras para descrever o tempo que passei lá. Foi um senhor power up no curriculum e na cabeça. Fui convidado para palestrar no painel principal da game jam de Klagenfurt. O evento aconteceu na Alpen-Adria-Universität Klagenfurt e tive a oportunidade de falar um pouquinho do meu mobile game novo, o Rock Flickz. Também dei uma palestra sobre design de interface de games Charles University de Praga.


Palestra na Game Jam de Klagenfurt



Meu primo João e eu em uma loja de games de Viena. "O que levar?"

Consegui encontrar meu primo que mora em Londres, fazer novos amigos e conhecer cacetadas de lojas de games em várias cidades legais (Bratislava, Viena, Praga, Bucareste, Salzburg, Ljubljana e mais um monte). Foi um dos melhores tempos da minha vida, sem dúvida.

2016 foi um ano de lançar game mobile

Em parceria com a SIOUX, lancei o Rock Flickz! Rock independente em um indie game mobile! Não baixou ainda? Clica aqui que é free para Apple e Android.



E em 2017, está chegando mais um jogo feito junto com a SIOUX. Aguardem novidades por aqui.

2016 foi um ano de participar de documentário de game

A convite da Vivo e da produtora Vice, participei do documentário GAME CHANGERS que mostra em detalhes a indústria de games no Brasil. Me puseram junto com uma galera de peso e foi, sem dúvida, uma das brincadeiras mais legais do ano participar desse projeto. Dá uma sacada no trailer e confira o material inteiro no site.



2016 foi um ano de jogatinas e eventos

Joguei muito esse ano. Nas paragens europeias e com a galera da BGT, meu querido grupo lúdico de estimação. Conheci uns 30 games novos e joguei coisas velhas do coração. Participei da BGS, Comic Con Experience e algumas feiras legais no exterior. Em 2017, vamos aumentar essa meta, equipe!

2016 ainda não acabou

Brevemente vou publicar o MELHORES E PIORES DO ANO DO GAME ANALYTICZ e ainda tenho novidades para contar por aqui. Fiquem ligados e um obrigado especial para os leitores e leitoras que somam uma audiência fantástica para o blog!

VALEU!

#GoGamers


Nenhum comentário: