segunda-feira, 31 de julho de 2017

Tides of time

Excelente título para duas pessoas. Joguei recentemente em uma visita que fiz na Encounter Board Game Café. É muito simples: o game é de draft. Você coloca uma carta na mesa e passa sua mão para o adversário. Joga-se com 5 cartas durante três rodadas. No fim de cada rodada uma carta é decartada e outra vira um poder permanente na mesa. O objetivo é montar combos com o poder/ícone/habilidade das cartas.



Tem uma camada temática de fantasia (com ilustras bem legais, por sinal) que serve para dar uma tematizada interessante no game.



É o tipo de game que eu adoro: o designer pega 15 cartas e uns marcadores e faz um game com alto replay e bem legal para dois jogadores. Uma aula mesmo. Eu adoro essa economia de componentes e síntese; por isso gosto tanto do Love Letter, Coup, Robotory e tantos outros.

Surpresa interessante. Mais um pra wishlist e tem versão nacional lançada pela Funbox.

#GoGamers

domingo, 23 de julho de 2017

Vagabond Games and Collectables & King of Cards: duas loja de games de Auckland (Nova Zelândia)

Depois da jornada australiana que comentei nesse post aqui, vim 100% de férias para a Nova Zelândia. País mais do que legal. Terra emblemática do rúgbi e de esportes radicais. Visitei duas lojas e vou contar um pouquinho sobre elas aqui:

VAGABOND

Em Auckland visitei uma loja bem bacana chamada "Vagabond". Sem muitas novidades no cardápio por aqui. A variedade é grande, mas não há nada que não se encontre em uma loja europeia ou americana (bom, é o preçp do capitalismo). Questão é que os preços são beeeeeem salgados. Eu estava pensando em comprar o CODENAME: UNDERCOVER para fechar a coleção, mas o preço estava impraticável.



Na real, cheguei num momento que vou começar a vender parte da minha coleção. Estou com muita coisa e, logicamente, a maior parte delas está pegando pó.







KING OF CARDS

Como o leitor ou leitora deve intuir: o foco dessa loja é card game. Logicamente, Magic imperando. É daquelas lojas que os caras possuem o que você quiser no estoque. Tem vitrine com BLACK LOTUS, MOX e mais uma cacetada de raridade que custam quatro ou mais dígitos. Fui tirar uma foto da vitrine de preciosidades e o cara proibiu veementemente.

Apesar do foco em cards, a loja tem um estoque respeitável de board games também.



***

Aqui fiz duas coisas legais demais. Explorando as ideias clássicas do Roger Caillois sobre a eterna busca humana pelo "vertigo" e horror lúdico, andei pendurado em cabos do lado de fora de uma torre de 120m e pulei de bungy jump de 40m! Vídeos e fotos a seguir!




Dá oi pra câmera!


Medinho épico!


Adrenaline rush!

#GoRadicalGamers

terça-feira, 18 de julho de 2017

Domingão é dia de workshop de game design no Encounter Board Game Café

Oooooooopa! Que tal passar uma tarde de domingo discutindo teorias e práticas de game design? Que tal, de quebra, levar um jogo HÚSZ do autor deste humilde site? Pois é, leitores e leitoras, no dia 23/7/2017 teremos este encontro epic level de três horas no Encounter Board Game Café para papearmos sobre este assunto tão legal.

Quer mais informações, preços, horários etc.? Clica na imagem abaixo!



As vagas já estão esgotando!

#GoGamers

domingo, 16 de julho de 2017

Rhino Hero

Esse aqui eu joguei na festa do congresso DIGRA 2017 que aconteceu em Melbourne (Australia). Como bom party game, fez a alegria de todos que estavam presentes. É um Jenga 2.0. Os players devem empilhar os andares dos prédios; para isso usam tiles de parede e de chão. No tile de chão há a instrução sobre como a parede deve ser colocada. O tile de chão também tem "poderes" que te fazem colocar um tile extra, inverter a rodada etc.

Também é preciso ir posicionando a peça do rinoceronte (que é pesada) entre os andares quando é solicitado.



A versão que joguei é a que tem componentes gigantes, mas há a versão de mesa também. Olha a alegria da criançada:





Já achei e comprei a versão de mesa para a coleção. Fora que é mais um excelente material para usar nas aulas e cursos de game design.

Essa trip rendeu boas referências e ótimos contatos!

#GoGamers #GoDIGRA

terça-feira, 11 de julho de 2017

The little book of drinking games

Post rapidinho pra comentar sobre esta pérola da literatura lúdica: um livro com diferentes mecânicas para drinking games.

























Algumas mecânicas são realmente criativas como esta aqui:

























Ideal para jogar com seus amigos cachaceiros. Por sinal, comprei este aqui de presente para um amigo meu que é chegado numa cerveja.

#GoGamers

domingo, 9 de julho de 2017

Good Games + Games Paradise + Mind Games: três lojas de jogos australianas (duas de Sydney e uma de Melbourne)

Esse post está sendo escrito de longe, muito longe. Na verdade é um post triplo para falar de três lugares legais. Vim para a Austrália participar do DIGRA - um dos maiores congressos de games do mundo - e, claro, não podia deixar de dar uma conferida em alguma boa dungeon local. Uma pesquisa na internet me revelou a Good Games como uma opção certeira na cidade de Sydney. Vamos falar dela primeiramente e depois da Games Paradise e da Mind Games.

GOOD GAMES (SYDNEY)


O nome "Good Games" é singelo, mas o acervo é brutal.

A loja é grande, bem organizada, lotada de bons títulos e com boas pessoas atendendo. Infelizmente as três expansões de games que eu estava procurando estavam esgotadas. A parte de cima é dedicada para board/card games e há mesas para jogar. O porão é exclusivo para miniaturas (especialmente Warhammer). No dia que eu visitei estava tendo um campeonato de Magic junto a algumas mesas de RPG. Dá uma conferida nas imagens a seguir:


Tudo muito organizado e fácil de achar. Detalhe: limpeza nota 10 do local.


"Vou ficar só uns minutinhos" (VADER, 2017, p.25)


Campeonatos.


Bancada das ofertas.

O endereço e contato desse templo da felicidade é:

222 Clarence St
Sydney, NSW 2000
(02) 9264 8185
townhall@goodgames.com.au

GAMES PARADISE (SYDNEY)

A Games Paradise é realmente um paraíso. Achei o sétimo volume da série GIPF nessa loja (resenha brevemente)! Coleção completa! Uma das coisas que eu mais gosto nesse tipo de lugar é a organização primorosa. Prateleiras de jogos para dois players, jogos colaborativos, abstratos, party etc.

Outro ponto bom: toneladas de acessórios e promo gifts. Saí daqui carregado de brindes para diversos games. Os preços na Australia não são muito amistosos, mas aqui não deve nada para lojas europeias ou americanas. Adorei esse lugar. Seguem algumas imagens do local





































O endereço é:

357 Pitt St, Sydney NSW 2000

MIND GAMES (MELBOURNE)

Em Melbourne eu prometi que não ia verificar nenhuma loja de games na internet. Mas o destino colocou a Mind Games no meu caminho. Mais um paraíso lúdico. Nessa loja comprei um livro sensacional. Vou postar em breve, mas é um compêndio de drinking games. Essa loja tinha um acervo de tabuleiros de xadrez deluxe que dava gosto. Bom, pelo visto, os australianos sabem como viver a vida lúdica. Mais uma loja conferida. E a ideia de fazer um guia de lojas de board game vai tomando forma cada vez mais






















O endereço desta maravilha é:
Mind Games Game Store
244 Swanston St
(03) 9923 7723

***********

E pra fechar, uma bela imagem minha com a opera de Sydney. Um belo cartão postal da cidade.



#GoAustralianGamers

domingo, 2 de julho de 2017

Chaparral

Último jogo lançado pelo amigo Marcos Macri pelo seu selo MS JOGOS. Chaparral é uma aventura no velho oeste na qual cada jogador representa um investidor no velho oeste americano, em busca de fortuna, prestígio e prosperidade.

O texto a seguir é o descritivo oficial do game:

Doze personagens estão representados no tabuleiro do jogo e permitem aos jogadores realizar diversas ações: recepcionar a Diligência, comprar e obter lucros com negócios e fazendas, negociar no mercado, minerar, contratar cowboys e colonos, construir a ferrovia, etc.

Planejando cuidadosamente suas ações, os jogadores conquistam cartas de objetivos. Assim, quem alcança primeiro um certo número de objetivos, dispara o fim do jogo e pode estar apto a vencer a partida.

Porém, os objetivos são limitados e além disso, eventos inesperados e a presença de apaches, deslocados de seu habitat natural pela chegada do homem branco, poderão exigir mudanças de estratégia durante o curso do jogo!




A mecânica central é de worker placement. A cada rodada os jogadores vão alocando seus cowboys tentando fazer os melhores combos para adquirir propriedades, construir a linha de trem ou fazer alianças. Jogamos na aula de Análise de Jogos. Os alunos tiveram o desafio de ler as regras e apresentar o game pra mim.



É um jogo com certo grau de complexidade e requer mais de uma partida para que entenda o funcionamento do tabuleiro e as possibilidades estratégicas.

Quero jogar de novo com mais tempo.

Parabéns ao Macri que é mais um bandeirante no mercado de produção de indie games.

#GoGamers