segunda-feira, 8 de abril de 2019

Abrindo as portas da dungeon e resgatando tesouros empoeirados: uma reflexão sobre jogar games que estão perdidos em nossas estantes e memórias

O post de hoje não tem mini análise de game. Aliás, o título do post de hoje tá com cara de nome de tese de doutorado. Esse texto aqui é realmente diferente: ele é uma reflexão (quase textão) sobre memória, afeto, amizade e games.

Pergunto: você joga seus games antigos com qual frequência? De vez em quando você pega aquele joguinho que já foi seu favorito, mas está no fundo do armário para tirar o pó e recordar bons momentos que vocês passaram juntos? Pois é, esse fim de semana eu fiz esse exercício; tirei do armário algo que há uns 5 anos eu não encostava a mão: Star Wars Miniatures.


Sith x Velha República: quem vencerá?

O primeiro post do Game Analyticz fala justamente sobre esse game. Durante anos eu e meu primo João Eduardo jogamos “profissionalmente” a parada, inclusive participando ativamente em grupos de discussão e organizando campeonatos.


Anos e anos de prática nesse "esporte".

Nesse meio tempo meu primo se tornou diplomata e foi morar fora. Em sua despedida em 2015 fizemos uma grande sessão para jogar SW minis. Apesar de termos nos encontrado algumas vezes, não tivemos mais oportunidade de jogar esse game que a gente tanto gosta.


Naga Sadow vs um Wookie.

No entanto, nesse último final de semana - que meu primo passou aqui em São Paulo - retiramos o pó das miniaturas e travamos um combate épico. O mais engraçado de jogar de novo algo tão cheio de regras é que a gente se deu conta do quanto não lembrava de muitas delas. Digamos que o game ficou menos “elegante”, mas rendeu muita diversão.



É fundamental jogar coisas antigas. É uma espécie de “arqueologia lúdica” você resgatar velhos games para jogar com outro olhar.

No mesmo dia que batemos o Star Wars miniatures ainda jogamos algumas partidas de Liars Dice, que acho que foi um dos games que eu mais joguei nos primórdios da Ludus Luderia (todo final de noite terminava com um grande embate de dados e era magnífico!)



No meio de tanta novidade que sai todo dia no mundo dos boardgames também é importante resgatar o que fez nosso passado lúdico legal. Por isso eu digo: tire os games com boas memórias da estante; tente chamar as pessoas que fizeram dele um jogo legal junto com você. Jogue de novo com um olhar mais maduro e procure observar se o jogo ou você mudaram. Pra quem estuda/desenvolve games eu garanto que é um exercício fantástico!



Hoje o post não é de games, mas é sobre memória e nostalgia. E ele vai ficar registado aqui para eu sempre dar uma olhada e lembrar dos games que gosto (e das pessoas que fizeram esse game legal, mesmo que a gente não se encontre com a frequência que gostaria para se divertir).

#GoGamers

Nenhum comentário: